Pesquisa online

 

Na internet é possível encontrar informações sobre tudo… (ou quase tudo).

Quando pensamos em estratégias de marketing, sempre fica a pergunta: como conhecer melhor o consumidor, seu comportamento e suas opiniões? Para responder essa pergunta é importante ficar de olho no comportamento de compra dos seus consumidores, e na concorrência. As vantagens entre o que você oferece e o que está sendo oferecido pelo mercado.

Por isso a pesquisa é a base do marketing. Por meio dela, empresas descobrem o que seus consumidores desejam e conseguem direcionar o desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com essas preferências.  Ao invés de contratarem empresas que realizam pesquisas de mercado, muitas organizações recorrem à internet para descobrir a opinião de pessoas com relação ao seu produto e serviço.

Por ser uma mídia democrática e persistente, tudo que é publicado na internet, nela permanece. Um exemplo disso é o Orkut, onde cada comunidade tem um fórum de discussão onde os usuários produzem discussões sobre os temas levantados, e tudo fica documentado no fórum, podendo ser consultado anos depois.

Após o Orkut, outras redes sociais se tornaram instrumentos de propagação de opinião dos seus usuários. Temos exemplos como o Twitter e o Facebook, onde pessoas compartilham, curtem e twittam sobre diversos assuntos, expondo suas opiniões e propagando discussões sobre diversos temas.

Além dos fóruns e discussões nas redes sociais, a publicação de conteúdo relacionado à empresa e ao produto elevam o grau de acesso aos sites, facilitando o encontro da empresa com seus clientes através de uma melhor colocação no ranking de pesquisa do Google.

Atualmente já existem softwares que realizam essas pesquisas na web automaticamente, capturando conteúdo e armazenando-o para mais tarde ser utilizado, chamados robôs ou spiders, porem o custo dessas ferramentas pode ser um problema se a empresa não tem um budget definido para investimentos em marketing.

A pesquisa online auxilia no direcionamento de campanhas de marketing direto e marketing digital com relação as necessidades e desejos do consumidor. Para isso a pesquisa deve abranger as principais áreas da internet:

  • Ferramentas de busca
  • Sites de e-commerce
  • Blogosfera
  • Mídias e redes sociais
  • Sites dos concorrentes

Com as informações corretas, em uma pesquisa bem feita, é possível alavancar suas vendas.

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