gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais: como fazer um gerenciamento eficiente?

As redes sociais dominaram a internet nos últimos anos. De acordo a revista Exame, pesquisas apontam que 62% da população brasileira faz uso das redes sociais no dia a dia.

No entanto, as empresas começaram a entender o avanço que a internet proporcionava para as pessoas e, aos poucos, as corporações foram se adequando ao cenário digital.

Hoje em dia, atrair o consumidor online se tornou muito mais fácil e viável. Basta ter uma página da sua empresa no Facebook e uma conta no Instagram, que serão suficientes para você se comunicar com o seu público e manter uma relação com ele.

Por isso, os profissionais de marketing digital se tornaram uma peça importante para estruturar o perfil das corporações e entender o perfil do potencial cliente.

No artigo de hoje, descubra como a gestão de redes sociais pode ser importante para o seu negócio, e entenda como planejar e estruturar um conteúdo relevante que gere resultados.

O que é gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais pode ser caracterizado como o monitoramento constante dos conteúdos presentes nas redes sociais, com o propósito de engajar estrategicamente uma audiência.

O ato de publicar nas redes sociais é a última etapa de todo um processo estratégico. É necessário que  o conteúdo seja previamente estruturado para não ocorrer falhas em relação ao planejamento e financiamento da campanha.

Portanto, é extremamente importante treinar um colaborador para cuidar dessa área na empresa.

O primeiro passo é definir o público do seu negócio. Em seguida, coletar o máximo de informações relativas a essa audiência (o que costumam pesquisar, quais as principais características, os sites que mais acessam, entre outros).

A importância das redes sociais

As redes sociais se tornaram aliadas importantes para as empresas na era contemporânea. Tanto o acesso à informação quanto a propagação de campanhas e novidades ocorrem em velocidade instantânea.

Hoje em dia a presença corporativa na internet se tornou primordial, o perfil do consumidor mudou muito nas últimas décadas.  Este passou a fazer o primeiro contato com a empresa através das redes sociais, por exemplo. O consumidor passou também a analisar o histórico da empresa através de fóruns de sites como o reclame aqui, para verificar se a mesma possui credibilidade com os clientes.

As redes sociais para as empresas tornaram-se quase que um atestado de boa reputação, quando bem geridas, com autoridade em seu campo de atuação.

Diferenças entre a simples gestão de rede e a gestão de resultado

A simples gestão de rede pode ser caracterizada pelo simples fato de postar um conteúdo, sem necessariamente metrificar seus resultados.

Dentro do Inbound Marketing, essa prática não é bem vista, levando em conta os insights que podem ser perdidos.

A gestão de resultado trata justamente do oposto. É quando as publicações são medidas, uma vez que postadas adequadamente nas redes sociais, levando em consideração os objetivos da postagem, qual persona será atingida, o retorno sobre o investimento da campanha, entre outros fatores.

5 dicas para gestão de resultados nas redes sociais

Veja a seguir 5 dicas para você fazer uma gestão de redes sociais eficiente e que gere resultados:

1. Tenha conhecimento da sua audiência

Como dito anteriormente, é importante saber com quem sua empresa se comunica, pois só assim os conteúdos poderão ser estruturados e atrativos para a persona.

Uma forma de fazer isso é analisar as métricas através das ferramentas de gestão que os próprios canais das redes sociais oferecem, a exemplo do Instagram Business e do próprio Facebook.

2. Escolha as principais redes sociais

Não adianta desenvolver uma gestão de redes sociais em qualquer canal, é preciso focar em algumas redes específicas que farão sentido para sua audiência.

No entanto, leve em consideração as redes sociais mais utilizadas pelas empresas, que são: Facebook, Instagram e Linkedin.

3. Mantenha uma Frequência de postagem

Parte da estratégia de Inbound Marketing está na realização de frequência das postagens.

Procure encontrar um equilíbrio de postagens analisando minuciosamente o perfil da persona. No entanto, não realize postagens cotidianas ou somente uma vez na semana, isso pode te prejudicar a curto prazo.

4. Diversifique as publicações

É necessário variar os tipos de conteúdos a serem postados nas redes, pois o público pode achar exaustivo a mesmice e os formatos das publicações.

No entanto, crie conteúdos que gerem engajamento com os contatos da sua empresa, e realize promoções de seus produtos atendo às expectativas do seu público.

5. Realize uma Análise de dados

Por fim, nada mais útil do que analisar os dados da sua gestão de redes sociais. A análise será o ponto mais importante, pois irá definir se valerá ou não a pena a empresa investir em ações futuras. A mensuração da campanha em vários âmbitos lhe dará um norte.

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