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o que é digital influencer

Saiba a diferença entre digital creator e influencer e conheça as vantagens das parcerias

Não há dúvidas de que a internet é um dos principais meios de comunicação da atualidade. Além de permitir a criação de novas formas de vender e trabalhar o branding de uma empresa, ela possibilita o desenvolvimento de novos empregos que atendem às demandas específicas dos usuários. Assim, os profissionais procuram entender o que é digital influencer.

A tecnologia apresenta constantes mudanças que influenciam totalmente o comportamento do consumidor. As empresas, de pequeno a grande porte, que desejam se destacar precisam enriquecer o conhecimento quanto às particularidades do público-alvo e estudar uma maneira eficiente de gerar atração e garantir a fidelização dessas pessoas.

Se você deseja compreender quem são e qual a importância dos influenciadores no sucesso de suas ações, não deixe de conferir as informações que separamos nos tópicos abaixo. Fique conosco e tenha uma boa leitura!

O que é digital influencer

De fato, a publicidade ainda é considerada um importante investimento em uma marca ou empresa. Essa realidade ficou muito evidente nos últimos anos, devido ao advento da internet. Assim, surgiram novas estratégias de marketing, bem como novas profissões. Nesse cenário, uma nova atividade online deixa muitas dúvidas: afinal, o que fazem os digital influencers?

Influenciador digital, creator, criador de conteúdo, ou outras denominações, são novas profissões que revolucionaram o contato entre marcas e público. Basicamente, esses usuários podem atuar em diversas áreas, contar com milhares de seguidores nas redes sociais e conseguir influenciar as decisões de outras pessoas.

Devido à ascensão conquistada pelo cenário atual, eles proporcionaram um novo modelo de negócio: a parceria. Dessa maneira, eles servem como uma ponte entre o seu negócio e os clientes que você deseja conquistar. Assim, as parcerias são firmadas com intuito de vender um produto ou serviço, por meio de ações estratégicas com a presença dos influenciadores digitais.

A diferença entre influenciador digital e creator

Muitos podem achar que influenciador digital e creator são termos que significam a mesma coisa. No entanto, há uma sutil diferença entre eles que é interessante conhecer. Por exemplo, os influenciadores digitais são pessoas que têm um perfil ativo em uma rede social com milhares de seguidores e um considerável número de postagens.

Contudo, o usuário é muito conhecido pelos trabalhos que fez ao longo da vida e não necessariamente pelo que propaga nas redes sociais. Diferentemente dos criadores de conteúdo, que desenvolvem posts focados nos interesses da persona que deseja atingir. Também, costumam seguir um calendário de postagem com base em um planejamento estratégico.

A importância do marketing de influência

Quem trabalha no marketing sabe que o mercado apresenta uma constante competitividade, ao mesmo tempo que a tecnologia oferece variadas formas de construir a identidade da marca com a ajuda de diversas ferramentas. Conseguir esses dois objetivos requer um pensamento estratégico e ações eficientes.

Portanto, o marketing de influência tem ganhado força constantemente. Afinal, o novo consumidor já adquiriu o costume de pesquisar na internet antes de decidir quanto à compra de um produto ou serviço. Ele quer ter a certeza de que faz um bom negócio e de que a empresa atenderá às expectativas que ele criou.

Logo, é muito importante desenvolver ações que favoreçam a sua presença digital e façam com que seu público-alvo tenha razões para dar confiança a sua imagem. Aqueles que desejam ser líderes no segmento que fazem parte devem trabalhar dia a dia na construção da autoridade. Então, já que você aprendeu o que é digital creator, provavelmente, percebeu que eles podem ser super úteis nessa sua finalidade.

O mercado dos influenciadores e os tipos de conteúdo

No intuito de garantir a divulgação da sua marca e um melhor alcance com aqueles que realmente podem ser considerados seu público-alvo, muitos profissionais de marketing que sabem o que é digital creator precisam tomar cuidado com o tipo de mercado que aquele influenciador atua.

