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Marketing promocional: entenda o conceito e conheça os benefícios para sua empresa

Nas últimas décadas, o conceito de marketing se transformou. Ele continua sendo um importante pilar para todos os negócios, mas conseguiu se expandir, lançando mão de novas ferramentas, ocupando uma posição de destaque. Um exemplo disso é o marketing promocional, uma estratégia indispensável para manter qualquer negócio consolidado no mercado.

Segundo Philip Kotler, o marketing moderno nunca esteve tão próximo da administração de empresas. Afinal, implementar um marketing sólido e efetivo consiste em um longo processo em que criação de marca, produto, valores, serviços de pós-venda e fidelização devem estar alinhados. Aliás, o marketing promocional também faz parte de uma das mais recentes tendências do marketing digital.

Ademais, o conceito aparece como elemento-chave para criar a conexão entre marca e o público-alvo. Mas, como podemos defini-lo e quais são seus benefícios? Entenda a seguir!

O QUE É MARKETING PROMOCIONAL?

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o termo pode ser definido como o conjunto de estratégias responsáveis por criar uma marca, impulsionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações de interação com seu público. Sendo assim, há o objetivo de estimular a compra, gerar valor e criar estratégias de divulgação.

Aliás, existem diversas formas de divulgação incluídas nas promoções de marketing. Baseado na estratégia adotada pela equipe de marketing, essas técnicas podem variar e se alternar segundo outros fatores, como o calendário sazonal. Então, que tal conhecer alguns tipos de campanhas de marketing promocional? Continue a leitura!

TIPOS DE MARKETING PROMOCIONAL

 

  • Campanhas de produtos e serviços: o objetivo deste tipo de marketing promocional é apresentar a marca e aumentar sua popularidade. Para isso, são distribuídas amostras grátis, degustação de produtos e materiais de divulgação.
  • Brindes: a melhor opção são os brindes customizados, como canecas, chaveiros e adesivos. Assim, é criada uma conexão mais próxima com o cliente e sua marca será lembrada por bastante tempo.
  • Sorteios e concursos culturais: Esse tipo de marketing promocional é uma ótima maneira de movimentar as redes sociais. Suas ações criam expectativa, estimulam a criatividade e podem até alavancar as vendas, se a condição for acumular códigos de barras dos produtos, por exemplo.
  • Ofertas: As ofertas são o mecanismo mais utilizado no marketing promocional. Entre elas, as liquidações e descontos que impulsionam vendas e ajudam eliminar o estoque. Além disso, é uma maneira de tornar conhecida a marca e conquistar clientes.
  • Eventos promocionais: Em tempos de influenciadores web, conectá-los com seu público-alvo e eventos culturais, pode ser uma ótima estratégia. É uma oportunidade de reunir ações da própria marca, eventos, shows com potenciais clientes e os já fidelizados.

BENEFÍCIOS DO MARKETING PROMOCIONAL

Adotar o marketing promocional para a sua empresa pode trazer diversos frutos. É bastante útil para fortalecer sua imagem com o público, agregar valor ao seu produto e marca, assim como oferecer experiências únicas para seus clientes. Veja abaixo, em detalhes:

ATIVAÇÃO DA MARCA

Uma das vantagens mais esperadas com o marketing promocional, é consolidar a relação com o cliente. Dessa forma, a ativação da marca consiste em desencadear no reconhecimento da marca, tornando-a parte da vida dos clientes.

ENGAJAMENTO

Mais marcas vêm investindo no marketing promocional como uma maneira de gerar engajamento. Sobretudo, o próprio público cria um fluxo online sobre sua marca, num relacionamento genuíno. Uma poderosa ferramenta!

PROSPECÇÃO DE NOVOS CLIENTES

Ao promover a aproximação de novos clientes através do marketing promocional, maiores serão as chances de fidelizá-los. Não economize nas campanhas e promoções!

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Se as estratégias promocionais forem efetivas, mais clientes estarão dispostos a usarem ou provarem seu produto/serviço. A partir daí, entra em jogo o marketing de fidelização do cliente: investir em um vínculo real capaz de tornar a marca uma referência para ele.

CRESCIMENTO DA AUDIÊNCIA

As ações de divulgação devem promover aquilo que sua marca acredita e as razões para ela ser a escolhida pelos consumidores. Por isso, ecoar suas ideias e mensagens pode ser capaz de atrair mais clientes.

Além disso, outros benefícios podem surgir a partir de boas campanhas promocionais. Portanto, planeje como suas estratégias serão apresentadas ao público e quais são seus objetivos. Ao final, analise quais foram os resultados dessas ações, e  quais deram mais retorno.

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Referências: Conrado Adolpho

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