O jardineiro e a abordagem vencedora!

Marketing de RelacionamentoHoje aconteceu um fato muito interessante e vou compartilhar com vocês que acompanham o Blog Gerando Demanda. Estava chegando na empresa e tinha um senhor muito simples, parado e observando uma pequena árvore aqui em frente, quando me aproximei, ele me abordou  informando que é jardineiro e que como a minha árvore está precisando ser podada, ele faria o trabalho por R$ 20,00!

Ai já começa a primeira lição desse encontro inusitado, ele me abordou falando de uma necessidade que ele identificou que eu tenho. Por qual motivo ele abordaria vizinhos que estivessem com suas árvores sem a necessidade de poda?

Quando ele percebeu que prestei atenção, afinal a abordagem dele foi direta e tocou em uma ferida, eu sabia que árvore estava sem podar faz um bom tempo, veio a segunda lição, ele disse que cortaria rapidamente e deixaria todos os galhos em sacos de lixos, para que eu não precisasse limpar  depois. Nesse momento ele agregou valor ao serviço.

Concordei que ele fizesse o trabalho, a abordagem dele foi vencedora!

Um pouco antes de terminar o serviço, vieram as terceira e quarta lições, ele me chamou pelo nome, que ele tinha perguntado logo quando me abordou, para perguntar se eu estava gostando ou se preferia que ele cortasse um pouco mais.  Ele personalizou o atendimento, me fez sentir especial ao me chamar pelo meu nome e ainda se preocupou com a qualidade do serviço, perguntando se eu estava gostando.

Um pouco depois ele terminou, fiz o pagamento e fui surpreendido com a quinta lição, ele me disse que tinha anotado o meu endereço na agenda e que voltaria, pois visita os clientes de dois em dois meses. Ele já me chamou de cliente e praticou atendimento e relacionamento! Se outro jardineiro me abordar, terei em mente que o Sr. Jair voltará em dois meses, ou seja, ele  fidelizou e blindou o seu serviço da concorrência. Agradeci e disse que o esperaria em breve.

Voltei alguns minutos depois para olhar a obra de arte que ele fez, a árvore ficou linda. Quando vejo, ele estava alguns metros a frente mostrando a minha árvore, e ai chega a sexta lição, ele estava usando um case, citando a venda que fez pra mim como referência. Meu vizinho ficará com uma árvore feia e a minha bonita? Se eu aceitei o serviço, por qual motivo meu vizinho não aceitaria? Resultado? Ele começou a podar a árvore do meu vizinho!

A sua empresa tem uma abordagem vencedora? Está seguindo essas seis lições?

Lição 1 – Identificar as necessidades do seu futuro cliente antes de abordá-lo.

Lição 2 – Agregar valor à sua abordagem, se diferenciando dos vários discursos parecidos.

Lição 3 – Personalizar o atendimento, o seu futuro cliente é único.

Lição 4 – Preocupação total com a qualidade, só isso garante que o cliente volte a comprar da sua empresa.

Lição 5 – Praticar o conceito de CRM (Customer Relationship Management), fidelizando os seus clientes.

Lição 6 – Transformar seus clientes em cases de sucesso, a venda mais barata é quando o nosso cliente nos indica ou se torna referência no segmento.

Quanta sabedoria em um simples senhor!

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