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Já ouviu falar em social selling? Turbine as vendas da sua empresa com essa estratégia

As redes sociais são espaços de comunicação que crescem a cada dia. Hoje, enormes comunidades online abrigam novos conteúdos e interações, o que gera um grande impacto nas atividades do mundo real. Por isso, muitas empresas perceberam como o marketing pode ser otimizado com esses canais e passaram a investir em ações específicas. É interessante perceber que também é possível desenvolver abordagens efetivas de vendas. como o social selling.

A prática envolve técnicas de vendas nos ambientes virtuais, com uma mentalidade diferente do tradicional hard selling. Com essa estratégia, as empresas conseguem desenvolver sua relação com clientes de maneira profunda e obter sucesso nas ações online, com um aumento incrível no número de negócios.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é social selling?

É o conjunto de estratégias que visa otimizar o relacionamento entre empresas e clientes nas redes sociais com o intuito de vender. Contudo, a venda propriamente dita é apenas uma etapa final, consequência de um longo trabalho de construção da relação. É uma abordagem que envolve a ação de vendedores no ambiente virtual. A intenção dos profissionais é se comunicar com os consumidores de uma maneira mais próxima.

Isso se torna vantajoso e estratégico quando analisamos as possibilidades dos canais sociais: a maioria dos clientes está lá e eles também procuram oportunidades de negócio, enquanto se divertem e interagem com amigos.

Além disso, nas redes, os usuários usam certas táticas para escolher quais recomendações seguir. Um exemplo disso é que eles valorizam a opinião das pessoas próximas, do seu círculo de amigos, em quem confiam. Atualmente, consumidores preferem as sugestões de pessoas do que abordagens incisivas de marcas tentando vender.

Nesse sentido, o social selling aproxima a marca dos clientes de uma forma amigável, de acordo com os trâmites implícitos das plataformas. Isso significa uma atuação estratégica em canais como o Facebook,  Instagram, Twitter e LinkedIn.

O vendedor pode interagir com os usuários, ingressar em grupos especializados, responder publicações e comentários, enviar mensagens, tirar dúvidas, combater objeções e muito mais. Essa abordagem envolve uma performance orgânica, como de qualquer outro membro, mas com o propósito definido de vender mais. Com um bom relacionamento, é possível tornar o ciclo de vendas mais simples e reduzir o custo de aquisição de clientes.

Quais cuidados seguir para investir nessa estratégia?

Agora, vejamos o que se deve fazer para alcançar os resultados proporcionados pelo social selling. Veja!

Entenda seu público

Antes de começar as ações, é preciso avaliar qual é o seu tipo de público. Assim, você saberá como se comunicar de forma segmentada e em quais canais estar para vender melhor. Afinal, o público de cada rede social varia bastante.

Por exemplo, no LinkedIn, há uma oportunidade maior para negócios B2B, com clientes mais sérios e gestores de alto nível. Já no Facebook e no Instagram, há negócios B2C, com uma abordagem mais leve e divertida. Ou seja, tenha um bom planejamento. Analise o público e defina muito bem como você vai alcançar as pessoas com um roteiro de ações.

Ofereça conhecimento

A mentalidade do social selling não é de focar somente o seu produto e tentar empurrar uma oferta para o cliente. O ideal é pensar em oferecer valor e educar as pessoas acerca de um tema e de um problema que podem enfrentar. Por isso, apresente conhecimento e seja consultivo.

Busque apoio de influenciadores

No caso de Facebook e Instagram, os influenciadores são peças-chave de uma estratégia de marketing e vendas. O chamado marketing de influência é crucial para gerar bons resultados, pois permite que sua empresa seja conhecida de forma leve em promoções feitas por pessoas comuns. Assim, os usuários tendem a confiar em suas recomendações e enxergar valor nelas.

Como foi visto, o social selling é uma abordagem que deve ser usada cada vez mais por times de vendas. Consiste em se aproximar dos clientes nos canais onde eles estão, de forma a reduzir os gargalos de comunicação com eles. Então, a empresa consegue melhorar seus resultados, otimizar o relacionamento a longo prazo e desenvolver uma boa reputação.

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