lead tracking

Você já ouviu falar de lead tracking? A gente explica!

Uma estratégia de marketing digital bem-sucedida compreende a definição de uma persona, que serve como base para as estratégias do funil de vendas. No entanto, quando se tem o objetivo de otimizar os resultados das vendas, é necessário adotar estratégias mais específicas de captação, como o lead tracking.

Essa tática faz com que se conheça verdadeiramente os leads de um negócio, eliminando do radar aqueles de baixo potencial. Isso permite que o setor de vendas da empresa, por exemplo, consiga gerenciar melhor suas estratégias e fazer abordagens de venda mais acertadas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra quais são as funcionalidades do lead tracking, quais são suas vantagens e como ele deve ser aplicado. Confira!

Como funciona o lead tracking?

O termo lead tracking pode ser traduzido, de forma livre, para rastreamento (tracking) do cliente em potencial (lead). Basicamente, é isso que ele faz na prática: monitorar leads do início ao fim da jornada de compras.

Essa ferramenta tecnológica apresenta uma série de funcionalidades no modo de rastrear o lead. Por exemplo, é possível identificar quem são os potenciais clientes que visitam o site da empresa, por quais páginas eles passaram e também ter acesso ao histórico de interações deles com a empresa.

O lead tracking também emite notificações à empresa, mostrando para a equipe de vendedores quando um lead qualificado busca por algum produto ou serviço na página da empresa. Ou seja, se ele visitou sua página de preços, é possível notificar um vendedor ou enviar um e-mail específico para ele de forma automática.

Quais as vantagens de adotar esse rastreamento?

Dada as suas características de fazer um detalhado rastreamento da jornada do cliente em potencial, o lead tracking ajuda a aumentar a personalização no relacionamento com esses leads. Isso ajuda a evitar erros de abordagem e de direcionamento de ofertas, consequentemente, aumentando o potencial de vendas.

Outra vantagem é que a empresa deixa de perder tempo com leads de baixo potencial. Conhecendo seus verdadeiros leads, a empresa pode focar mais em estratégias e direcionar o orçamento para quem realmente vai resultar em compras efetivas.

Como o lead tracking pode ser aplicado?

O lead tracking é uma ferramenta disponibilizada por um software. Geralmente, integrar ao site da empresa, local onde fazer o rastreamento do lead. Em alguns casos, esse processo acompanha de forma manual. Por exemplo, a equipe de vendas pode perceber quais materiais seus leads baixaram e quando eles entraram em contato com a empresa, dentre outros detalhes.

No entanto, esse tipo de monitoramento manual pode ser insustentável ou inviável. Isso porque a empresa que quer aumentar o seu número de clientes, naturalmente, precisa ter um sistema mais robusto, que seja capaz de trabalhar com grandes volumes de informações.

A solução, então, é associar o rastreamento a um software de automação de marketing. Isso pode ser encontrado na Resultados Digitais. Essa empresa desenvolveu a possibilidade de um lead tracking mais completo. Isso quer dizer, por exemplo, integrar o site da empresa a outras funcionalidades, como e-mail marketing, segmentação de leads e lead scoring.

Essas foram algumas informações sobre lead tracking. É importante buscar uma empresa especializada para ajudar na implementação e interpretação dos dados resultantes dessa estratégia.

Para isso, vale a pena buscar a GDD. Somos uma empresa especializada em soluções de marketing digital e temos parceria com a Resultados Digitais, trabalhando de forma integrada para que a sua empresa bata as metas de vendas.

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