Na mesma velocidade que a internet traz novidades, o marketing digital se renova. Novas ferramentas e estratégias surgem, com intuito de servirem de base para as vendas do negócio. Entretanto, por ser uma área relativamente nova, erros de marketing digital são comuns. O que gera desperdício de tempo e dinheiro, podendo ser fatal para alguns negócios.
Aliás, ainda se tem uma visão de que basta estar presente nas redes sociais que o marketing digital comece a surtir efeitos. Mas gerar tráfego para seu site e oportunidades de negócio, vai muito além. É um trabalho de formiguinhas muitas vezes, em que planejamento e foco são essenciais.
Além disso, muitos erros de marketing digital podem ocorrer devido à falta de objetivos e metas. Então, que tal verificar se você não está cometendo erros no marketing digital do seu negócio? Confira!
NÃO DEFINIR PERSONAS
Já se foi a época em que bastava ter um público-alvo, esse conceito geral de quem são seus clientes não é capaz de oferecer informações precisas sobre eles. Por isso, por meio de uma pesquisa feita pela empresa é definida uma ou mais de uma persona que possui sexo, idade e principalmente, área de atuação, preferências, e hábitos de consumo.
Dessa maneira, o planejamento de marketing é desenvolvido para esse personagem, quem se aproxima muito da realidade. E assim, são feitos conteúdos e propostas de vendas que conversam com esse público específico, aumentando as chances de conversão.
NÃO GERAR LEADS
É sempre importante lembrar como é a jornada de compra do cliente na internet. Nem sempre ele realiza a compra, mas demonstra interesse no rico conteúdo que seu blog possui, visita com frequência seu site e redes sociais, clica em links patrocinados e demais práticas. Entretanto, o alto número de visitas não é sinal de que muitas vendas irão se concretizar.
Portanto, novos leads são um sinal de que suas estratégias de marketing digital seguem por um bom caminho.
ESQUECER DO SITE
O marketing digital é geralmente associado ao gerenciamento de redes sociais. O que pode fazer o site da empresa ficar de lado. Esse é um dos piores erros de marketing digital e que pode trazer grandes perdas para a empresa. Dessa maneira, é essencial entender que o site é a principal porta do seu negócio. Nele, estão concentrados todos os conteúdos, informações sobre produtos e/ou serviços, são feitas chamadas para ações e onde são retidos os clientes.
Sendo assim, é preciso ter um cuidado especial com o site e sempre mantê-lo alinhado às demais plataformas de marketing digital que a empresa usa.
NÃO MONITORAR A ORIGEM DOS LEADS
O monitoramento de resultados de marketing digital é uma etapa crucial para determinar de onde seus visitantes estão vindo. Para isso, um bom pacote de Web Analytics é capaz de apresentar esses dados e assim, a equipe de marketing pode construir melhores estratégias para determinado canal que possui melhores resultados.
Além disso, muitas empresas tendem a focar no número de visitantes, número de pageviews e tempo médio no site. Esse é um dos erros de marketing digital, pois uma boa estratégia foca em quais são as fontes de tráfego. Elas podem ser: sites de mídia social, links patrocinados, palavras-chave ou e-mail. Assim, será possível investir naquilo que realmente está atraindo mais clientes.
NÃO PRODUZIR CONTEÚDO
Como atrair clientes e gerar leads? Produzindo conteúdo! É por meio do conteúdo que se obtém novos usuários nas redes sociais, gerando autoridade para a empresa e criando CTA’s específicos. Sendo assim, conteúdos de qualidade, que despertam a atenção de potenciais clientes e os mais antigos, são a peça-chave. Como resultado, é possível que seu site fique melhor ranqueado nos mecanismos de busca. Assim como, torna o seu negócio referência no mercado.
NÃO CONTAR COM UM SERVIÇO ESPECIALIZADO
Considerar como algo simples o trabalho desenvolvido por uma empresa especializada, é um dos erros de marketing digital que pode trazer sérios prejuízos. Por isso, “não deixe para o sobrinho” colocar em prática uma das principais vias atuais de captar clientes e fazer negócios.
As agências de marketing possuem soluções específicas, apresentam resultados sólidos e traçam metas alinhadas aos objetivos da empresa. Portanto, elas são capazes de analisar o posicionamento de uma marca na internet, assim como podem fazer o serviço de atendimento ao cliente online.
Além disso, é a agência quem apostará nas melhores práticas e que também apresentará novidades de marketing digital, já que ela está imersa nesse meio diariamente.
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Referências: Administradores e Rock Content