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Saiba como gerar leads B2B para seu negócio

Entender como gerar leads B2B é um dos grandes desafios para empresas que atuam diretamente na venda para outras pessoas. Quem acredita que precisam ser usadas as mesmas práticas que nos negócios B2C está totalmente enganado. Isso acontece porque o processo de prospecção desse tipo de lead é mais complexo.

A fatia existente do público-alvo é menor nesse caso e, consequentemente, a concorrência é muito maior. Assim, descobrir o que é necessário para aumentar as vendas no mercado B2B é o principal trabalho do time de marketing e comercial dos segmentos em questão.

Quer entender como aperfeiçoar as negociações e aumentar suas vendas? Então, continue a leitura deste artigo.

O que são leads B2B e qual a diferença para B2C?

Toda empresa precisa trabalhar com leads, ou seja, potenciais clientes para sua marca. Em uma pesquisa da Content Marketing Institute, 85% das empresas B2B acreditam ser a principal prática a ser seguida para conseguir converter vendas. Dessa maneira, como o próprio nome já diz, business-to-business são as empresas que atuam diretamente na venda para outras companhias, o que é totalmente diferente do B2C, business-to-client.

Trabalhar com esses leads B2B é a melhor maneira de conseguir alcançar o sucesso no time de vendas. Afinal, toda empresa, à medida que trabalha suas estratégias de marketing, não somente alcança novos leads, como também consegue desenvolvê-los na jornada de compra e realmente concretizar a negociação.

Como gerar leads B2B?

Agora, veja algumas boas práticas para conseguir atrair mais potenciais clientes na sua estratégia business-to-business.

Confira!

Captação Ativa

A prospecção ativa é uma das maneiras mais tradicionais de captação de clientes. Entretanto, durante muito tempo, muitas marcas compravam listas de e-mails para o envio de conteúdo. Hoje, além de não ser uma estratégia efetiva, por não garantir alcançar o público ideal, infringe a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Trabalhar com as ferramentas corretas, como redes sociais, ações promocionais e merchandising, contatos diretos, transmissão no WhatsApp e anúncios em mídias, é uma maneira bem mais objetiva e que permite acertar o público que realmente é um possível consumidor da sua marca.

Eventos

Ainda quando falamos de prospecção ativa, os eventos são uma das maneiras mais precisas. Isso acontece porque, mesmo sendo o mercado B2B muito limitado, quando a empresa está com boa demanda, o público realmente deseja consumir o produto ofertado por você.

Em eventos e feiras, a diferença é que mais de uma empresa está presente e é o momento correto para ofertar e apresentar o seu serviço. Além disso, os eventos online, potencializados durante a pandemia, correspondem a uma maneira muito objetiva de fazer essa aproximação entre empresas e potenciais clientes.

Inbound marketing

Por fim e não menos importante, o inbound marketing ganhou muita atenção, principalmente quando falamos de estratégias de marketing digital. A geração de conteúdos, como posts, e-books, infográficos e outros, permite que possamos não somente prospectar esses leads B2B, como também alimentá-los na jornada de compra.

Na medida que eles surgem, envia-se mais tipos de conteúdos, despertando o interesse e o consumo daquilo que você tem a oferecer. Na última etapa dessa jornada, conhecida também como fundo de funil, é o momento que seu time de vendas deve apresentar ofertas que possam sanar as demandas despertadas durante o processo.

Para prospectar os leads B2B e transformar essas empresas em clientes não tem uma fórmula perfeita. Cada segmento precisa desenvolver e acompanhar o desempenho das estratégias desenvolvidas. É justamente por isso que é tão importante contar com uma agência que permita trabalhar com essas estratégias de acordo com a demanda do seu negócio.

Quer saber como a GDD pode auxiliar você nisso? Então, aproveite, entre em contato conosco e saiba como aumentar suas vendas B2B agora mesmo!

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