fbpx
negócio escalável

Negócio escalável: saiba o que é e como seguir esse modelo de gestão

A princípio, muitas pessoas enxergavam um risco enorme no ato de empreender. No entanto, com a chegada da Internet e a obrigatoriedade competitiva da transformação digital, essa visão mudou. Hoje, é possível conquistar resultados surpreendentes com foco em um objetivo claro, ao passo que o negócio escalável já é uma realidade entre nós.

Priorizar a rentabilização da empresa é a preocupação de todo proprietário. Afinal, estamos em meio a um cenário cheio de concorrentes diretos e indiretos. Entretanto, ganha vantagem aqueles que apostam na qualidade e na otimização das tarefas. Em outras palavras, o destaque acontece quando a simplificação conduz ao crescimento em grande escala.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo. Mostraremos as vantagens e os principais exemplos desse modelo que já gera muitos diálogos no ambiente corporativo.

Boa leitura!

O que significa negócio escalável

Atualmente, há diversos modelos de negócios destinados a variadas finalidades. Por exemplo, o Business to Business (B2B), Economia Colaborativa, Franchising e Marketplace. Boa parte deles consegue priorizar a escalabilidade e, consequentemente, obtém um crescimento exponencial. Logo, chegam a ser conhecidos até em esfera internacional.

O negócio escalável é um modelo que consegue alcançar resultados surpreendentes com menos recursos. Em outras palavras, ele aumenta sua receita sem que aconteça um aumento nas despesas corporativas. Afinal, a prioridade é otimizar os processos existentes. Nesse sentido, é possível manter a qualidade sob a alta demanda que a empresa deseja atingir.

O diferencial desse modelo de negócio

O negócio escalável carrega vantagens que o diferencia de outros modelos. Por exemplo, a qualidade nas entregas, a implantação de melhoria contínua e até a conquista internacional de credibilidade da marca. Entretanto, é sempre importante ter em mente a redução de gastos e a priorização da experiência do usuário.

Hoje, há grandes cases de sucesso no mercado: Netflix, Amazon e Airbnb são alguns deles. Geralmente, softwares e aplicativos entendem as necessidades do público que deseja atingir. Com isso, eles conseguem otimizar o serviço e garantir a satisfação do usuário. Tudo com base em análise de dados e feedbacks vistos de maneira construtiva. 

As principais características de um negócio escalável

Vale destacar os infoprodutos como típicos exemplos de negócios escaláveis. Apesar de carregar tantas vantagens, esse modelo só é ideal a determinadas gestões. Por isso, conheça abaixo as principais características e veja se ele é aplicável aos seus serviços. 

Alta demanda 

A principal característica de um negócio escalável é a importância que um produto ou serviço carrega. Ou seja, é uma solução que se adéqua às necessidades do público-alvo e tem o potencial de conquistar novos mercados

Expansão

O negócio escalável é propício aos empreendedores que desejam atingir a expansão. Seja em escala nacional ou internacional. Desse modo, é interessante formar um diferencial competitivo, através de uma análise, e ter um amplo conhecimento do seu segmento. Em outras palavras, é necessário obter mais vendas com menos custos. 

Padronização

A automação de processos e a excelência na logística caracterizam bem um negócio escalável. Afinal, todo o processo é valioso e deve se desenvolver de maneira inteligente. Sem que apresentem gaps ou retrabalhos

Em suma, esse é um modelo que oferece um resultado padrão aos clientes. Eles recebem aquilo que foi definido no escopo. Por isso, as etapas de produção precisam ser facilmente ensináveis e bem assimiladas. Desse modo, a empresa atinge uma receita recorrente e aumenta a produtividade dos colaboradores. Além disso, ela simplifica rotinas de trabalho e valoriza a imagem da marca

Durante a leitura deste artigo, você aprendeu o que é negócio escalável. Em resumo, é um modelo que facilita a expansão conforme seus interesses empresariais. Portanto, se ele se adéqua a tais características, comece já essa implantação.

Quer ficar por dentro de mais dicas para empreender? Então, não deixe de seguir nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima