marketing de atração

Saiba o que é marketing de atração e conheça as vantagens de investir nessa estratégia

Ter um conteúdo online otimizado para os mecanismos de busca, saber nutrir a persona e transformá-la em lead são apenas algumas das características do marketing de atração, também conhecido pelos especialistas em marketing digital como Inbound Marketing.

Saber criar o interesse do seu público-alvo acerca do seu produto ou serviço por espontânea vontade, é uma das principais premissas do marketing de atração. Ao invés de ir atrás dos clientes, os próprios clientes vão atrás de você! Continue a leitura para entender como isso é possível.

O que é marketing de atração?

Marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing, trata-se de um tipo de marketing persuasivo, ou seja, o marketing que visa atrair as pessoas certas e no momento certo, com conteúdo relevante.

Essa expressão foi originalmente criada por Brian Halligan, fundador da Hubspot. Mas o conceito já existe muito antes do que se imagina.

O termo teve sua primeira aparição no livro de Seth Godin intitulado “Permission Marketing”, datado de 1999.

O marketing de atração pode ser utilizado na internet para atrair o potencial comprador a adquirir o que você tem a oferecer, através de conteúdos que respondam às principais dúvidas da persona. Conteúdos esses que podem ser divulgados nas redes sociais, blogs, vídeos, e-books, entre outros.

Metodologia do Inbound marketing

A primeira fase da metodologia do marketing de atração se caracteriza unicamente em atrair as pessoas certas.

Do que adianta uma loja estar lotada, se poucas pessoas efetivamente comprarão?

Por isso é necessário desenvolver estratégias que respondam por completo às dúvidas de quem deseja se saber mais sobre um determinado produto ou serviço. Veja a seguir alguns exemplos de como isso pode ser feito:

  • Conteúdos em blog (e-books, artigos, webinars);
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • Site corporativo;
  • Redes sociais;

A segunda fase é um pouco mais objetiva, que é o momento de converter o usuário.

A conversão significa uma “troca de favores”.

Você oferece o conteúdo relevante em troca das informações pessoais do futuro lead, como nome e e-mail, que serão suficientes para encaixá-lo num fluxo de nutrição de leads, que mais à frente explicaremos melhor.

Essas conversões podem ocorrer através de:

  • Landing Pages;
  • Formulários;
  • Calls-To-Action (ou chamada para ação);
  • Software de CRM;

Hora de dar o bote!

A penúltima e terceira fase do processo de Inbound é preparar o contato para efetuar a compra.

É um momento decisivo, por isso, esteja preparado para lançar sua oferta para quem já demonstrou todos os indícios de que esta interessado na sua empresa, e só necessita de um “empurrãozinho” para adquirir o seu produto ou serviço.

Veja como as ferramentas abaixo ajudarão você a convencer o lead  a passar de um estágio para outro no momento da compra:

Por fim, a última fase da Metodologia de Inbound Marketing, é encantar.

Hoje em dia é essencial trabalhar o pós-venda, de modo que você garanta uma experiência de serviço única e exclusiva, fazendo o cliente se tornar propagador da sua marca e do seu serviço.

Entretanto, é importante você manter um relacionamento ativo com o cliente e garantir que ele volte a fazer negócio com sua empresa e, que ainda faça indicações para mais pessoas.

Motivos para investir no Marketing de Atração

Não se convenceu de que o Inbound Marketing pode ser a melhor forma de trazer as pessoas certas até você?

A seguir você verá grandes motivos para aplicar essa metodologia.

Custo reduzido

Adotar o Inbound Marketing na sua empresa é infinitamente mais barato do que investir nas mídias tradicionais.

Isso porque todas as ações são construídas nos meios digitais, garantindo uma maior entrega de conteúdos relevantes para um público segmentado, e não para todos os segmentos.

Construir autoridade

Na internet é possível tornar sua empresa uma referência no segmento. Isso não significa que ela é a maior de todas, mas sim a que fala de forma mais aprofundada a respeito de um determinado assunto.

Lembrando que serão as pessoas que você pretende atingir que farão essa afirmativa.

Educar o mercado

A construção de autoridade também se baseia na educação do seu mercado, ou seja, o quanto a comunicação da sua empresa está atingindo essas pessoas, e o quanto elas se influenciam.

