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Comunicação empresarial

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Após um período de adaptação, a presença de empresas em redes sociais aumentou exponencialmente. Muitas vezes empresas criam página no Facebook antes mesmo de criarem o próprio site.  A presença de lojas de e-commerce no Instagram, rede social de fotos, também cresceu muito nos últimos meses.

Essa fase de adaptação ao fenômeno das redes sociais demanda que as empresas procurem se comunicar através de páginas e perfis, divulgando produtos e serviços e conquistando mais espaço nas redes sociais, onde os consumidores comentam e compartilham suas preferências. Toda empresa deve ter um gestor de redes sociais, que seja atualizado e que tenha conhecimento para gerar conversão do Fabebook, Twitter, entre outras, para o site da empresa, pois diante da enorme presença online de brasileiros no Facebook, os consumidores falarão das empresas e de seus problemas independente dessas empresas estarem nas redes sociais ou não.

É fundamental que empresas tenham canais de comunicação com seus clientes para facilitar o acesso dos consumidores à empresa. A comunicação facilita o feedback com relação ao retorno de satisfação dos clientes, e permite desenvolver novos produtos e serviços com base nas opiniões e necessidades dos mesmos.

Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, elaborou um conjunto de sete dicas para elevar a comunicação empresarial de maneira que as redes sociais se transformem em catalisadores de clientes interessados na empresa e em seus produtos e serviços.

  • Monitore Tudo: Fique atento ao que os consumidores publicam nas mídias sociais, existem várias ferramentas que auxiliam gestores nesse monitoramento.
  • Se conheça melhor: Definir qual a prioridade da empresa e quais metas pretende bater. Sinceridade na hora de priorizar os valores da empresa, e expor isso nas mídias sociais.
  • Seja Social: Amplie sua rede de negócios e contatos, exponha suas ideias e produtos, use as mídias sociais para ser social.
  • Comande a festa: Faça com que o site da sua empresa seja o centro da conversa, atraindo consumidores nas mídias sociais para acessarem o site da empresa.
  • Seja multimídia: Converta todo material da sua empresa em áudio, vídeo imagem ou texto e publique seu material em todas as redes sociais.
  • Continue na Mídia: Não abandone as mídias tradicionais, direcione os consumidores das redes sociais para seu site, e canal de atendimento ao cliente.
  • Planeje: Crie uma estratégia de ações nas redes sociais, planejamento é fundamental para que a estratégia adotada seja mensurada. Esteja preparado e conheça seus concorrentes.

Através das redes sociais, é possível viralizar uma campanha de marketing, de maneira que esta atinja o maior número de pessoas possível, utilizando os seguidores e consumidores como propagadores da marca.

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