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Saiba como incluir listas de transmissão do WhatsApp na estratégia de marketing

Após ser comprado pelo Facebook, o WhatsApp obteve um crescimento surpreendente, devido à facilidade de uso e o investimento em criptografia, que procura garantir a segurança nas trocas de mensagens. Essa popularidade fez com que as empresas apostassem na lista de transmissão do WhatsApp para atração e fidelização de clientes.

Toda empresa que deseja aumentar a lucratividade e ter sucesso nas estratégias de marketing e vendas, deve usar os canais de comunicação que estabeleçam um relacionamento consistente com os clientes. No entanto, antes de dar os primeiros passos, é necessário ter conhecimento das boas práticas.

Neste artigo, você terá a oportunidade de entender melhor como essas listas funcionam e como podem ajudar a criar um planejamento estratégico eficiente.

Confira!

Qual é o impacto do uso WhatsApp pelas empresas?

Usado por mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo, o WhatsApp se tornou bem mais que um aplicativo que permite a interação entre usuários. Empresas de diversos segmentos apostam nessa ferramenta para cativar o cliente e fazer com que ele obtenha total confiança por aquela marca.

O advento da internet e a necessidade da transformação digital obrigou as corporações a pensarem em ações práticas, que garantam a retenção e as decisões, baseadas nas características e nos anseios do consumidor. Logo, nada melhor que se aproximar dele com a ajuda de um canal que já é bastante popular, como o WhatsApp.

Qual é a importância do WhatsApp nas estratégias de marketing?

Você já deve ter conhecimento de que a empresa precisa estar presente nos principais ambientes online do seu público-alvo. É uma forma de trabalhar a própria imagem para ganhar credibilidade, colocar em prática táticas de marketing de relacionamento e, também, facilitar as vendas.

Com o WhatsApp, seu time trabalha com o envio de conteúdos estratégicos direcionado à sua lista de transmissão, conquistada por meio do consentimento do usuário que deseja receber novidades ou informações sobre o seu negócio.

O que é a lista de transmissão do WhatsApp?

Além da possibilidade de construir grupos no WhatsApp para desenvolver um clube de assinatura, esse aplicativo permite que você trabalhe um contato personalizado e segmentado com seus clientes por meio da lista de transmissão, recurso disponível tanto na versão Business quanto na convencional.

É possível criar listas conforme a localização, gênero ou, até mesmo, a etapa do funil na qual esses usuários estejam. No entanto, é muito interessante que sua marca assegure que o lead salve o seu número nos contatos para ele receber as mensagens. Caso contrário, ele não terá acesso aos seus conteúdos.

Quais são as diferenças entre lista de transmissão e grupo?

Não é incomum que as pessoas confundam a lista de transmissão com os grupos do WhatsApp. Não podemos culpá-las, afinal, os dois recursos oferecem a possibilidade de enviar mensagens para várias pessoas de uma vez. No entanto, há diferenças bastante significativas em termos de possibilidades.

Na lista de transmissão, é possível entrar em contato com várias pessoas de forma individual, as mensagens são disparadas, mas um contato não pode ver o que o outro recebeu. Nos grupos, o processo é mais amplo, eles funcionam como se fossem salas de bate-papo, onde todos podem enviar mensagens e ver as informações de outras pessoas.

Como fazer uma lista de transmissão de sucesso?

Agora que você entendeu os principais fundamentos desse recurso do WhatsApp, separamos aqui algumas dicas de como ser bem-sucedido na sua criação.

Continue!

Tenha a permissão do cliente

Primeiramente, é necessário obter a permissão do cliente e seguir o que é imposto pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Após essa adequação, é interessante que sua equipe defina um objetivo para esse tipo de investimento. Afinal, é uma tarefa que requer esforços, análises e otimização constante de resultados.

Tome cuidado com a linguagem

Muitas empresas focam no WhatsApp para implantar o marketing de conteúdo, por exemplo. Ademais, independentemente do foco, não deixe de ter cuidado com o tom e a linguagem usada. Lembre-se de que o intuito é fortalecer o relacionamento construído e preservar a credibilidade da sua marca.

Construa um calendário de postagem

Na intenção de manter uma frequência saudável de envios, construa um calendário de postagens e foque na qualidade, tanto na produção de textos como na escolha de vídeos e imagens. Capriche nos elementos visuais e sempre se mostre à disposição para responder qualquer dúvida ou solicitação.

Confirme que seu número foi salvo

Como falamos no início do texto, é importante que você confirme com os seus clientes e leads que o seu número foi salvo como um contato. Caso isso não aconteça, eles não terão como receber as suas mensagens.

Por isso, aconselhamos que, assim que os números de seus leads forem salvos, entre em contato e peça para que eles salvem o seu WhatsApp. Não se esqueça que, mesmo que eles já tenham te enviado o contato deles, isso não significa que já estão fidelizados. Você precisará oferecer uma proposta de valor para que vejam vantagem em salvar o seu contato.

Segmente os seus clientes

A segmentação é uma parte importante da estratégia de marketing, principalmente, para ajudar na correta distribuição de conteúdo. Aqui, o objetivo é evitar o envio em massa e, ao dividir, você consegue separar os contatos em pequenos grupos, potencializando a sua estratégia. Uma das formas de se fazer isso é de acordo com cada etapa do contato, por exemplo, criar uma lista para clientes, leads e prospects.

Prepare a sua estratégia

Essa etapa casa com a construção do calendário editorial, é importante antes de pensar em datas para enviar o seu conteúdo, definir que tipo é o mais interessante para o seu público. Aproveite esse momento para determinar o que deve enviar de acordo com a segmentação. Isso é importante para atingir o público de maneira correta. Ainda, não se esqueça de colocar as estratégias do WhatsApp no plano de marketing geral.

Tenha cuidado com a privacidade de seus clientes

Por fim, não abuse da oportunidade de entrar em contato diretamente com seus leads. A privacidade deve ser respeitada e é importante evitar ser uma pessoa inconveniente, mandando mensagens a todo o momento ou com uma abordagem invasiva. Lembre-se de que o seu objetivo é desenvolver um relacionamento, mas isso não pode extrapolar.

Ser profissional é fundamental para evitar que essa relação dê errado. Com esse objetivo, destacamos a importância de mandar mensagens apenas quando necessárias, procurando enviar assuntos que realmente estão relacionados com o que o cliente precisa.

Durante a leitura deste artigo, você conheceu o que é uma lista de transmissão do WhatsApp e como ela pode ajudar nas estratégias de marketing e vendas da sua empresa. Portanto, considere nossas dicas e conquiste seus objetivos com mais facilidade.

Continue conosco e leia este conteúdo que mostra as boas práticas do atendimento no WhatsApp.

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