fbpx
Retenção de clientes

Retenção de clientes: SAIBA o que é e como aplicar no seu negócio

A retenção de clientes é um dos principais desafios de qualquer empresa. Afinal, isso está diretamente ligado à lucratividade do negócio. Todavia, esse tema vai muito além, ele está conectado diretamente à relação dos consumidores com a marca.

Apesar da importância desse assunto, ele nem sempre é levado com a relevância que deveria. Em suma, muitas organizações estão preocupadas em prospectar clientes, o que não é menos importante. Entretanto, quando colocamos na ponta do lápis, o custo para a aquisição de novos clientes é muito maior que manter os atuais. Sendo assim, o pode-se fazer para garantir que os clientes retornem para consumir da sua empresa? 

Leia este artigo e entenda o que fazer!

Veja o que é a retenção de clientes

Quando falamos de retenção de clientes, muitos empreendedores entendem ser necessário criar uma série de promoções e redução de preços para que ele continue comprando. Por muito tempo isso era considerado uma prática saudável, mas hoje, reter é sinônimo de efetivar uma relação de confiança com seu público.

Assim, não significa que falamos apenas de valores, mas de um conjunto de práticas que promovem a valorização do comprador. Em suma, significa que aquele cliente continuará favorável a consumir seu produto/serviço após ter feito isso pela primeira vez.

Portanto, quanto mais clientes forem fidelizados à marca, menor será a necessidade de investir na aquisição de novos compradores. Dessa forma, ele também se tornará agente promotor da marca, estimulando que mais pessoas consumam da sua empresa. Assim, com o tempo, menores serão as demandas de investir em novos consumidores, uma vez que eles surgem naturalmente.

Entenda o que fazer para garantir a retenção de clientes

Confira as práticas mais efetivas para atingir os objetivos da retenção de clientes e saiba como fazê-las da melhor maneira possível.

Alinhar as expectativas do cliente

O primeiro passo de tudo é entender aquilo que seu cliente mais espera. Não é apenas ofertar o produto, é compreender a sua dor e apresentar seus produtos/serviços como uma solução para tal. Assim, quando se consolida essa preocupação, o cliente sente que não está apenas querendo uma compra, mas sim, garantir uma resolução para o problema que ele enfrenta.

Construir confiança

Quanto mais próximo da sua empresa, mais confiante o consumidor se sente. Para isso, a marca deve construir uma série de práticas que transmitam essa confiança. Nesse sentido, desde o primeiro momento, ela deve passar credibilidade ao consumidor com um bom atendimento, além de desenvolver estratégias de branding que mostrem autoridade no mercado.

Monitorar métricas

Uma empresa precisa implementar indicadores que avaliem o nível de satisfação do consumidor. Por exemplo, o NPS é um dos principais KPIs que fazem essa interpretação, entendendo quais são os consumidores que já são embaixadores (promotores), aqueles que precisam de mais estratégias para mantê-los (neutros) ou aqueles que já deixaram de consumir e que podem até prejudicar a imagem da marca no mercado (detratores).

Ouvir seus clientes

Também, é necessário entender suas insatisfações e corrigi-las. Qualquer empresa terá uma reclamação, entretanto, o que diferencia a marca das demais e constrói o bom relacionamento com o consumidor é quando e como a solução foi apresentada.

Quanto mais seu negócio se preocupar com a retenção de clientes, melhor será o seu desempenho nas vendas e, até mesmo, em sua saúde financeira. Essa preocupação mostra que sua empresa necessita investir menos em publicidade para adquirir novos clientes, além de estimular que os atuais consumidores comprem ainda mais seu produto ou serviço.

Aproveitando a temática de publicidade e números comerciais, você sabe como escalar as vendas com marketing? Faça a leitura do texto e entenda como crescer o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima