E-mail Marketing

E-mail Marketing versus Spam
Spam X E-mail

O e-mail foi a forma de comunicação estabelecida nos primórdios da internet e por ser escrito, se tornou uma forma de documentar negociações internas e externas do universo empresarial.

Para adaptar o antigo modelo de comunicação entre empresa-clientes feita pelo envio de cartas, com propagandas, convites e promoções aos consumidores, empresas informatizaram a mala direta e transferiram a comunicação para a internet, por meio do
e-mail marketing, reduzindo custos com postagens que eram pagas e enviadas pelos Correios e facilitando o registro do histórico dessa comunicação.

A grande diferença entre a mala direta e o e-mail é o custo. Porém existem outros fatores que podem transformar o e-mail marketing em spam.  Que é exatamente o que você não quer que aconteça quando inicia uma campanha de marketing direto via e-mail marketing.

Spam é o envio em massa de e-mails não solicitados por quem o recebe. A origem da sigla spam vem da abreviação da palavra inglesa “spiced ham”, cuja tradução literal é presunto apimentado, utilizado como gíria em um programa de televisão nos anos 70 pelo grupo de comediantes Monty Python, onde um personagem vestido de garçom servia pratos repetindo a palavra spam. Com a visibilidade do programa, após essa data, as mensagens indesejadas e incomodas passaram a ser chamadas de spam.

O spam é mal visto pelo consumidor, que relaciona esse tipo de e-mail a vírus e golpes na rede. O spam não deve ser usado por empresas.  Ao contrário do e-mail marketing, que é uma forma de realizar marketing direto em um ambiente virtual, onde é possível direcionar e personalizar a mensagem com nome e sobrenome do interlocutor, trazendo credibilidade e individualidade para aquela mensagem, o spam mancha a imagem da empresa que envia e-mails em massa sem se preocupar com o destino e credibilidade da mensagem.

O e-mail marketing é uma forma muito eficiente de comunicação com seu público. Em breve teremos mais postagens sobre o tema para orientar suas ações diretas e digitais! Fique ligado no Blog Gerando Demanda!

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