8 dicas para melhorar o engajamento na base de e-mails

O e-mail marketing é um dos principais canais a ser usado para nutrição de leads. Diferentemente de como muitos pensam, o e-mail não morreu. Ainda é uma fonte relevante a ser utilizada dentro de uma estratégia de inbound marketing.

No entanto, é necessário trabalhar com eficiência a base de leads, uma vez que você pretende manter um relacionamento com esses contatos.

Para mantê-los aquecidos até o momento certo da compra, veja dicas de como elaborar engajamento na base de e-mails e se surpreenda com os resultados!

Garantimos que a leitura desse conteúdo será fundamental para agregar mais valor e conhecimento sobre e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

E-mail Marketing pode ser caracterizado como uma estratégia de marketing desenvolvida através do e-mail.

Com o destaque das redes sociais e a evolução digital, o e-mail marketing tomou uma proporção ainda maior. No entanto, muitas pessoas acreditavam que o e-mail iria acabar, e aconteceu justamente o contrário. Surgiu um híbrido entre as mídias sociais e, ocasionalmente, o e-mail marketing.

Afinal, com qual finalidade fazemos uso de e-mail? Em muitas ocasiões. Por exemplo: Em login de contas, cadastros em plataformas e-commerce, e-mails corporativos, entre muitos outros.

Até chegarmos ao ponto de hoje foi um processo mais extenso do que você imagina. Mas não para por aqui…

A importância do e-mail marketing

Como já foi apresentado, o uso do e-mail marketing é bastante relevante nos dias atuais.

Abaixo listamos alguns atributos importantes do e-mail dentro de uma estratégia:

Alcance do público

É comum que muitos contatos percam interesse pelo o que você tem a oferecer. No entanto, através dos disparos de e-mails segmentados, é possível reativá-los e fazê-los engajar novamente com você.

Alcance esperado

Ao estruturar uma campanha de e-mail marketing, é provável que todos os contatos da sua base de leads recebam seus e-mails.

Portanto, planeje enviar conteúdos que sejam compatíveis com a persona, uma vez que elas podem se tornar oportunidades valiosas de negócios.

Formato flexível

Os e-mails devem ser simples, objetivos e interativos.

Para garantir sua entregabilidade, aposte em formatos simples, e que levem o destinatário a interagir com seu e-mail. Dessa forma você aumentará sua taxa de abertura e engajamento dos contatos.

Alto retorno financeiro

Para investir em uma uma campanha de e-mail marketing, tudo o que você precisa é de um domínio, ferramentas de automação e pessoas para colocá-la em prática.

Visto que o investimento a se fazer é praticamente zero, as chances de obter retorno financeiro através dos e-mails são muito altas. Por isso, aprenda a fazer um fluxo de automação eficiente, isso poderá trazer resultados reais para a sua empresa.

8 dicas para gerar engajamento na base de e-mails

Agora que você já conhece o potencial do e-mail marketing, está na hora de colocar a mão na massa!

1. Título criativo

Na construção do e-mail marketing, é necessário que o mesmo contenha um título criativo. Mas não abuse!

Elabore um título que tenha relação com a oferta, e não apenas algo chamativo para que haja uma taxa de abertura maior.

No entanto, indicamos você a fazer um curso de copywriting para entender como se relacionar com sua base de contatos.

2. Crie pesquisas ou enquetes

Criar pesquisas ou enquetes em troca de brindes ajuda a criar vínculo com seus contatos. Portanto, invista nesse formato para manter engajamento na base de e-mails.

3. Faça uso de menus

Menus interativos são importantes para entregar um conteúdo de valor e simplificar as informações. As vezes um e-mail muito longo dificulta na leitura, no entanto, por meio de uso de menus, você pode separar esses conteúdos em partes ao alcance de um clique.

4. Utilize vídeos

Fazer uso de vídeos ajudam a prender a atenção do leitor. Portanto, tire proveito desse tipo de formato para apresentar novidades sobre você e o seu negócio.

5. Adicione GIFs

Os gif’s já estão presentes em todas as redes sociais e se tornou parte delas. Ao mesclar esse formato no corpo do e-mail, a probabilidade do lead ler até o fim aumenta consideravelmente. Mas utilize-os com cuidado, pois para algumas pessoas pode não ser algo tão atrativo.

6. Abuse das personalizações

Os e-mails possuem uma infinidade de possibilidades de personalizações, desde o título até o layout da página. Portanto, o mais recomendado a se fazer é testar. Mude a cor do CTA, formato do e-mail, insira a imagem em diversas posições, faça o que achar melhor para entender como sua base de contatos se comporta em relação aos diversos formatos de e-mail.

7. Use fotos interativas

Fazer uso de imagens interativas, além de aumentar engajamento, pode ser um diferencial bastante interessante.

Vejamos esse exemplo de e-mail de uma loja de comida americana:

8 dicas para melhorar engajamento na base de e-mails

Repare que a imagem fica dinâmica quando se passa o cursor nas opções de sabores da bebida.

8. Aproveite as datas comemorativas

As datas sazonais são importantes para oferecer produtos com desconto, e até mesmo ofertas como: compre 3 e pague 2.

Logo, fique de olho no seu calendário e nas datas comemorativas para a realização do envio de e-mails, elas podem ser úteis para trazer o potencial comprador para mais perto de si.

E para te ajudar ainda mais a alcançar resultados com e-mail, separamos um artigo completo que mostra como você pode implementar essas estratégias no e-mail marketing. Clique aqui e descubra como!

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