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Como desenvolver o relacionamento com o cliente na era digital?

Hoje em dia, é impossível separar o relacionamento digital com o cliente de outras maneiras de contato. Até porque, no fim das contas, tudo se torna parte do mesmo processo, havendo uma necessidade de encontrar estratégias para tornar a forma de atendimento digital tão efetiva quanto a pessoal.

Porém, a questão é: como fazer isso? Aqui você vai entender como isso é possível. Vamos explicar para você como montar uma estratégia de relacionamento com o cliente. Acompanhe!

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Primordialmente, para melhorar o seu relacionamento com o cliente, é preciso antes entender sobre marketing de relacionamento. É uma estratégia de comunicação usada por empresas para fidelizar e alcançar potenciais clientes.

Sobretudo, é importante saber que, hoje, os consumidores se relacionam com as marcas nas quais confiam, admiram e se identificam. Porém, para que isso seja possível, as empresas precisam manter sempre o contato com seus compradores.

Ou seja, no marketing de relacionamento, a comunicação com os clientes é constante e com conteúdos que ofereçam valor e atraiam pessoas.

Quais as vantagens do marketing de relacionamento para as empresas?

As vantagens do marketing de relacionamento para as empresas são muitas, como poder se diferenciar da concorrência e atrair clientes. Assim, ao criar valor, por meio de uma comunicação dirigida, os consumidores passam a confiar em sua marca e optam por ela, sempre que precisarem.

Essa é uma forma de manter o relacionamento com o cliente, ou seja, um relacionamento continuado. Então, ao investir no contato com quem já fez negócios com você, o consumidor é induzido a comprar por repetidas vezes com a sua empresa, ajudando a gerar mais receita em seus negócios.

Como investir no marketing de relacionamento?

Para montar uma estratégia de relacionamento com o cliente, você precisará de algumas estratégias. Neste tópico, vamos conhecer as principais. Confira!

Definir quem é o seu cliente e identificar o que ele quer

Identifique com quem você deseja se relacionar. Para isso, estipule um perfil do seu cliente ideal e qual o tipo de persona trará mais rentabilidade para os seus negócios. Então, após identificar o seu público-alvo, verifique do que ele precisa. Para isso, tire um “raio-x” a fim de saber como ele se sente e entenda suas motivações e necessidades.

Oferecer solução para sua persona

Divulgue o portfólio da sua empresa com soluções aos clientes, de modo a criar uma estratégia de marketing de relacionamento. Ao investir em um marketing de conteúdo, você atingirá mais pessoas. Para isso, utilize canais como o YouTube, blog ou LinkedIn e ofereça o que o cliente precisa.

Manter o contato contínuo com o cliente

Ofereça um relacionamento com o cliente por longo prazo, mantendo a regularidade. Assim, por meio de um contato contínuo, você conseguirá aumentar a sua taxa de fidelização de clientes. Portanto, para tornar isso possível, defina detalhes e prazos para cada ação, incluindo e-mails enviados em datas especiais.

Fazer um diagnóstico do seu atendimento

O feedback é uma maneira muito importante de fortalecer o relacionamento com os clientes, ainda mais no digital, em que as reações não são tão fáceis de ler. O foco aqui é saber o que eles acham do seu atendimento, e algumas estratégias são muito bem-vindas para obter as respostas.

Uma delas é definitivamente a pesquisa de satisfação, aqui você abordará perguntas que ajudem a ter um panorama da experiência de ser atendido pela sua empresa. Nesse sentido, algumas perguntas que podem ser feitas são:

  • nota de atendimento;
  • satisfação em relação ao tempo de atendimento;
  • utilidade das informações prestadas;
  • solução do problema;
  • conduta do atendente.

Oferecer diversos meios de contato

A variedade de opções para o cliente entrar em contato com a empresa, a qualquer momento, é fundamental. Hoje em dia, com tantos meios, a companhia não pode resumir o seu contato a apenas telefone e e-mail. É preciso que ela disponibilize WhatsApp, celular e, inclusive, contato direto no site, por meio de chatbots.

Outra coisa é a interação, a variedade de alternativas para o cliente responder ao atendente deve estar disponível. Por exemplo, em vez de ter que dizer o número do CPF, está disponível a opção de digitá-lo.

Colocar o cliente em primeiro lugar

Isso parece um clichê, mas é um direcionamento importante. Contudo, preste atenção, pois não estamos falando que o consumidor está acima de tudo. Claro que um cliente mal educado e agressivo deve ter o seu comportamento apontado. Sobretudo, o respeito no atendimento precisa ser mútuo.

Aqui, o direcionamento é voltado a atender as necessidades do cliente. Isso significa que, mais do que ser bem atendido, a resposta que ele veio buscar precisa ser disponibilizada. Além disso, é importante proporcionar espaços para que ele possa expressar suas opiniões sobre a empresa.

Investir na automatização

Não é de hoje que os setores ligados ao atendimento têm ferramentas tecnológicas. Elas são essenciais para melhorar diversos processos e torná-los mais ágeis, principalmente, para gerenciar a base de clientes. Nesse sentido, qualquer empresa que não invista nessas ferramentas está perdendo a oportunidade de otimizar suas atividades e tornar o seu atendimento mais efetivo.

São tecnologias capazes de lidar com diferentes canais, como e-mails, mensagens de textos e telefones, para facilitar a vida do atendente. Alguns bons exemplos são softwares de CRM que são capazes de armazenar dados e podem ser acessados muito rapidamente. Um funcionário que precise saber quais foram as últimas compras do consumidor pode fazer isso rapidamente apenas digitando o nome dele.

Monitorar os resultados

Para conseguir obter uma abordagem mais adequada, monitore seus resultados. Nem sempre enviar e-mails com ofertas, por exemplo, aos seus contatos vai trazer resultados positivos. E, para não estragar o relacionamento com o cliente, acompanhe a taxa de aberturas e cliques dos e-mails enviados.

Entendendo o que deu certo com seus clientes, o marketing de relacionamento resultará em bons frutos. Lembre-se de que um cliente, quando está satisfeito, não troca a sua empresa por outra.

Ao longo deste texto, apresentamos para você as principais estratégias para desenvolver o relacionamento digital com os seus clientes. É muito importante que a sua empresa desenvolva essas iniciativas para melhorar o atendimento on-line. Dessa forma, ela poderá construir uma relação mais duradoura com os consumidores.

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