Ferramentas de CRM

6 segredos para extrair o melhor das ferramentas de CRM

Negócios de sucesso têm uma cultura centrada na experiência do cliente, que engloba seu encantamento e a busca constante por inovações realmente úteis. No livro Marketing 3.0, Philip Kotler discorre sobre como os esforços do marketing precisam estar, agora, voltados não ao produto, não ao consumidor, mas ao ser humano. Nessa missão as ferramentas de CRM são recursos preciosos para qualquer empresa.

É necessário compreender, porém, que contratar um sistema, por melhor que ele seja, não resolve todos os problemas. Há todo um processo de mudanças e adaptações organizacionais que dependem da boa vontade humana. Ou seja, é indispensável que as pessoas se envolvam para viabilizar o melhor uso possível da tecnologia. O que, muitas vezes, esbarra na dimensão comportamental dos colaboradores. Isso sem falar na capacitação dos times de Vendas e Marketing quanto a operação da plataforma.

Mas, sim. É possível torná-la uma arma poderosa a favor das suas estratégias. Como isso é possível? É justamente a esse respeito que falaremos hoje. Conheça os segredos capazes de potencializar sensivelmente a utilização das ferramentas de CRM!

1. Curiosidade e disposição para aprender

Um bom sistema de CRM pode apresentar uma série de dados interessantes e aprofundados sobre o seu cliente ou lead. No entanto, se não houver curiosidade para conhecê-lo-los, eles simplesmente ficarão vagando sem destino. A vontade de aprender mais sobre o seu público deve mover o desejo de extrair o máximo que a tecnologia pode oferecer.

2. Parâmetros claros

Em meio ao mar de informação é essencial identificar o que é relevante para o seu negócio. Sem parâmetros a seguir, você, sua equipe e sua estratégia não conseguirão avançar, simplesmente por quererem “abraçar o mundo”. Calma! Defina o que é importante e acompanhe os aspectos referentes a isso.

3. integração entre Vendas e Marketing

Já fizemos aqui um post sobre os benefícios que são gerados quando as equipes de Marketing e Vendas estão trabalhando de forma próxima e alinhada. Mas, novamente é importante ressaltar essa integração.

Os dados precisam ser cuidadosamente inseridos e gerenciados na ferramenta de CRM pelos vendedores, enquanto o pessoal do Marketing deve consultar os registros atentamente para construir a inteligência necessária as suas ações.

4. cultura centrada no cliente

O bom relacionamento com o cliente está intimamente relacionado à cultura organizacional. A tecnologia ajuda a desenvolvê-lo. Mas é a maneira como a empresa lida com a questão que faz toda diferença. É fundamental priorizá-la, afinal, ela tem de fazer parte da rotina dos colaboradores, principalmente de quem vende.

Para desenvolver o CRM não bastam só alguns minutinhos por dia preenchendo campos na tela do computador. É preciso atenção e dedicação constantes.

5. treinamentos e atualizações

Não deixe sua equipe se sentir sozinha para desbravar o CRM. Apresente as funcionalidades, disponibilize materiais de estudo, treine as pessoas que irão atuar diretamente com ele. Mas não pare aí. Lembre-se que os recursos podem ser atualizados a qualquer momento e que novas práticas surgem para melhorar o processo. Então, promova a reciclagem do time sobre a plataforma.

6. integrações das ferramentas de CRM

Sem integrações estratégicas com outros sistemas, há o risco de seu CRM ficar incompleto. Alguns setores, por exemplo, podem acabar não se desenvolvendo tão bem. Portanto, antes de fechar uma assinatura, certifique-se se há compatibilidade com programas diferentes.

E, então, segredos anotados?

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