estratégias de marketing de conteúdo

Conheça 5 pilares de uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz

Construir estratégias de marketing de conteúdo é fundamental para atrair e converter leads. Dessa maneira, mais visitantes têm acesso ao seu produto ou serviço. E isso pode ocorrer todos os dias. Parece sonho, né? Mas isso é possível, se você souber como desenvolver conteúdos de qualidade, focado para seu público.

No entanto, é comum que muitos empreendedores pensem que conhecem as dores, necessidades e soluções para todos os problemas da sua persona. Ao colocar em prática as estratégias de marketing de conteúdo, a resposta é baixa. Então, deve haver algo errado: as necessidades mudaram, o conteúdo não é mais relevante ou os canais de divulgação são inadequados.

Seja como for, é preciso revisar todo o planejamento de marketing. Assim, será possível manter-se competitivo e fidelizar clientes. Entenda como isso funciona na prática, continue a leitura!

MANTENHA SUA PERSONA ATUALIZADA

Conhecer o seu público-alvo é tão importante quanto conhecer minuciosamente seu produto/serviço. Sendo assim, é preciso definir para quem você destinará seu conteúdo, o perfil, suas necessidades, a linguagem e o que é relevante para ele(a). Como falamos, tenha em mente que essas características podem mudar com o tempo, já que o contexto também influencia a persona.

DEFINA AS PLATAFORMAS 

De acordo com os hábitos dos seus potenciais clientes, e o serviço ou produto que você oferece, algumas plataformas online podem funcionar melhor que outras. Por exemplo, uma loja de roupas deve obrigatoriamente contar com um site e uma rede social. O primeiro converte em compras e a segunda divulga, apresenta peças e interage com o público. Além disso, também pode se optar pelo marketing no WhatsApp, um canal mais direto entre loja e clientes. Sendo assim, cada plataforma tem um papel no marketing de conteúdo. 

OFEREÇA CONTEÚDO RELEVANTE

Assuntos gerais, sem nenhum tema em foco não costumam chamar a atenção das pessoas. Elas buscam informações e soluções para problemas específicos, então criar conteúdos que conectam é essencial. Para isso, as estratégias de marketing de conteúdo sugerem temas para atrair, oferecer soluções e converter em vendas. Para cada estágio, um conteúdo específico. O formato também deve atrair e se adaptar de acordo com os canais de divulgação!

CRIE ENGAJAMENTO

Quem não gostaria de ter seu público-alvo envolvido com o conteúdo e as ações da empresa? Dessa forma, apresentar informações relevantes e questionar a opinião do cliente é uma forma de estar mais próximo dele. Os CTAs também são boas estratégias de marketing de conteúdo, que direcionam o público para outro assunto, incentivam o compartilhamento e o contato com a sua empresa.

EXPERIMENTE

Monitore e analise seus dados sobre tráfego, conversão, taxas de assinantes e demais números de marketing de conteúdo importantes para sua empresa. Afinal, faz parte das estratégias verificar o que está funcionando e alterar diretrizes, se assim for preciso. Com essas informações em mãos, coloque a cabeça para pensar. Não tenha medo de arriscar novas estratégias e propor ações inovadoras: pode ser assim que sua empresa alcançará o sucesso!

Também esteja atento às novidades do mercado, todos os dias há algo novo que pode ser explorado. Essa é uma ótima maneira de oferecer conteúdos frescos e relevantes, assim como se tornar referência no assunto. 

Já tem ideia de conteúdos atrativos para seu público? Leia aqui sobre as estratégias de atração do funil de vendas e planeje suas ações!

Referências: E-commerce na Prática

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