dicas de atendimento ao cliente

4 dicas de atendimento ao cliente que você precisa conhecer

Seguir boas dicas de atendimento ao cliente pode impactar nas vendas do seu varejo. Afinal, em momentos de crise, como o atual, reter o cliente é ainda mais valioso.

Sobretudo, a retenção é uma das estratégias mais eficazes sempre, haja vista que reter clientes é mais barato do que conquistar novos. Além disso, o público consumidor, cada vez mais exigente, demanda um atendimento de qualidade. Nesse sentido, diversas características que se tornaram cruciais, como: agilidade, comodidade, eficiência e diversas outras.

Então, se você quer ter um impacto positivo nas suas vendas, confira 4 dicas de atendimento ao cliente, capazes de encantar o seu público.

1. Use o atendimento pós-venda

Uma ótima dica para começar é evitar pensar no atendimento apenas como algo reativo. Ou seja, ele só entra em ação quando o cliente faz uma reclamação. Evidentemente, isso é parte do trabalho, mas o atendimento pós-venda deve ser proativo.

É um conceito conhecido como sucesso do cliente. Após ele comprar um produto ou serviço, você pode enviar mensagens, ou até mesmo fazer ligações, para garantir que o consumidor está satisfeito.

É uma das principais dicas de atendimento, que muitas empresas esquecem, por estarem focadas apenas na venda.

2. Lide com todos os possíveis conflitos

Por outro lado, o atendimento ainda precisa lidar com conflitos. O principal objetivo em relação a isso é identificar e entender as dores do cliente.

Por isso, um exemplo é o método HEARD, da Disney. A empresa americana é conhecida pelo primor em seu atendimento, e este método é o responsável por isso. A sigla significa:

  • Hear – Ouvir: o primeiro passo é ouvir o cliente. Deixe que ele conte sua história, até o final, para desabafar tudo que precisa. Enquanto isso, você anota os principais pontos. Pense como as principais perguntas do jornalismo: o Que, Como, Quando, Quem, Onde e o Porquê; Se ele não responder tudo, pergunte;
  • Empathize – Empatia: mostre empatia para o cliente, de modo que ele se sinta mais confortável e seguro de que você entende e busca resolver seu problema;
  • Apologize – Peça desculpas: em alguns casos, isso pode ser o suficiente. O cliente atual aprecia quando a marca mostra humildade e que aceitou seu erro;
  • Resolve – Resolva: por fim, resolva o problema de fato. Mostre autoridade e disposição para tal;
  • Diagnose – Diagnóstico: uma vez que tudo esteja resolvido com o cliente, faça um diagnóstico. O que ocorreu? O porquê? O objetivo é diminuir a possibilidade do erro se repetir.

 

3. Humanize o atendimento

Apesar disso tudo, o cliente ainda demanda um atendimento próximo e humanizado. Alinhado com a dica anterior, faz ele se sentir valorizado e mais seguro de que seu problema será resolvido.

4. Use as ferramentas digitais

Tecnologia é sua maior aliada ao atender as demandas do cliente mencionadas acima. Através dela, você consegue mais facilmente lidar com os problemas.

Por exemplo, ao usar uma ferramenta para controlar as informações sobre o cliente, você consegue fazer um atendimento mais próximo. Ou seja, você mostra para ele que o conhece, fazendo com que se sinta querido pela marca. As ferramentas de CRM fazem isso com sucesso.

Gostou das dicas de atendimento ao cliente? Quer mais um exemplo? Então, confira o nosso post sobre o atendimento via WhatsApp.

Atuar em um dos canais de comunicação mais usados no Brasil é uma forma de trazer mais comodidade para o cliente e fechar mais vendas.

 

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