o que é CRO

Entenda o que é CRO e saiba como usar essa estratégia

Na maioria das vezes, a transição de lead para cliente acontece no site da empresa. No entanto, nem todas as (ricas) oportunidades que o site pode oferecer são utilizadas. A maneira de usar essas possibilidades com o objetivo de otimizar as conversões no site é conhecida como CRO. Essa estratégia tem trazido retornos mais positivos para quem investe no marketing digital. É possível, por exemplo, aumentar o ticket médio de compra e economizar tempo e dinheiro.

Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este artigo e conheça o que é CRO, suas vantagens e como aplicá-lo. Confira!

O que é CRO?

“Conversion Rate Optimization” é a sigla para CRO, ou “Otimização da Taxa de Conversão”, em tradução livre. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma estratégia que se baseia no aprimoramento de elementos do website com o objetivo de atrair e converter mais usuários, os quais têm grande potencial para serem clientes da empresa.

Essa estratégia funciona a partir de testes que buscam entender melhor como o visitante interage com a página. Sobretudo, o objetivo final é organizar a estrutura do site, facilitando que o usuário chegue ao fim do processo de compra.

Quais são as vantagens do uso dessa técnica?

Conheça alguns dos benefícios que o CRO pode trazer para a sua empresa.

Economia de tempo

Aplicar o CRO possibilita que a taxa de conversão seja elevada. Nesse sentido, o tempo para atingir as metas estabelecidas pelo setor de vendas será menor. Ou seja, a empresa converte mais clientes em menos tempo.

Aumento do ticket médio

Uma vez que o cliente está bastante familiarizado com o site da empresa, provavelmente ele está disposto a gastar mais. Essa oportunidade é melhor aproveitada utilizando o CRO. Por exemplo, em vez de o site simplesmente agradecer pela compra efetuada, mostre ao cliente outras recomendações a partir do histórico de navegação dele na página da empresa. Assim, há chance de aumentar o ticket médio.

Melhor compreensão sobre o comportamento dos visitantes

O processo de conversão não ocorre da noite para o dia. Contudo, quanto melhor você conhece o visitante do seu site, mais rápida se dá a conversão. Com os testes feitos a partir do CRO, torna-se possível traçar o perfil de comportamento do visitante no seu site. A partir disso, será possível encontrar possíveis falhas e potencializar o processo de conversão.

Como aplicar o CRO?

Veja como executar essa estratégia e aumentar os seus resultados. Confira!

Faça testes A/B

Os testes A/B têm o propósito de verificar quais estratégias funcionam melhor para seu público-alvo. Por exemplo, por meio de ferramentas específicas, você pode criar várias versões do site da empresa, aplicar testes de usabilidade e assim estimar qual dessas versões tem maior probabilidade de converter o seu visitante.

Aposte em posts com mais tráfego

Para ter sucesso na conversão, atraia seu público para o site. Uma maneira interessante de fazer isso é aproveitar posts que têm grande apelo de seu público. Por exemplo, criar postagens com alto perfil de engajamento nas redes sociais, mas que trazem consigo o redirecionamento para o site. Dessa forma, mais pessoas visitam o site, o que aumenta as chances de conversão.

Use chatbots para melhorar o atendimento

Os chatbots são softwares que simulam o comportamento humano. Eles podem oferecer respostas padronizadas e imediatas. Essa importante ferramenta alia-se ao CRO. Por exemplo, pode-se utilizar chatbots para tirar dúvidas durante todo o processo de conversão no site. Ademais, isso faz toda a diferença na decisão final do visitante.

Essas foram algumas informações sobre o que é CRO. Para ampliar o potencial dessa ferramenta, é interessante turbinar o atendimento ao cliente. Sobretudo, realizar atendimento pós-venda, lidar com possíveis conflitos e humanizar o atendimento estão entre as ações que ajudam na conversão.

Então, gostou dessas informações? Compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima