como funciona o algoritmo do google

Entenda como funciona o algoritmo do Google

Devido ao crescente aumento dos negócios pela Internet, as empresas passaram a se questionar como funciona o algoritmo do Google. Entender essa questão é essencial para vender produtos e serviços através das plataformas, com a ajuda do Marketing Digital.

Segundo números levantados pela Compre & Confie (empresa especializada em inteligência de mercado e que mede a força do e-commerce brasileiro), nos primeiros 15 dias referentes ao mês de março de 2020, foi registrada uma alta de 40% de vendas feitas unicamente pela internet. Além disso, esses dados tendem a subir progressivamente, ainda mais em decorrência da pandemia da Covid-19.

Leia este artigo até o final e saiba como funciona o algoritmo do Google, para que o seu negócio na internet seja encontrado pelos clientes.

Por que o Marketing Digital é a nova realidade?

Atualmente, é praticamente impossível pensar em um mundo sem tecnologia e acesso à internet. Assim, investir em Marketing Digital não só garante menores custos em relação a estruturas físicas, como também garante mais captação de clientes pelas plataformas digitais, gerando mais vendas.

Além de toda a comodidade que o Marketing Digital oferece, existem ferramentas para auxiliar na produção de conteúdo, orientando o empreendedor a garantir legibilidade e ranqueamento para SEO em suas produções, fazendo a marca se sobressair entre os principais concorrentes.

Exemplo didático: quando você cria um blog para escrever diversos assuntos sobre seu negócio, existem algumas regras a serem seguidas para que aquele texto esteja entre as primeiras colocações no Google. Quando falamos de legibilidade, nos referimos à qualidade do texto. Se ele está bem escrito, se existem espaços entre parágrafos e se existem palavras de transição para que a leitura se torne mais leve. Quando se trata de SEO, nos referimos às palavras-chave, descrições de texto, imagens captativas e links que são inseridos no artigo. Dessa forma, para que o Google entenda que o seu texto está muito bom e que você possui autoridade naquele assunto.

Como funciona o algoritmo do Google?

Como já sabemos, o algoritmo do Google é responsável por definir a forma como os resultados das buscas são apresentadas aos usuários. Em geral, o algoritmo serve para entender e organizar todos os conteúdos da internet, entregando as melhores respostas para os usuários que estão pesquisando sobre determinado assunto.

Veja abaixo o comportamento do algoritmo do Google.

1. Rastreamento (Crawling)

Nessa fase, o Googlebot busca novas URLs (link do seu site) para serem indexadas em seu extenso banco de dados. Assim, páginas que possuem links indicam caminhos para que os robôs do Google continuem o rastreamento.

2. Indexação (Indexing)

Após o rastreamento, as URLs são direcionadas para o banco de dados do buscador, conhecido também por Índice da Pesquisa. Dessa forma, quando um usuário faz uma pesquisa, o termo de busca utilizado vai representar a entrada para todas as páginas que contêm aquela palavra-chave pesquisada.

3. Rankeamento

Nessa etapa, o algoritmo do Google seleciona as melhores respostas de pesquisa ao usuário, de forma que os conteúdos mais relevantes estejam entre as primeiras colocações. Assim, quanto mais perto do topo o seu site estiver, mais usuários poderão acessar o seu conteúdo e adquirir produtos e serviços.

Conforme vimos, utilizar uma estratégia de Marketing Digital com todos os recursos de legibilidade e SEO para um melhor ranqueamento, contribui para que toda a sua estrutura digital se encaixe aos modelos de algoritmo do Google, fazendo com que sua marca tenha maior escaneabilidade nos motores de busca.

Agora que você já entende como funciona o algoritmo do Google, compartilhe este artigo com um amigo que precisa de uma ajuda para entrar no mundo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima