Como criar CTA: dicas para aumentar sua taxa de conversão

“Compre agora”, “clique aqui” ou “adquira já o seu” são exemplos nítidos de chamadas para ação, também conhecidas como CTA.

Com o auxílio da CTA é possível desenvolver um planejamento bem estruturado, de modo a engajar e trazer potenciais clientes de uma determinada audiência, estejam esses presentes nas redes sociais ou no tráfego orgânico de sites e blogs.

Nesse artigo detalharemos o que é uma CTA, qual a sua importância e as principais vantagens do seu uso dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, além de elencarmos algumas dicas que te darão insights valiosos.

O que é CTA?

O termo CTA é uma abreviatura para call-to-action, que traduzindo para o português significa “chamada para ação”.

A chamada para ação geralmente ocorre acompanhado de uma frase convidativa, conduzindo o visitante do seu site a exercer alguma atividade específica.

Por exemplo: “Baixe o material x e se torne um especialista no assunto y”, “Curta nossa fanpage no Facebook”, “Siga a gente no twitter”, etc.

Existem inúmeras variáveis derivadas desses exemplos que podem estar relacionados com uma chamada para ação.

Qual a importância do call-to-action?

Uma call-to-action bem implementada pode te favorecer algumas vantagens importantes, dentre elas, conduzir a persona na jornada de compra através da recomendação de materiais, por exemplo, criando interações com quem está acessando a página.

Vale lembrar que é sempre importante cumprir com a chamada, uma vez que você estabelece uma conexão com sua persona.

Vantagens de uso da call-to-action

Veja a seguir algumas vantagens de uso da call-to-action:

  • Prospecção e engajamento dos contatos;
  • Aumento relativo de contatos para a base de leads;
  • Conduzir ações prévias do visitante;
  • Fazer o usuário interagir com outras páginas do site

Quando e onde usar um CTA

Apesar de parecer simples a implementação da Call-To-Action, é importante ter em mente que elas devem ser aplicadas estrategicamente para gerar conversões.

A seguir veja exemplos de como eles podem ser bem utilizados:

Meio e Fundo de Funil

Conteúdos de meio e fundo de funil são relevantes para a aplicação da CTA.

Nessas etapas, é recomendável a inclusão de materiais ricos em formatos de banner dentro do conteúdo, de modo a educar a persona na jornada de compra.

Se você quer se aprofundar mais nesse assunto clique aqui.

Hiperlinks

Caso você não saiba, os hiperlinks são links internos ou de terceiros inseridos em palavras específicas dentro de um artigo.

Se aplicados corretamente, podem gerar altos índices de conversões. Recomendamos o uso dessa prática.

Landing Pages

Uma landing page serve para capturar informações pessoais do usuário, como nome e e-mail, em troca de você oferece algum material de valor que lhe interesse naquele momento.

Normalmente em uma landing page estão inclusos campos de preenchimento e um botão para baixar o material.

É importante trabalhar esse botão com frases impactantes, de modo que instigue o usuário a clicar e adquirir o material, e opte em inserir uma cor bastante chamativa para ajudar na prospecção do contato.

Dicas para criar um CTA eficiente

Um ponto relevante a ser considerado para criar uma CTA eficiente é entender o que os usuários estão procurando na sua página, como eles chegaram até ali e o que esperam encontrar.

Tendo isso em mente, você pensará de forma mais assertiva sobre como conduzir o usuário na jornada de compra e no desenvolvimento da sua estratégia de conversão.

Leve em consideração também a estrutura do CTA: quais tipos você usará para induzir o visitante a uma determinada ação, seja essa um comentário, curtida, assinatura da newsletter, etc.

Valorize o visual da CTA como design, cor e configuração do texto, e realize testes, pois só assim saberá com precisão qual funcionará para o desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital.

Já conhecia a Call-To-Action? o que de importante ficou faltando e que poderíamos acrescentar? Deixe o seu comentário abaixo para entendermos o seu ponto de vista.

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