Portanto, lembre-se sempre de fornecer informações contundentes para a sua persona.

Resultados mensuráveis

Diferentemente do marketing tradicional, no Inbound Marketing é possível mensurar resultados com precisão.

Imagina que você tenha feito uma campanha no Google Ads e quer descobrir quantas pessoas visualizaram seu anúncio.

A ferramenta de anúncios lhe mostrará exatamente os números, e não só isso, como também o perfil do indivíduo que acessou (ex.: faixa etária, com o que trabalha, qual o dispositivo de acesso, entre outros).

Aplicação do Marketing de Atração

Certamente, se você chegou até essa etapa de leitura do conteúdo é porque tem interesse em adotar o Marketing de Atração (Inbound Marketing) em seu negócio e, assim, alcançar os seus objetivos com maior velocidade. Além disso, aumentar o número de clientes e de vendas, bem como a potencialização da autoridade de sua empresa no ambiente digital.

Diante disso, montamos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo. Veja:

Defina e conheça o seu público de interesse

Para aplicar o Inbound Marketing em seu negócio, uma das primeiras coisas que precisa fazer é definir e conhecer bem a sua persona, ou melhor, o público que busca atingir com as suas ações de marketing.

Para isso, após definir o público que deseja atingir, você pode fazer uma pesquisa com o objetivo de conhecê-lo melhor. Nessa pesquisa, considere saber as seguintes informações do seu público: idade ou faixa etária, nível de escolaridade, ocupação profissional, ambições pessoais e profissionais e outras importantes.

Para que as suas ações de Inbound Marketing alcancem sucesso, é preciso que saiba, de fato, para quem elas se destinam. Dessa forma, será possível criar estratégias de marketing condizentes, alinhadas e impactantes.

Elabore um planejamento de Inbound Marketing eficiente

Como em qualquer atividade ou estratégia empresarial, é preciso elaborar um planejamento de Inbound Marketing para conduzir as ações que pensa em adotar, com o objetivo de alcançar o público que você definiu.

Veja, no entanto, que você não irá exatamente atrás desse público, mas sim o atrairá a partir de ações planejadas e atraentes.

Por exemplo, em seu planejamento de Inbound Marketing, considere definir objetivos claros que deseja alcançar. A partir de então, inclua um calendário editorial e de publicações para conduzir suas ações de compartilhamento de conteúdos em plataformas digitais como site e redes sociais. Além disso, é essencial definir métricas para avaliar o desempenho de suas ações e os resultados que alcançou.

Faça um blog atrativo, tenha um site e crie perfis em redes sociais

O blog pode ser visto, sem sombra de dúvida, como o coração de uma estratégia eficiente de Inbound Marketing, pois é a partir dessa plataforma digital (e outras que podem ser incluídas na estratégia) que o público definido será atingido.

Além do blog, também é interessante ter um site e perfis em redes sociais. Tendo esse aparato comunicacional, você pode criar uma estratégia de Inbound Marketing poderosa. Por exemplo, publicar conteúdos no blog que direcionem os leitores para o seu site comercial. Antes disso, pode criar chamadas para ação voltadas para redes sociais que estimulem potenciais clientes a lerem os seus conteúdos no blog.

É importante, cabe salientar, que produza conteúdos de qualidade, relevantes e que convençam a persona de que seu material é relevante.

Adote técnicas de SEO

Por fim, não menos importante que as outras dicas que damos, elabore uma estratégia de SEO eficiente, que seja capaz de fazer com que o seu blog alcance uma boa posição nos mecanismos de buscas da web, como o Google, por exemplo. Fazendo isso, você dará mais visibilidade ao seu negócio e poderá alcançar mais clientes e fazer mais vendas.

Algumas técnicas de SEO a serem adotadas são: introdução de links internos e externos em seus conteúdos, uso de palavras-chave, uso de heading tags (H2, H3, entre outras) etc. Clique aqui para ler um artigo completo sobre as técnicas de SEO.

Com a GDD, você pode descomplicar todos os processos acima. Somos uma equipe atenta às novidades e nos atualizamos constantemente, visando oferecer os melhores recursos em inbound marketing.

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