marketing na saúde

Marketing na Saúde: como fazer?

A internet abriu portas para que as pessoas procurassem por especialistas na área da saúde, de maneira mais rápida e prática. Praticidade de encontrar profissionais ao alcance de um clique tem gerado novas oportunidades. Dessa forma, é natural que a relação entre marketing e saúde tenha ficado ainda mais presente nesse meio.

Porém, é importante lembrar que, onde há muita oportunidade, há também muita concorrência. É preciso encontrar uma forma de se destacar no setor e chamar a atenção do público. E para aparecer nesse meio, nada melhor do que investir em estratégias e ferramentas de Marketing Digital para garantir um diferencial em relação aos concorrentes.

Descubra porque o Marketing na área da saúde é fundamental, entenda os benefícios desse investimento e receba algumas dicas para investir em Marketing, de forma a se destacar da concorrência.

BENEFÍCIOS DO MARKETING NA SAÚDE

 

1. ENTREGAR INFORMAÇÕES CONTUNDENTES

Quem não gosta de receber uma informação que agregue valor e conhecimento gratuitamente? A sociedade caminha em constante progresso e as informações estão cada vez mais rápidas. No entanto, é importante fornecer às pessoas informações confiáveis para que elas possam se manter atualizadas.

Isso é especialmente importante quando a questão envolve marketing e saúde, afinal, o marketing desse setor tem regras muito específicas. Por isso, a divulgação de informações de forma clara e ética é a melhor maneira de se chegar ao cliente.

2. MAIOR CONSCIÊNCIA DA EXISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Atualmente, existem muitas buscas orgânicas no Google em relação à saúde. Isso é bom, é um forte indicativo de que as pessoas se importam em cuidar de si próprias. E sempre que desejarem, poderão contar com um especialista de determinada área para marcar uma consulta online.

O Marketing na saúde é muito voltado a divulgar o serviço dos médicos. Com as estratégias corretas, seu estabelecimento de saúde ficará bem ranqueado nas pesquisas e chamará atenção dos pacientes.

3. ATRAIR MAIS CLIENTES

Como afirmamos anteriormente, é importante que o profissional da saúde invista em estratégias de Marketing Digital para se diferenciar dos demais. Entretanto, as informações de qualidade auxiliam o especialista a dar os primeiros passos para desenvolver uma estratégia, pois é considerada um dos principais fatores para atrair potenciais clientes.

No setor de saúde, o marketing de conteúdo é a melhor estratégia, pois a propaganda tradicional não é permitida. A divulgação de informações pertinentes certamente trará novos pacientes para seu consultório.

4. RETER OS CLIENTES ATUAIS

Além das estratégias de Marketing Digital ajudarem a trazer clientes, também são importantes para reter os atuais. Isso porque você será referenciado como uma autoridade no assunto e, dificilmente, os pacientes optarão por outros profissionais do mesmo setor.

Além disso, um Marketing de Conteúdo bem aplicado fará com que seu paciente se sinta próximo de você. Conteúdos divulgados na sua rede social cria um laço mais forte com os pacientes.

5 DICAS PARA FAZER UM BOM MARKETING NA ÁREA DA SAÚDE

Agora que já citamos os benefícios de se desenvolver uma estratégia de Marketing para profissionais da saúde, acompanhe, a seguir, 5 dicas valiosas para unir marketing e saúde, de forma a alcançar sucesso, fidelizar os pacientes que você já tem e conquistar novos.

1. INVESTIR NA IDENTIDADE VISUAL

Uma das primeiras coisas que o paciente terá contato antes de efetivamente contatar você, será a parte visual do seu negócio. Portanto, é necessário trabalhar bem a identidade visual, tornando-a atraente desde o primeiro contato.

Lembre-se de que é importante que a sua identidade visual seja pertinente a um estabelecimento de saúde. É importante deixar claro a sua especialidade e formas de entrarem em contato com o estabelecimento.

Fique atento também às determinações do Conselho Federal de Medicina para marketing em estabelecimentos de saúde. É terminantemente proibido utilizar fotos de pacientes ou oferecer garantias de resultados. Leve isso em consideração na hora de montar a sua identidade visual.

2. ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Essa dica não vale apenas para os profissionais da saúde, abrange todas as possibilidades de negócio. Inegavelmente, todas as pessoas gostam de ser bem atendidas. Esse é um diferencial e tanto.

Portanto, considere personalizar seu atendimento, para cativar novos pacientes, fidelizar e ainda gerar mais indicações. Deixe isso claro nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Além disso, evidencie que você trabalha com o que há de mais moderno e está sempre se atualizando. Porém, voltamos a frisar que é essencial ficar atento ao que diz o Conselho. Nunca dê a entender que você é “o melhor” ou “o único capaz”.

3. CONTEÚDO E OTIMIZAÇÃO PARA OS MECANISMOS DE BUSCA

Tratando-se do Inbound Marketing, é fundamental considerar um conteúdo altamente qualitativo e que entregue valor, e suas devidas otimizações para ranquear nos mecanismos de busca.

Procure se aprofundar na intenção de busca do usuário na internet, e priorize dialogar com esse potencial cliente. Nesse momento, um especialista de Marketing Digital torna-se fundamental para realizar um diagnóstico da sua estratégia e do seu mercado de atuação.

Sobretudo, ele saberá direcionar o seu trabalho, de forma a conseguir uma ótima posição nos mecanismos de busca, organicamente, e criar uma identidade visual adequada.

4. UTILIZE O WHATSAPP COMO CANAL DE RELACIONAMENTO

O WhatsApp tornou-se um canal de comunicação muito relevante nos últimos anos, principalmente para o mundo corporativo. Portanto, é muito importante que você possua um número de WhatsApp dedicado, para tornar esse contato mais acessível e individualizado com o cliente.

Lembre-se de orientar os seus funcionários a serem extremamente cordiais. Via de regra, o WhatsApp é um canal mais informal de conversa. Mesmo assim, é preciso manter a cordialidade e o profissionalismo ao se comunicar com os pacientes por esse meio. Baixe o WhatsApp Business para garantir um atendimento mais preciso e bem executado.

5. INVISTA NO OUTBOUND MARKETING

Muita gente pensa que os meios tradicionais de Marketing estão “antiquados”, mas isso não é verdade. Embora mais restritos, eles atingem um público diferente daquele atingido na internet.

Por isso, utilize os meios de divulgação tradicionais como panfletos ou anúncios e jornais para que o seu negócio alcance outro tipo de audiência. Ademais, mesclando uma estratégia com a outra, você conseguirá gerar resultados ainda mais relevantes para o seu negócio.

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