Por exemplo, se você é da área de saúde e deseja fechar uma parceria com uma celebridade, a fim de melhorar o tráfego da sua página, deve pesquisar se a imagem dela está de acordo com os valores e a missão que sua empresa propõe, pois a intenção é fazer com os seus clientes se sintam representados por aquela pessoa.

Portanto, foque na assertiva entre os variados tipos de influenciadores digitais. Existem aquele focados em causas, diálogos ou um estilo de vida específico, os que são autoridade em um determinado assunto, os jornalistas e também aqueles que trabalham diretamente com a motivação profissional. Portanto, conheça previamente para ver se ele está de acordo com o seu objetivo.

As principais vantagens em investir em uma parceria

No intuito de ajudá-lo a entender a importância dos influenciadores digitais no fortalecimento do seu negócio, vamos apresentar nos tópicos abaixo algumas informações que, com certeza, trarão total convicção em uma escolha acertada.

Melhor conversão de clientes

Primeiro, é necessário compreender a relação deles com os seguidores. Diferentemente da propaganda de uma empresa sobre um produto, o digital influencer mantém uma relação mais próxima com os seus seguidores. Em poucos cliques, é possível acompanhar sua rotina, suas dicas e aspectos íntimos de sua vida. Sendo assim, quem o segue considera aquela pessoa como um amigo.

Dessa maneira, de quem você gostaria de ouvir recomendações sobre um produto ou serviço? Por meio da empresa ou de um amigo? As chances de compra aumentam bastante quando o intermediador é o amigo. Não só há um elo de confiança, mas de proximidade para trocar sugestões, elogios e conselhos.

Portanto, a empresa ganha ao ter sua marca divulgada para um público engajado. Além disso, os influenciadores conhecem bem seus seguidores, sabem o que procuram e quais são suas dúvidas mais comuns. O que serve como um bom material e forma de divulgar determinado produto.

Público segmentado

Outra vantagem essencial que desperta o interesse pelas parcerias é que há possibilidade de falar diretamente com seu público. Afinal, existem influenciadores que obtiveram reconhecimento devido ao alto nível de especialidade em um determinado assunto. Assim, a marca sabe que o produto é divulgado para quem realmente tem alto potencial de compra.

Maior alcance da sua marca

Como falamos sobre o que é digital creator, existem diferentes tipos de influenciadores digitais. É decisão da equipe de planejamento de marketing determinar como as parcerias funcionarão de maneira estratégica.

Por exemplo, se o ideal é fazer acordos de divulgação com diferentes influenciadores, desde aqueles que abordam temas gerais, celebridades, especialistas e/ou defensores de causas. Os conteúdos serão criados em parceria? Quais formatos são os mais indicados a fim de obter os melhores resultados?

Seja qual for a estratégia escolhida, sua marca aparecerá para milhares de pessoas, o que aumenta o alcance da empresa além do uso de publicidade tradicional e a soma às suas ferramentas de marketing digital.

Custo acessível de divulgação

É comum que o custo de uma parceria com o digital influencer seja negociável. Assim como é importante ressaltar que grandes influenciadores representam altos custos. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa de campo e encontrar os influenciadores que apresentem o melhor custo-benefício.

Diversificação dos canais de comunicação

Se a sua marca ainda não passou pela transformação digital, saiba que isso é sinal de alerta. Ao mesmo tempo que pode considerar-se uma oportunidade para iniciar uma campanha de marketing impactante nas redes sociais.

Mesmo aquelas marcas que nunca fizeram parcerias com influenciadores podem incluir esse novo canal de comunicação em suas estratégias. Afinal, os números não mentem: os brasileiros destacam-se em horas conectadas na internet, cerca de 9 horas por dia, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Neste artigo sobre o que é digital influencer, você aprendeu que sua empresa não deve ficar de fora desse novo modelo de negócio. Por isso, aposte em parcerias acertadas para criar autoridade na internet, estabelecer credibilidade e confiança com o público.

Você já fez alguma parceria com influenciadores digitais? Tem alguma dúvida sobre isso? Deixe seu comentário!

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