o que é digital influencer

O que é digital influencer e quais vantagens das parcerias?

De fato, a publicidade continua sendo parte importante de uma marca ou empresa. Panorama que se transformou nos últimos anos, principalmente devido ao advento da internet. Assim, surgiram novas estratégias de marketing, bem como novas profissões. Nesse cenário, uma nova atividade online tem deixado muitas dúvidas: afinal, o que é digital influencer?

O influenciador digital, creator ou criador de conteúdo, outras denominações para digital influencer, é uma nova profissão que revolucionou o contato entre marcas e público. Basicamente, eles são pessoas que atuam em diversas área, contam com milhares de seguidores nas redes sociais e têm a capacidade de influenciar as tomadas de decisão de outras pessoas.

Apesar de existirem diferenças entre os influenciadores, eles proporcionaram um novo modelo de negócio: as parcerias. Dessa maneira, eles servem como uma ponte entre o marca e o público. Assim, as parcerias são firmadas com intuito de vender um produto ou serviço, divulgar uma ação ou uma marca.  Quer entender como isso pode ser vantajoso para sua empresa? Entenda melhor a seguir!

PORQUE INVESTIR EM PARCERIAS 

Para entender a importância dos influenciadores digitais para o seu negócio, primeiro é necessário compreender a relação deles com os seguidores. Diferente da propaganda de uma empresa sobre um produto, o digital influencer mantém uma relação mais próxima com os seus seguidores. Em poucos cliques, é possível acompanhar sua rotina, suas dicas e aspectos íntimos de sua vida. Sendo assim, quem segue o influenciador digital, considera aquela pessoa como um amigo. 

Dessa maneira, de quem você gostaria de ouvir recomendações sobre um produto ou serviço? Através da empresa ou de um amigo? As chances de compra aumentam bastante quando o intermediador é o amigo. Não só há um elo de confiança, mas proximidade para trocar sugestões, elogios e conselhos.

Sendo assim, a empresa ganha ao ter sua marca divulgada para um público engajado. Além disso, os influenciadores conhecem bem seus seguidores, sabem o que procuram e quais são suas dúvidas mais comuns. O que serve como um bom material e forma de divulgar determinado produto.

PÚBLICO SEGMENTADO

Outra vantagem essencial que desperta o interesse pelas parcerias, é que há possibilidade de falar diretamente com seu público. Afinal, existem influenciadores que obtiveram reconhecimento devido ao alto nível de especialidade em um determinado assunto. Assim, a marca sabe que o produto está sendo divulgado para quem realmente tem alto potencial de compra. 

MAIOR ALCANCE DA SUA MARCA

Como falamos, existem diferentes tipos de influenciadores digitais. É decisão da equipe de planejamento de marketing determinar como as parcerias funcionarão de maneira estratégica. Por exemplo, se o ideal é fazer acordos de divulgação com diferentes influenciadores, desde aqueles que abordam temas gerais, celebridades, especialistas e/ou defensores de causas. 

Seja qual for a estratégia escolhida, sua marca será veiculada para milhares de pessoas, o que aumenta o alcance da empresa além do uso de publicidade tradicional e soma às suas ferramentas de marketing digital.

CUSTO ACESSÍVEL DE DIVULGAÇÃO

É comum que o custo de uma parceria com o digital influencer seja negociável. Assim como, é importante ressaltar que grandes influenciadores representam altos custos. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa de campo para encontrar os influenciadores que possuem o melhor custo x benefício: são os intermediadores ideais para o seu negócio e têm um preço justo.

DIVERSIFICAÇÃO DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Se a sua marca ainda não chegou na internet, é sinal de alerta! Ao mesmo tempo, oportunidade para iniciar uma campanha de marketing impactante nas redes sociais. E mesmo aquelas marcas que nunca fizeram parcerias com influenciadores, podem incluir em suas estratégias este novo canal de comunicação. Afinal, os números não mentem: os brasileiros são campeões em horas conectadas na internet, cerca de 9 horas por dia, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil. 

Por isso, ficar fora desse novo modelo de negócio é desperdiçar a chance de criar autoridade na internet, estabelecer credibilidade e confiança com o público.

E você, já fez alguma parceria com influenciadores digitais? Tem alguma dúvida sobre isso? Deixe seu comentário!

Referências: Semrush e G1

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