tendências do marketing digital

4 tendências do Marketing Digital que a sua empresa precisa estar atenta para 2020

Ficar de olho nas tendências do marketing digital para 2020 é condição indispensável para seu negócio. Sobretudo, se você  quer se manter no mercado e melhorar as suas estratégias de comunicação digital, é preciso estar atento às mudanças.

Para garantir que não fique distante das novidades no âmbito do marketing digital, montamos este conteúdo com quatro tendências para o ano de 2020 da área que a sua empresa precisa conhecer e estar atenta. Confira!

1. Aumento do uso de chatbot

Para quem ainda não sabe, o chatbot é uma ferramenta do marketing digital que simula uma conversação com o cliente, ajudando-o a resolver as suas dúvidas sobre produtos, serviços ou sobre a marca.

O chatbot pode ser configurado de acordo com a realidade do seu negócio e com base nas principais dúvidas dos clientes. Ele pode ser personalizado para oferecer um atendimento de qualidade e ágil ao cliente e, dessa maneira, colaborar para que a sua empresa consiga alcançar os seus objetivos de maneira mais rápida.

Algumas das vantagens do uso do chatbot são: atendimento 24 horas por dia; direcionamento de clientes para a equipe de atendimento de dúvidas que o chatbot não conseguiu resolver; aumento da satisfação do cliente e das vendas.

2. O uso de vídeo aumentará

O consumo de vídeo já é uma realidade no Brasil. De acordo com uma matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre o assunto, o consumo médio de vídeo online no país é de 19 horas semanais. Quase um dia completo, como se vê.

Todavia, conforme os especialistas, o uso de vídeo aumentará ainda mais no próximo ano. Hoje, praticamente todas as redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, contam com recursos que permitem divulgar vídeos sobre produtos e serviços ou sobre a marca.

Não apenas os vídeos previamente criados terão o seu uso aumentado, mas também os vídeos que são feitos ao vivo, com interação real com o cliente ou potencial cliente.

3. O marketing de conteúdo se fortalecerá ainda mais

O marketing de conteúdo se apresenta, hoje, como uma das ferramentas mais poderosas no âmbito do marketing digital. Segundo especialistas, vai se fortalecer ainda mais no ano seguinte, 2020.

Essa crença se baseia na ideia de que as pessoas são movidas por conteúdos de qualidade e que agregam valor à sua vida, de maneira geral: decisões de compra de produtos e serviços; obtenção de conhecimento sobre marcas, produtos e serviços, etc.

Quando falamos de conteúdo, referimo-nos a formatos como textos, vídeos, imagens, áudios, entre outros.

4. Automação de marketing

A automação de marketing já é uma realidade no Brasil. No entanto, acredita-se que essa prática se fortalecerá ainda mais em 2020. Considerando que ela não só aumenta a eficiência e produtividade das ações de marketing digital, mas também garante melhores resultados, bem como a redução de custos.

Agora que você conhece as principais tendências do marketing digital para 2020, não deixe de adotá-las em sua empresa. Fazendo isso, você pode garantir que ela se mantenha no mercado e aumente o seu diferencial competitivo.

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de assinar nossa newsletter combinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *