Entenda o Marketing de Relacionamento

Marketing de RelacionamentoÉ fato que o mercado está altamente competitivo. Centenas de empresas surgem a cada dia, prestando os mesmos tipos de serviços ou vendendo produtos muito parecidos com os que existem.

Surge então a importância de ter e manter clientes fidelizados e satisfeitos. E aí que entra o marketing de relacionamento, também chamado de pós-marketing, consiste em desenvolver ações engajando os clientes com a sua empresa, estreitando o relacionamento, a fim de conhecer seu perfil, satisfazendo necessidades e antecipando suas expectativas.

Para isso, é de fundamental importância implementar recursos, como um sistema de CRM (Customer Relationship Management), que armazena todas as informações dos clientes, desde o nome e endereço, até o que ele compra e com qual frequência, fornecendo relatórios e gráficos completos para a tomada de decisão. Para que estas informações sejam precisas, é importante manter o cadastro atualizado e padronizado.

Uma iniciativa importante para o marketing de relacionamento é a criação de canais de atendimento, como SAC, Suporte Técnico e Pós-Vendas. Essas práticas, que podem ser terceirizadas, ajudam na criação de valor para o cliente, ele percebe que é importante para a empresa, que ela quer antecipar suas necessidades e que sua opinião é valorizada.

A prática mais tradicional de relacionamento é o marketing direto, com ele é possível realizar memoráveis atividades por telefone, qualificando, descobrindo necessidades e colocando a sua equipe de vendas em contato direto com decisor. Além disso, é adicionado o toque humano essencial nas relações comerciais.

Uma novidade que vem se consolidando é o marketing digital, pois hoje tudo e todos estão na Internet e por ela ser ágil e interativa, é possível desenvolver um relacionamento informal com os clientes, podemos também atender às suas solicitações com rapidez, além de outras estratégias que podem ser adotadas, por exemplo, presença da empresa nas mídias sociais e anúncios nos links patrocinados do Google.

Existem ainda outros recursos que podem ser implementados no desenvolvimento do marketing de relacionamento, um deles é trabalhar o marketing de conteúdo, que consiste basicamente em criar conteúdos de relevância para os seus clientes, sem a intenção de vender, apenas para informá-los. Como este Blog, por exemplo. Isso também ajuda a gerar leads e prospects para sua empresa.

O marketing de relacionamento, unindo o marketing direto, o marketing digital e o marketing de conteúdo, deve ser praticado nas empresas, independente do seu porte ou segmento, pois ele conecta os seus clientes atuais, os protege da concorrência e desperta a atenção dos futuros clientes, gerando demanda e aumentando as vendas.

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