O que é SEO? Aprenda a ter visibilidade no Google

Certamente você já usou o Google para fazer uma busca, certo? Saiba que todos os conteúdos resultantes da busca só estão na primeira página de resultados do Google porque fizeram bom uso das técnicas de SEO, que nada mais é do que a “otimização para os mecanismos de busca” do Google.

Mas afinal, o que é SEO? Nesse artigo vamos explicar o que é e qual a importância do SEO na elaboração de uma estratégia de marketing digital. Acompanhe a seguir!

O que é SEO?

SEO é um acrônimo derivado do inglês para “Search Engine Optimization”, que significa “Otimização para os mecanismos de busca”, que nada mais é do que a aplicação de técnicas e boas práticas para os algoritmos do Google considerar positiva a relevância do seu conteúdo e, ocasionalmente, referenciá-lo na primeira página de resultados de uma pesquisa.

Qual a importância do SEO para o marketing digital?

Conhecer marketing digital e ignorar as técnicas de SEO significa ficar um degrau abaixo dos seus concorrentes. Afinal, a internet revolucionou a forma como consumimos conteúdo, nos dando poder de escolha.

Isso fica evidente quando buscamos no Google alguma dúvida para uma solução. Os resultados que aparecerão em primeiro, certamente terão mais chances de persuadir o leitor na jornada de compra.

O SEO permite que você tenha mais visibilidade dentro do mercado de atuação, facilitando assim no processo de conversão do potencial cliente.

Entretanto, saiba que SEO é apenas a ponta do iceberg, é necessário um esforço múltiplo e atualização constante dos conteúdos produzidos do seu negócio como um todo.

Por que é importante estar bem posicionado no Google?

Manter o seu conteúdo nos primeiros resultados de busca garante inúmeras vantagens. Algumas delas são:

  • Maior visibilidade do seu negócio;
  • Aumenta consideravelmente a taxa de conversão;
  • Cria vínculo com pessoas interessadas no seu mercado de atuação;
  • Economiza dinheiro se comparado aos meios convencionais de divulgação;
  • Gera autoridade e relevância a longo prazo.

Ainda não se convenceu da utilidade do SEO? No próximo tópico explicaremos alguns fatores para posicioná-lo da melhor forma possível.

Alguns fatores que influenciam no ranqueamento do seu conteúdo

As atualizações do algoritmo de buscas do Google e de outros buscadores é constante. No entanto, é importante se manter informado para não aplicar repetidamente as mesmas técnicas.

Essas atualizações ocorrem anualmente. Logo, citaremos os principais para você não se perder:

Conteúdo de valor

Ao acessar seu site/blog, o usuário precisa perceber que o seu conteúdo sana a sua dor, respondendo as suas dúvidas de forma clara e objetiva.

Carregamento do site

Quanto mais responsivo seu site ou blog, maior a probabilidade de estar nas primeiras páginas de busca. Isso o próprio Google faz questão de afirmar.

Palavra-chave

Defina sempre uma palavra-chave antes de escrever seu artigo e use-a de forma estratégica, aplicando-a em partes específicas do seu artigo de blog, de modo que pareça natural. Além disso, insira sempre no título e em pelo menos um intertítulo.

Estrutura do seu site

Facilite a vida do usuário ao estruturar da melhor maneira o seu site/blog, separando as categorias de forma simples e objetiva.

Erros ortográficos e gramaticais

Ao redigir seu artigo, procure evitar cometer erros frequentes de ortografia e gramática, pois os algoritmos do Google penalizarão de forma drástica, rebaixando seu blog na pesquisa.

Imagens otimizadas

Inclua no alt text (texto alternativo) da imagem a palavra-chave em questão, e salve-a também com a palavra-chave inclusa.

Parágrafos reduzidos

Encurtar parágrafos influencia diretamente na legibilidade do leitor. Entretanto, seja o mais objetivo possível para esclarecer uma ideia.

Atualização de conteúdo

Os algoritmos do Google priorizam informações atualizadas. Portanto, não deixe seu artigo parado por muito tempo, isso afeta diretamente no ranqueamento.

Essas são algumas informações importantes a respeito de SEO que você precisa saber.

Agora que você entende como o Google funciona, que tal aplicar essas dicas no site/blog da sua empresa? Garanto que obterá resultados surpreendentes.

Gostaria de receber mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *