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Equipe de marketing: é melhor contratar ou terceirizar?

Contratar ou terceirizar uma equipe de marketing? Essa é uma das maiores dúvidas dos empresários, sobretudo daqueles que estão iniciando um negócio. Questionamento mais do que comum, considerando que uma decisão errada pode gerar problemas ou prejuízos para uma empresa.

Sabendo disso, montamos este conteúdo para apresentar algumas questões que você precisa levar em conta na hora de tomar sua decisão. Confira!

Competências ou qualificação

Montar uma equipe de marketing interna, pode não ser uma boa ideia, caso o empresário tenha o desejo de economizar. Isso porque, geralmente, ainda que os profissionais tenham formação na área, é essencial criar uma política de capacitação da equipe de marketing. Dessa forma, os objetivos da empresa poderão ser alcançados com maior eficiência e produtividade.

Como se sabe, a área de marketing, seja ela digital ou off-line, está sempre passando por mudanças, em razão do surgimento de novos processos e tecnologias. Um exemplo nesse sentido, é a aplicação da inteligência artificial aos procedimentos ou operações do marketing. Isso exige a qualificação constante do time de marketing.

Nesse sentido, podemos dizer que contratar uma equipe de marketing terceirizada pode ser uma ótima decisão, haja vista que a empresa terceirizada é que fica responsável pela qualificação do seu pessoal.

Valor do investimento

Para formar uma equipe de marketing interna, é preciso contratar profissionais como especialistas em marketing, jornalista, redator, profissional de letras, publicitário e relações públicas. São profissionais-chave em uma equipe de marketing, pois eles podem criar uma estratégia diferenciada para a marca e, assim, viabilizando o alcance dos seus objetivos de maneira mais rápida.

No entanto, isso pode gerar um alto custo para a empresa. Além de ter que arcar com o salário de cada profissional, terá de se responsabilizar ainda pelo pagamento dos encargos trabalhistas e previdenciários, fora a estrutura do departamento de marketing: mobiliário, computador, material de apoio etc.

Todavia, ao optar pela terceirização, a empresa se livra de uma boa parte dessas responsabilidades.

Produtividade

Outro ponto que deve ser considerado, é a produtividade. Em geral, uma equipe de marketing terceirizada tende a ser mais produtiva, uma vez que ela é contratada para desenvolver uma ou mais tarefas em específico, com foco. Exemplo: a empresa X contrata a agência de marketing Y para desenvolver certa campanha de lançamento de um produto. Tudo é organizado conforme o planejamento elaborado e o cronograma de execução, gerando uma maior produtividade, e os resultados aparecem mais rápido.

Entretanto, ao se contar com um time de marketing interno, o foco pode ficar dividido. Além de desempenhar sua função específica, que é a de promover ações de marketing para o desenvolvimento da empresa, integrantes da equipe podem ser responsáveis também, por desenvolver atividades administrativas.

A partir deste conteúdo, podemos observar que pode vale mais a pena contratar uma equipe de marketing terceirizada, do trabalhar na formação de uma equipe interna, considerando a relação custo-benefício, entre outras questões.

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