landing page

Como criar uma landing page que gera resultados?

Se você busca prospectar leads e aumentar o número de visitas do seu site ou blog, uma landing page pode auxiliar nessa tarefa. A landing page funciona como um formulário, contendo uma “isca” para que sejam captados os dados dos seus prováveis clientes, convertendo-os em leads.

Continue a leitura e descubra como criar e otimizar sua landing page da melhor forma possível e obtenha resultados incríveis.

O que é uma landing page?

A landing page representa uma “página de aterrisagem” formulada especificamente com o intuito de converter o visitante em uma lead.

Essa transação acontece no momento em que o visitante preenche o formulário para receber um contato ou para fazer aquisição de algum material rico.

Vamos usar como exemplo a landing page de diagnóstico de marketing digital da GDD para você entender melhor:

landing page: o que é e como criar?
Printscreen da landing page da GDD

Existem inúmeras formas de você formular uma página de aterrisagem, portanto exploraremos isso em um outro momento.

Qual a importância de uma landing page?

Embora tenha como função principal converter o usuário em um potencial cliente, a landing page serve também para conhecer mais a fundo a respeito de quem acessa a página.

Isso é relevante para aprimorar sua estratégia de marketing digital, permitindo que você crie conteúdos mais segmentados em seus canais online.

Além disso, você poderá incluir seu potencial cliente em um fluxo de nutrição de leads, facilitando no processo de persuasão da persona para o fundo de funil (BoFu).

Elementos fundamentais de uma landing page

O padrão das páginas de captura costuma ter por volta de 4 elementos simples, que são: Título e subtítulo, descrição da oferta, imagens e formulários. Essas informações são suficientes para criar uma landing page que converta em oportunidades de negócios.

Título e Subtítulo

O título e subtítulo serão as primeiras coisas que os visitantes verão na sua página. Nelas estão descritas o título da oferta e sua breve descrição, respectivamente.

Olhe novamente nossa landing page e observe o título e subtítulo:


Printscreen da landing page da GDD

Poucas pessoas lerão o restante das informações, portanto, capriche no título da sua oferta, de modo que a torne mais atrativa para o usuário.

Descrição da oferta

A descrição da oferta mostra previamente os benefícios e vantagens que determinado produto ou serviço poderá lhe proporcionar, aumentando as chances do usuário de tomar uma ação.

Normalmente elas ficam descritas abaixo ou ao lado da imagem do produto.


Printscreen da landing page da GDD

Imagens

As imagens servem para ilustrar o conteúdo promovido. Elas são fundamentais e estão presentes na maioria das landing pages, no entanto, use sua criatividade ao decidir incluir as imagens na sua página.

Formulários

Os formulários exibem as informações contidas no momento da prospecção. É através delas que você obterá as informações de contato do potencial cliente.

Em muitos editores de LP – a exemplo do RD Station – é possível alterar os campos, portanto, coloque como obrigatoriedade os itens de nome e e-mail ou simplesmente e-mail.


Printscreen da landing page da GDD

O que é CRO e qual sua importancia na landing page?

Agora que você já sabe a importância da página de aterrisagem e como configurá-la de maneira adequada, é importante que você conheça o CRO.

CRO significa Convert Rate Optimization, o equivalente a Otimização de Conversão, que tem como principal objetivo aumentar o engajamento de uma lead recém convertido através da landing page, a fim de torná-lo um cliente efetivo.

Mas como colocar em prática o CRO? No próximo tópico conheça dicas que te ajudarão a entender melhor.

Realização de testes A/B

Além de métricas, também ressaltamos a importância da realização de testes. Afinal, você precisará saber o que melhor funciona na “corrida por leads”.

Os testes A/B são duas versões diferentes de um mesmo conteúdo, nesse caso, de uma landing page.

Recomendamos que você faça alterações no título e na descrição, e também na chamada para a ação para entender qual detém mais poder de conversão, garantimos que será útil para você.

Inclua a landing page em posts que geram tráfego

Os blogposts são grandes aliados das páginas de aterrisagem, no entanto, faça inclusão das landing pages através de banners em locais específicos do seu blog, ou as inclua como hiperlinks em determinadas palavras.

Lembre-se sempre de otimizar da melhor forma as landing pages, e principalmente pesquise os seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo, e adapte-as da melhor forma possível para obter resultados relevantes.

Gostaria de receber mais dicas em sua estratégia de marketing digital? Entre em contato conosco e faça um diagnóstico de sua estratégia de marketing digital!

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