Inbound e outbound marketing: quais as diferenças?

Alguns especialistas em marketing digital afirmam que o outbound marketing morreu, o que não é verdade. Apesar de ser considerada uma metodologia ultrapassada, de uns anos para cá ela se reinventou, e atualmente anda de mãos dadas com o inbound marketing.

No artigo dessa semana abordaremos sobre essas duas estratégias que, se bem aplicadas, te darão resultados notórios.

Mas afinal, o que é outbound marketing?

Outbound marketing é uma metodologia focada na abordagem ao cliente de maneira direta, muitas das vezes associadas ao marketing tradicional que conhecemos, a exemplo de anúncios feitos em jornais impressos, banners, rádios, outdoors, televisão, entre outros.

Vantagens do outbound marketing

Agora que você já conhece o conceito, abaixo relacionamos algumas vantagens que o outbound tem a oferecer dentro de uma estratégia de marketing digital. Acompanhe:

Gera resultados a curto prazo

No outbound funciona um pouco diferente, isso pelo fato de alcançar um público mais genérico, possibilitando a existência de resultados a curto prazo.

Mais fácil de executar

No outbound marketing não há prioridade quanto a realização do planejamento estratégico a longo prazo, no entanto, torna-se mais fácil e rápido de executar a estratégia.

A seguir explicaremos sobre o inbound marketing e suas vantagens dentro de uma estratégia de marketing digital.

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é um conjunto de estratégias que visam atrair, converter e encantar clientes através de conteúdos relevantes presente nas redes sociais, artigos de blog, vídeos ou e-books, que respondam as dores da persona objetivamente.

Na medida em que o potencial cliente vai interagindo com esses conteúdos, inconscientemente ela entra no funil de vendas (também conhecido como funil de marketing), que são divididos em três etapas: topo, meio e fundo de funil.

Em cada etapa do funil de vendas são elaborados conteúdos estratégicos, fazendo com que o prospecto cliente caminhe de um estágio a outro, até finalmente fazê-lo considerar a comprar de você.

Vantagens do inbound marketing

Dados comprovam que investir em estratégias de inbound marketing traz mais benefícios e vantagens, sendo relevante a médio e longo prazo. No entanto, elas possuem algumas particularidades. Veja a seguir:

Comunicar-se com pessoas certas

As personas representam a criação semifictícia do seu público ideal. Entretanto, apenas pessoas interessadas pela sua marca farão parte desse grupo e, ocasionalmente, estarão mais propensas a adquirir os produtos e serviços da sua empresa.

Mensurar resultados precisos

No inbound marketing, é possível verificar os resultados obtidos através das métricas disponíveis nos canais online. É possível saber, por exemplo, quantas pessoas acessaram sua página, baixaram materiais ricos, entraram em contato, etc.

Diferenças entre inbound marketing e outbound marketing

Agora que você já conhece as metodologias e as suas principais vantagens, nesse momento daremos ênfase quanto as suas diferenças.

Inbound marketing

  • Comunicação com público específico;
  • Produção de materiais relevantes nas mídias online (em canais como site/blog corporativo, redes sociais);
  • Custo inferior se comparado aos meios tradicionais de publicidade;
  • Mensuração de métricas com resultados precisos;
  • Planejamento estratégico mensurado a médio e longo prazo

Outbound marketing

  • Comunicação unidirecional;
  • Custo de investimento alto (por ser uma estratégia com foco em retorno sobre o investimento a curto prazo);
  • Tem prazo de validade para divulgação;
  • Não há possibilidade de pausar a campanha e deixá-la pela metade

Inbound e outbound: em qual investir?

Certamente você deve ter feito o seguinte questionamento: qual delas vale mais a pena investir?

E a resposta é: em ambas.

Com o inbound marketing, os resultados da estratégia não aparecem a curto prazo. A princípio invista no outbound marketing para que as pessoas tomem conhecimento da sua existência no mercado.

Na medida em que sua estratégia de outbound marketing adquirir maturidade, foque no inbound marketing, desse modo ganhará autoridade mais rapidamente.

No entanto, as duas estratégias podem ser muito eficazes se aplicadas de maneira correta. Para isso, é preciso entender os objetivos da empresa, o quanto ela está disposta a investir e o tempo desejado de retorno sobre o investimento.

Já sabia a diferença entre o inbound e outbound marketing? Deixe um comentário abaixo que retornaremos o mais breve possível!

 

 

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