o que é marketplace

Você sabe o que é marketplace? Confira como funciona!

Em busca de aumentar a quantidade de clientes e investir em novas oportunidades de vendas, diretores de diferentes segmentos de empresas passaram a se interessar em saber o que é marketplace. Assim, confirmando se essa forma de vender pela internet é realmente vantajosa.

É muito importante conhecer as particularidades de cada ambiente virtual, no intuito de entender se eles ajudarão a alcançar seus objetivos empresariais . Assim como, é interessante explorar os recursos de cada plataforma para atingir as metas estabelecidas no seu planejamento estratégico.

Nos tópicos a seguir, exploraremos melhor esse assunto e mostraremos como você pode tirar um ótimo proveito dessa ferramenta. Portanto, continue conosco até o fim e tenha uma boa leitura!

O que é marketplace

Os marketplaces são ambientes online que possibilitam o estabelecimento de uma comercialização rápida e prática de produtos entre comprador e prestadora de serviços. Vista como uma grande vitrine virtual, é um modelo de negócios que despertou o interesse de diversos empresários, pela facilidade das transações comerciais e melhor divulgação das mercadorias da loja.

Esse espaço é muito vantajoso àqueles que desejam aumentar a receita e ter mais visibilidade na internet. Afinal, são sites que recebem um vasto número de visitas diárias e separam os melhores resultados relacionados a cada segmento.

Como funciona o processo

As marcas poderão cadastrar seus produtos alinhados às regras e recomendações que cada plataforma estabelece. No ato do cadastro, preenchem-se alguns números de documentos e especificações sobre a empresa. Há um período de aprovação que varia de acordo com os critérios dos respectivos sites.

Cobra-se uma comissão por cada venda feita e o consumidor poderá acessar a página de forma gratuita. O pagamento pelo serviço ocorre no mesmo local, onde gera-se um slit, uma função usada para facilitar as compras do público e gerar uma melhor transparência e controle de pedidos por parte das lojas. Os consumidores também podem pedir um orçamento, comparar preços e fazer avaliações.

Como gerenciar vendas no marketplace

O gestor que deseja aprimorar o conhecimento sobre marketplace deve entender que é necessário adotar uma forma eficiente de gerenciar as vendas. Afinal, apesar do alto retorno no investimento feito, sua marca compete lugar com a concorrência e não é possível trabalhar estratégias que favoreçam sua imagem por lá.

Portanto, é interessante reavaliar o seu mix de produtos e escolher a melhor plataforma para alcançar o seu sucesso de vendas. Avalie se elas oferecem um bom suporte, se têm as funções que favorecem o seu segmento e se o local tem bastante tráfego do seu público.

Exemplos de marketplaces

Como falamos, essas plataformas, geralmente, recebem um grande número de visitas diárias. Sobretudo, porque são marcas conceituadas no mercado e que muitos já utilizaram seus serviços em alguma ocasião.

Por exemplo, o Uber, um app que busca facilitar o serviço de aluguel de carro entre passageiros e motoristas, o Airbnb, no qual donos de imóveis cobram uma comissão pelo tempo de hospedagem e, também, o Mercado Livre, que engloba a comercialização de várias categorias de negócios, tais quais tecnologia, lazer, construção e até a venda de veículos.

Durante a leitura deste artigo, você conheceu o que é marketplace, como ele funciona e quanto é necessário fazer um bom gerenciamento de vendas focadas nas particularidades da plataforma. Portanto, avalie as opções disponíveis e aumente a conversão de clientes.

Para ficar por dentro de mais notícias sobre vendas e marketing, assine nossa newsletter e receba conteúdos periódicos que ajudarão a melhorar sua gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima