como fazer marketing de relacionamento

Aprenda como fazer marketing de relacionamento

Que empresa não gostaria de fidelizar seus clientes? Afinal, é a prática garante mais chances de retorno, criando uma relação próspera com o negócio por muitos anos. Mas como fazer marketing de relacionamento, criando uma relação positiva com os clientes? É o que você vai descobrir ao longo deste artigo!

Você já ouviu falar que é mais fácil conquistar novos clientes do que manter um antigo? Pois é! Fidelizar um cliente exige que se conheça muito bem o mercado, além de um conjunto de estratégias diferenciadas.

Então, que tal conhecer como tudo isso funciona na prática? Continue a leitura!

Conheça o cliente

O primeiro passo é conhecer bem o cliente. Afinal, é impossível ter um relacionamento com alguém que não se conhece. Porém, este passo não é tão simples quanto parece, e muitas empresas se mantêm no ponto mais básico.

Conhecer os dados primários, como gênero, aniversário, entre outras informações, é importante. Mas você deve ir um pouco mais fundo para ter realmente sucesso. Procure entender quais são as dores do cliente, como ele usa o seu produto, de modo que você possa se comunicar com mais clareza e eficiência.

Também é importante identificar clientes do ponto de vista comercial. Ou seja, aqueles que têm um maior ticket médio ou que fazem compras com maior frequência. Do ponto de vista mercadológico, faz mais sentido um maior investimento no relacionamento com este tipo de cliente.

Implemente um NPS

Para quem não conhece, o NPS é o Net Promoter Score. É aquela famosa pesquisa que todo mundo já recebeu, pedindo para classificar a empresa de 0 a 10. De acordo com a escala do NPS, aqueles que dão 9 ou 10 são os promotores da sua marca, ou seja, aqueles com os quais mais vale a pena construir um relacionamento.

Ao identificar este público, existe uma enorme gama de ações que você pode implementar. Promotores merecem um tratamento especializado, mais personalizado. O ideal seria fazer isso com todos os clientes, mas se não for possível, vale a pena focar nos clientes que mais tem chance de se tornarem fiéis.

Programas de fidelidade também são uma ótima forma de transformar clientes em fãs, garantindo seu retorno diante de uma recompensa relevante. Este é apenas um exemplo, mas existem diversas outras ações que podem aumentar a chance de retorno, como desconto em um produto relevante ou a oferta de um brinde, caso ele responda uma pesquisa de satisfação.

O NPS, além de ser ótimo para encontrar os seus fãs mais fiéis, ainda permite que você crie um programa de recomendação, estendendo o relacionamento para outras pessoas com o perfil semelhante ao do seu cliente ideal.

Invista em tecnologia e atendimento

Outro ponto crucial de como fazer marketing de relacionamento é o investimento em tecnologia. Com tantos clientes e leads, as empresas precisam de soluções tecnológicas que ajudem a filtrá-los, como um sistema de CRM.

Assim, é possível que as ações sejam mais personalizadas. Uma simples ferramenta de disparo de e-mail permite que você envie promoções ou novidades para uma comunidade mais exclusiva, melhorando o relacionamento com ela.

Por fim, outro pilar do marketing de relacionamento é o atendimento ao cliente. Existem inúmeros casos em que o atendimento foi tão perfeito, que virou um post nas redes sociais. Nada encanta mais o cliente do que ser bem atendido. Por isso, esta é uma das suas maiores ferramentas de marketing.

Agora que você já sabe o básico sobre como fazer marketing de relacionamento, pode escolher algumas ações para aplicá-la no seu negócio. E se quiser ficar por dentro de ainda mais novidades, assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo.

Referências: Resultados Digitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima