(19) 3500-8192

prospecção de clientes

Saiba como prospectar clientes e aumente o volume de suas vendas

É comum em muitas ocasiões as empresas possuírem um time de vendas deficiente nas prospecções ativas. O setor comercial espera que os possíveis clientes da empresa tomem conhecimento sobre seu produto ou serviço de forma espontânea.

É de extrema importância saber trabalhar estrategicamente uma boa ação de marketing, no entanto, ter um time de vendas para prospectar clientes pode alavancar e muito seus resultados.

Por isso, continue a leitura para saber o que é a prospecção de clientes e de que forma você pode abordá-los no desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital.

O que é prospecção de clientes?

A prospecção de clientes pode ser interpretada como uma tentativa de contato com potenciais compradores.

Entretanto, a prospecção só pode ser realizada mediante aos filtros de pesquisa elaborados pelo time de  marketing, averiguando se o contato em questão apresenta qualificações suficientes para ser promovido ao próximo estágio do funil de vendas.


Tipos de prospecção de clientes

Abaixo listamos duas importantes formas de prospecção de clientes que podem ser efetuadas pelo SDR ou por qualquer outra profissional que atue em vendas. Acompanhe a seguir!

Prospecção Outbound

A prospecção outbound tem como característica a abordagem “direta” e “agressiva”, com foco em alcançar o potencial comprador por meio de determinadas ações, sem previamente conhecê-lo, ou prepará-lo para o momento de compra.

Esse tipo de contato pode ser realizado de maneira presencial ou através de uma ligação ou video-chamada.

As prospecções outbound podem ser realizadas das seguintes maneiras:

  • Banners, outdoors, panfletagem;
  • Telemarketing (ligação tradicional);
  • Realização de patrocínios em eventos ou ações relacionadas;
  • Contato presencial;
  • Anúncios em revista, jornais, televisão, entre outros.

Prospecção Inbound

A metodologia Inbound é um pouco mais recente, e se trata de uma abordagem mais persuasiva e menos ativa.

Contudo, a probabilidade de atrair um cliente com o Inbound é muito mais fácil e direta se comparado ao outbound, portanto, as duas metodologias podem e devem se complementar.

Se você ficou confuso, recomendamos esse artigo para você entender a necessidade da existência dessas duas áreas dentro da empresa.

O profissional de marketing digital realiza a qualificação, uma vez que percebe que o contato está preparado para o momento de compra, e passa imediatamente ao vendedor para efetuar a transação.

Portanto, é preciso que marketing e vendas estejam alinhados para que não ocorram conflitos entre os times.

As prospecções inbound podem ocorrer através de:

  • Produção de conteúdo em blog (artigos, materiais ricos, vídeos, etc)
  • Criação de Landing Pages focadas em vendas;
  • Disparos de E-mail Marketing;
  • Gerenciamento da base de leads e automação de marketing

Inbound x Outbound: principais diferenças

Se ainda há dúvidas quanto a diferença entre os dois modelos de prospecção de clientes, explicaremos de maneira mais objetiva.

Prospecção Outbound: A empresa busca chamar a atenção do potencial comprador com mensagem direta, sem necessariamente conhecer o seu perfil e sem saber se o indivíduo está no momento certo de compra.

Prospecção Inbound: A empresa busca atrair o potencial cliente por meio de conteúdos relevantes, a exemplo de artigos, vídeos ou infográficos, que visam responder as principais dúvidas da persona. O público é segmentado.

Tudo é medido, e os conteúdos coincidem com as principais dores e anseios da persona.

Percebeu agora a diferença entre ambas as metodologias?

A GDD é especialista em Inbound Marketing e prospecção de clientes, e temos todo o conhecimento necessário para gerenciar o marketing digital do seu negócio.

Faça um diagnóstico da sua estratégia de marketing digital e saiba como podemos ajudá-lo da melhor forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima