4 dicas para tirar melhor proveito da sazonalidade no marketing digital

Em determinadas épocas do ano, é comum que haja maiores picos de vendas do que outras, como por exemplo, na Black Friday. Isso se deve ao fato da aplicação e uso da sazonalidade no marketing digital, em que foca objetivamente em um maior número de vendas através de datas comemorativas.

Acompanhe a leitura e descubra como tirar melhor proveito dessas datas.

O que são datas sazonais?

As datas sazonais são aquelas relacionadas especificamente com as datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras.

A maior parte dessas datas ganham cada vez mais relevância com o passar dos anos. Hoje em dia com a era tecnológica, elas ganharam muito mais visibilidade, e estratégias são trabalhadas minuciosamente para conseguir atender as expectativas do consumidor ideal.

Qual a importância da sazonalidade no marketing digital?

Os períodos sazonais são extremamente valiosos, pois é quando o número de busca de pessoas interessadas em determinados produtos e serviços aumentam consideravelmente. Isso por haver uma maior variedade de ofertas a preços acessíveis.

Entretanto, é importante construir meios em que seus clientes te encontrem mais facilmente, pois a concorrência será acirrada.

Datas sazonais mais importantes no Brasil

Existem inúmeras datas importantes no Brasil. Entretanto, algumas são mais lembradas do que outras, isso pelo fato de ocasionar uma maior identificação por parte do público. Veja alguns exemplos a seguir:

Dia das mães

Essa data é simbólica. Mais do que ressaltar o valor de ter uma mãe, os filhos querem surpreendê-las nesse dia com um presente especial e único, e isso faz com que seja gerado um grande número de pessoas em busca de presentear as mães da melhor forma possível.

Dia das Crianças

Nada melhor do que os pais demonstrarem maior aproximação com os filhos pequenos no dia das crianças com brinquedos e brincadeiras. A criança é mais fácil de ser persuadida com produtos, entretanto, o nível e consumo é maior se comparado a um adulto.

Black Friday

Apesar de não ser originariamente brasileira, a Black Friday se tornou parte da cultura nacional. Todo ano é inevitável que ocorra essa campanha que traz resultados significativos. Certamente é a mais comentada e a mais conhecida pelas pessoas.

4 dicas para aproveitar as datas sazonais

Para aproveitar da melhor forma esse período, separamos algumas dicas fundamentais que podem salvar o seu bolso, de modo a evitar gastos desnecessários.

1. Elabore um calendário sazonal estratégico

Hoje em dia é fundamental pensar de maneira estratégica. Portanto, leve em conta a criação de um calendário sazonal, para você ter acesso as datas previamente. Faça um planejamento de dois a três meses de antecedência de modo a tornar a demanda fluida.

2. Crie lembretes espontâneos

A criatividade é impulsionadora de ações previamente tomadas. Portanto, é recomendável que abuse da criação de lembretes criativos, ao fazer uso, por exemplo: 

  • Do despertador do celular
  • Na mesa do escritório
  • Blocos de notas colados na parede

Existe uma infinidade de ações. Se adapte a que melhor se identificar.

3. Faça um planejamento

Conforme já dito, o planejamento é essencial para estruturar da melhor maneira as datas sazonais. Se antecipe em relação aos dias de duração e locais em que ocorrerão as promoções, e se programe corretamente em relação aos horários.

4. Ofereça bônus

Quem não gosta de receber algo inteiramente grátis no ato de uma compra? A oferta bônus serve justamente para deixar uma determinada oferta ainda mais atrativa. Entretanto, analise o nicho de mercado de atuação em que se encontra, e procure planejar da melhor forma uma oferta gratuita.

Por exemplo: Fulano comprou um curso de marketing digital e ganhou um e-book completo explanando o assunto.

Essas são algumas dicas de como a sazonalidade no marketing digital pode ser empregada de modo simples. Lembre-se sempre de antecipar criando um planejamento estruturado e bem organizado.

Leia também nosso artigo explicando mais a fundo as vantagens de manter uma equipe alinhada com objetivos em comum.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *