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Marketing no WhatsApp: conheça dicas para montar uma boa estratégia

Por que apostar em marketing no WhatsApp? A resposta é fácil! O mensageiro instantâneo é líder no ranking de aplicativos mais usados do mundo. Sobretudo, em celulares Android e IOS, ultrapassando inclusive o Facebook. O estudo é de 2019, feito pela empresa de análise de mercado App Annie.

Com tantos adeptos da ferramenta de mensagens, as empresas enxergaram uma oportunidade de se aproximar do seu público-alvo, tornando esse relacionamento mais estreito. Assim, passaram a apostar no app para a promoção de seus produtos e serviços. Inegavelmente, um prato cheio para ações de marketing digital.

De olho nessa tendência, foi lançada uma ferramenta exclusiva para empresas e que chegou recentemente no Brasil: o WhatsApp Business. Quer saber como dar um “up” nas suas estratégias de marketing digital? Continue a leitura!

Planejamento inicial do Marketing no WhatsApp

Antes de começar o relacionamento com o seu potencial cliente através do marketing no WhatsApp, faça um minucioso planejamento. Tanto a sua empresa quanto o seu cliente ou futuro cliente precisam saber como se dará esse relacionamento. Porém, é preciso ter em mente que a concretização de uma venda não se dará através do relacionamento oriundo do app. A venda é resultado do relacionamento fiel com clientes e prospectos. Inicialmente, seu público vai querer tirar dúvidas, receber novidades e informações exclusivas. Um link de “venda” não vai funcionar nessa etapa.

Cuidado com o volume de mensagens

Ninguém gosta de receber notificações a todo instante, com dezenas de mensagens. Quando estiver planejando o volume de mensagens a serem disparadas, lembre-se disso. Além do mais, é necessário ser o mais objetivo possível e não parecer invasivo. Sintetize ao máximo as informações para transmitir sua mensagem de maneira clara e objetiva. Além disso,  ao pensar em suas estratégias de marketing no WhatsApp, crie um cronograma de envio de mensagens. Contudo, evite programar mensagens fora do horário comercial, aos domingos e feriados, para não parecer inconveniente.

Pessoalidade é fundamental

Seu público não pode perceber que as mensagens são genéricas, evite parecer um robô. O intuito do aplicativo é a comunicação entre pessoas. Uma postura cordial na comunicação b2c pode fazer toda a diferença. Trate os clientes pelo nome e evite as mensagens automáticas. Dessa forma, quanto mais personalizada for a mensagem, maiores serão as chances de estreitar o relacionamento com seu potencial consumidor.

Mídias, vídeos curtos e tutorias

Tutorias rápidos, fotos e até mesmo vídeos são excelente formatos de conteúdo. Dependendo da informação que sua empresa deseja transmitir via WhatsApp, estude o formato de mensagem que tem mais ver com seu público, para gerar resultados ainda melhores. Nesse sentido, os vídeos curtos são uma ótima pedida, pois adaptam-se aos mais variados formatos de dispositivos, gerando engajamento.

Whatsapp para feedback, SAC e suporte

Que tal disponibilizar o WhatsApp como um canal de ajuda? Se acaso seus clientes tiverem algum problema com seu produto ou serviço, o auxílio através do aplicativo poderá resolvê-lo com muito mais rapidez e comodidade. Dessa forma, você poderá inclusive melhorar a imagem da sua empresa, além de ajudar a fidelizar mais clientes. Por outro lado, abra espaço via WhatsApp para receber comentários sobre a atuação da sua empresa. Como resultado, será possível avaliar  o desempenho das soluções da sua marca, de maneira rápida, prática e eficiente.

Gostou deste artigo? Fale com a gente pelo WhatsApp e conheça as melhores estratégias de marketing digital para sua empresa!

 

 

 

 

 

 

 

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