relacionamento com o cliente

Como desenvolver o relacionamento com o cliente na era digital?

O marketing de relacionamento traz maior lucratividade para as empresas e aqui você vai entender como isso é possível. Entenda como montar uma estratégia de relacionamento com o cliente. Acompanhe!

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Para melhorar o seu relacionamento com o cliente, é preciso antes entender sobre marketing de relacionamento. É uma estratégia de comunicação usada por empresas para fidelizar clientes e alcançar potenciais clientes.

É importante saber que hoje os clientes se relacionam com as marcas nas quais confiam, admiram e se identificam. Porém, para que isso seja possível, as empresas precisam manter sempre o contato com seus consumidores.

Ou seja, no marketing de relacionamento, a comunicação com os clientes é constante e com conteúdos que ofereçam valor e atraiam as pessoas.

Quais as vantagens do marketing de relacionamento para as empresas?

As vantagens do marketing de relacionamento para as empresas são muitas, como poder se diferenciar da concorrência e atrair clientes. Ao criar valor por meio de uma comunicação dirigida, os clientes passam a confiar em sua marca e sempre que precisar, irão optar por ela.

Essa é uma forma de manter o relacionamento com o cliente, ou seja, um relacionamento continuado. Ao manter esse contato com quem já fez negócios com você, o cliente é induzido a comprar por repetidas vezes com a sua empresa. Isso ajuda a gerar mais receita em seus negócios.

Como investir no marketing de relacionamento?

Para montar uma estratégia de relacionamento com o cliente, você precisa:

1. Definir quem é o seu cliente

Identifique com quem você deseja se relacionar. Para isso, estipule um perfil do seu cliente ideal e qual o tipo de persona que vai trazer mais rentabilidade aos seus negócios.

2. Identificar o que a sua persona busca

Após identificar o seu público-alvo, verifique o que ele precisa. Para isso, tire um “raio-x” para saber como ele se sente e entenda suas motivações e necessidades.

3. Oferecer solução para sua persona

Divulgue o portfólio da sua empresa com soluções aos clientes, de modo a criar estratégia de marketing de relacionamento. Ao investir em um marketing de conteúdo, você atingirá mais pessoas. Para isso, utilize os canais como o YouTube, blog, Linkedin e ofereça o que o cliente precisa.

4. Manter o contato contínuo com o cliente

Ofereça um relacionamento com o cliente por longo prazo, mantendo a regularidade. Através de um contato contínuo, você conseguirá aumentar a sua taxa de fidelização de clientes. Para tornar isso possível, defina detalhes e prazo para cada ação, incluindo e-mails enviados em datas especiais.

5. Monitorar seus resultados

Para conseguir obter uma abordagem mais adequada, monitore seus resultados. Nem sempre enviar e-mails com ofertas, por exemplo, aos seus contatos vai trazer resultados positivos. E para não estragar o relacionamento com o cliente, acompanhe a taxa de aberturas e cliques dos e-mails enviados.

Entendendo o que deu certo com seus clientes, o marketing de relacionamento resultará em bons frutos. Lembre-se de que um cliente quando está satisfeito, não troca a sua empresa por outra.

Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre marketing digital!

Referências: Marketing de Conteúdo, Estadão e Digital Trix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *