Hoje em dia sabemos que houve uma migração drástica do uso do desktop para os dispositivos móveis. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo IBGE, cerca de 97% dos brasileiros fazem uso dos smartphones, sendo considerado o principal meio de acesso à internet na atualidade.
No entanto, entender o comportamento do usuário é de extrema valia para seu negócio ganhar visibilidade no mercado. Por esse motivo é importante que sua empresa tenha um site responsivo e que se adapte perfeitamente às plataformas mobile.
Nesse artigo abordamos a importância de ter um site responsivo, além disso, elencamos alguns motivos que farão você enxergar a plataforma de dispositivos móveis com outros olhos.
O que é um site responsivo?
Um site responsivo nada mais é do que um site flexível, que se adapta a diferentes dispositivos móveis, sejam esses tablets ou smartphones, em variados tamanhos de tela.
Portanto, é necessário priorizar a experiência do usuário e otimizar uma página da melhor forma.
Site responsivo x versão mobile: quais as diferenças?
Embora os termos possuam similaridades, ambos são distintos. Veja quais são as diferenças entre eles:
Site responsivo: Toda e qualquer modificação feita em um site para atender de forma positiva a experiência do usuário em diferentes modelos de aparelhos móveis.
Versão mobile: Adaptação de responsividade de acesso a um determinado site apenas em aparelhos específicos.
Percebeu a diferença? No entanto, não cometa mais equívocos ao se deparar com esses dois termos novamente.
Principais motivos para ter um site responsivo
Conheça a seguir os principais motivos para você otimizar seu site:
1. Crescimento do acesso ao smartphone
Como já dito anteriormente, o celular praticamente dominou a acessibilidade aos canais online.
No entanto, isso indica que boa parte da produção de conteúdo para internet deve ser feita pensando na experiência do usuário pelo smartphone.
2. Afeta o desenvolvimento das estratégias de SEO
Em 2018, o Google começou a penalizar o rankeamento de sites caso esses não tivessem com as devidas otimizações para o celular.
Portanto, caso o seu site apresente quedas significativas de tráfego orgânico, verifique imediatamente a responsividade do site.
3. Aceleração do carregamento das páginas
Falando em rankeamento, essa é outra informação a ser considerada. Quanto mais rápida a página do site carregar, maiores as chances de estar bem posicionada nos buscadores de pesquisa.
Estima-se que o tempo médio para carregar uma página web seja em torno de um segundo, e a página inteira em no máximo dois segundos.
Para as plataformas de dispositivos móveis não é diferente, no entanto, atente-se a esse detalhe.
4. Diminuição da taxa de rejeição
A taxa de rejeição, também conhecida como Bounce Rate, significa que o usuário permaneceu pouco tempo dentro da página do site, sem desenvolver qualquer interação.
Quando o site está responsivo, dificilmente o usuário sairá da página sem executar uma ação.
No entanto, se o usuário se deparar com um site não responsivo, a probabilidade dele buscar o concorrente é relativamente maior.
5. Aumento de vendas
A área de e-commerce apresentou aumentos gradativos nos últimos anos. Atualmente muitas pessoas realizam compras utilizando apenas o celular.
Sites como Amazon e Mercado Livre conseguiram se adaptar a essa mudança rapidamente, tornando seus sites responsivos, trazendo maior facilidade para a experiência de uso do consumidor. É preciso estar atento às mudanças e adaptar-se para continuar competitivo.
Espero que tenhamos te ajudado a entender mais sobre o assunto. E não se esqueça: pense sempre na experiência de uso do usuário.
Gostaria de receber mais assuntos como esse antes de todo o mundo? Assine nossa newsletter e fique atualizado semanalmente.