fbpx
o que é engajamento

O que é engajamento e como conquistá-lo nas redes sociais?

Quem trabalha com marketing digital já sabe que deixar de acompanhar os indicadores de desempenho é um erro fatal para o sucesso da estratégia. Nesse sentido, entender o que é engajamento faz parte das principais premissas de quem trabalha na área.

Infelizmente, por ser algo desconhecido de muitos até pouco tempo atrás, o acompanhamento de KPIs sociais era feito de forma errada. Muitos deles pareciam ser extremamente importantes, mas sem nenhum retorno.

Entre eles, temos o número de seguidores de uma página, que apesar de necessário, não significa que um valor alto seja sinônimo de sucesso. 

Continue a leitura para saber mais sobre o tema!

O que é engajamento?

Usamos esse termo frequentemente, mas apesar disso, sabemos o que ele realmente significa? E mais, qual a importância dele para seu negócio? Seu principal objetivo é entender como e quanto a sua audiência se relaciona com seu conteúdo.

Em outras palavras, significa envolvimento orgânico — ou seja, natural — do público-alvo com sua rede social. Com isso, entendemos se criamos relacionamentos com os consumidores e, até mesmo, se ganhamos autoridade digital.

Entretanto, a ideia de entender o que é engajamento vai muito além disso. Com ele, mapeamos como será a recepção da audiência ao ser impactada por algum tipo de oferta. Afinal, quando estreitamos essa relação, o vínculo desperta mais desejo de consumo daquela marca e seus respectivos produtos ou ofertas.

Em resumo, a partir dessa métrica, vamos entender se suas estratégias de marketing são realmente efetivas para gerar o retorno esperado nas redes sociais. 

Como podemos trabalhar o engajamento?

Existem diferentes maneiras de prospectar e engajar o público com seu conteúdo. Muitas empresas já entenderam a importância desse conceito, o que não garante que isso seja executado de maneira correta.

Nesse sentido, trouxemos algumas breves dicas para melhorar a sua compreensão do assunto e, então, você poderá desfrutar do tão sonhado engajamento nas redes sociais.

Conheça seu público

Primordialmente, a primeira coisa a se fazer é entender o perfil do seu público. Vale destacar que o foco é a audiência digital, o que não significa necessariamente que ela tenha as mesmas características do consumidor físico.

Conheça quais são os principais comportamentos, o que eles gostam, como se comunicam, quais são os canais mais presentes e tipos de conteúdos que interagem. Juntamente a isso, cria-se a persona, que é a idealização do seu consumidor. A partir dela, fica mais fácil construir as estratégias focadas em engajamento.

Crie conteúdo criativo e relevante

É muito importante reforçar a importância da criação de um conteúdo relevante no atual momento que vivemos. Isso porque, hoje, as empresas já mapearam a palavra engajamento nas suas estratégias de marketing.

Sendo assim, a Internet está cheia de conteúdos e nem sempre eles são significativos para a persona. Dessa forma, busque ser criativo e irreverente, desde o planejamento até a produção do conteúdo. Traga algo que enriqueça a vida da audiência, destacando-se da concorrência.

Fortaleça a presença nas redes sociais

Não basta apenas criar conteúdo relevante se você passa muito tempo ausente das redes sociais. Para prospectar um bom relacionamento com a audiência, esteja presente, converse com os seguidores, responda e interaja com eles.

Em suma, quanto maior for o envolvimento natural, menos será necessário impulsionar a publicação no Instagram, por exemplo. Dessa forma, lembre-se de usar ferramentas que permitam acompanhar em tempo real quais são os resultados dessa importante métrica.

Aproveitando que falamos sobre esse indicador de rede social, você já ouviu falar sobre o Social Selling? Então, confira a leitura deste artigo e veja mais sobre a importância dele para seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima