O que é e como criar meta description?

Os resultados das pesquisas no Google são exibidos com os títulos em azul e com fonte maior.  Logo abaixo deles, é possível observar um pequeno resumo sobre o assunto pesquisado. Isso é a meta description. Todavia, tecnicamente falando, ela é uma tag do código de um site ou página de um site com o intuito de informar do que se trata o link.

Eventualmente, por não ser um fator de rankeamento, muitas empresas erroneamente deixam de usar a meta description, desprezando esse item das suas estratégias de SEO.  Entretanto, quando se pensa em tráfego, a meta description pode ser um fator decisivo para atrair o clique dos usuários que pesquisam sobre o seu ramo de atuação. Continue a leitura e entenda o porquê!

A RELEVÂNCIA DA META DESCRIPTION

Como já comentamos, dentro das estratégias de SEO, a meta description tem sua importância, apesar de ser um recurso totalmente voltado para os usuários, e não para os robôs. Além de fornecer uma descrição sucinta do conteúdo de uma página, ela serve como uma fonte de informação, uma referência antes de o usuário decidir pelo clique. Sobretudo, isso é ótimo para estratégias de SEO, pois impede que usuários cheguem até seu site e o abandonem, por não encontrarem o que procuravam, aumentando as taxas de rejeição. Todavia, o Google entende que seu site não é interessante para o público. Desta forma a meta description impacta negativamente no quesito rankeamento.

ATRAIA MAIS VISITANTES

Através da meta description, você pode fazer uma pequena propaganda sobre sua postagem, induzindo o usuário ao clique. Faça a você mesmo três perguntas antes de redigir sua meta description, pensando como usuário:  Por que eu devo clicar? O que eu vou encontrar no post? Qual benefício ganharei se acessar a página? É o momento de usar a criatividade para tornar o clique o mais atrativo possível.

Ademais, outro fator de importância em SEO que pode ser impactado diretamente por uma meta description bem feita, é o CTR. Essa métrica indica a relação entre o número de vezes que o link apareceu nos resultados de busca e o número de cliques recebidos.  Portanto, aumentando o CTR, o Google entende que seu site é relevante e melhora sua posição no rankeamento de resultados.

ONDE A META DESCRIPTION APARECE?

A meta description é inserida no código HTML do seu site ou da sua página e não aparece para os visitantes. Mas, o texto inserido no código será lido pelos motores de busca e pelas redes sociais (quando você publica o link do seu site ou página no Facebook por exemplo) e exibido para os usuários

Como comentamos, a meta description aparece embaixo dos títulos da página, resumindo seu conteúdo. Se você inserir a palavra chave também na meta description, ela será exibida em negrito, aumentando as chances de clique.

Entretanto, quando uma página não tem uma meta description definida, o Google escolhe um trecho do conteúdo, que provavelmente terá a palavra chave pesquisada para colocar na descrição do link.

COMO CRIAR UMA META DESCRIPTION DE SUCESSO?

Se você não entende de programação para preencher a MD direto no código do seu site ou página, não se preocupe. Existem plugins que facilitam o preenchimento da descrição de cada página. No WordPress, por exemplo, é possível contar com o Yoast SEO que lhe ajudará nessa tarefa.

Durante a descrição da meta description, não ultrapasse 160 caracteres. É importante que você seja honesto quanto à descrição, escreva de maneira a despertar o interesse pelo clique, utilizando gatilhos mentais. Palavras-chave fazem toda a diferença e CTA´s como por exemplo: “compre agora”, “últimas unidades”, “promoção imperdível” também auxiliam na conquista pelo clique.

Gostou das nossas dicas sobrecomo criar metadescription? Assine nossa newsletter e receba toda semana um conteúdo sobre Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *