(19) 3500-8192

comarketing

Conheça os benefícios de utilizar comarketing na sua estratégia digital

Inegavelmente, a presença digital nos dias atuais é imprescindível para as empresas que desejam alcançar resultados significativos, além de conquistar e nutrir uma base sólida de clientes. Uma boa estratégia para conseguir se consolidar digitalmente, é lançar mão do uso do comarketing, tema deste artigo.

A saber, o termo significa a união de duas empresas, com o objetivo de criar e promover conteúdos que atinjam um público em comum.

Quer saber mais como funciona essa estratégia? Continue a leitura!

Como funciona o Comarketing?

Como comentamos, define-se como Comarketing a junção de duas empresas que possuem públicos-alvo complementares, podendo planejar e executar as ações de Marketing Digital em parceria.

Essa união pressupõe que ambas as partes terão benefícios e compartilharão as bases de clientes. O objetivo é unir conhecimentos e recursos para viabilizar, de forma econômica, a prospecção de clientes e a divulgação de seus produtos ou serviços.

Essa estratégia já é utilizada há alguns anos, inclusive, por grandes empresas, em muitos segmentos. Um exemplo de Comarketing, são as parcerias que músicos e cantores realizam. Ao lançar uma música com outro artista, o cantor oferece um produto novo e original ao seu público, e ainda consegue alcançar a audiência de seu parceiro.

Quais critérios seguir ao escolher uma parceria?

Ao escolher uma empresa para iniciar uma ação de Comarketing, deve-se seguir alguns passos, para que a parceria seja interessante para ambas. Nenhum lado deve fica em desvantagem e, principalmente, a parceria não pode, por si só, lesar a imagem das marcas.

Um exemplo hipotético de uma parceria inadequada, seria uma marca de cigarros realizar um Comarketing com uma empresa que promove a saúde. Logo, para que essa união funcione é necessário:

  • Ter público-alvo semelhante ou complementar;
  • Ter afinidade de visão e valores;
  •  Oferecer recursos que interessem ambos, seja de capital intelectual ou financeiro;
  • Ter equidade na audiência.

Sobretudo, ao falar sobre equidade de audiência, é necessário fazer algumas considerações: não necessariamente as empresas precisam ter um número igual de clientes para iniciarem um Comarketing, isso ainda pode fazer parte da estratégia de escolha do parceiro.

Imagine que sua empresa está iniciando as ações de Marketing Digital e possui uma equipe enxuta, mas completa. Dessa forma, ao começar a buscar uma empresa para propor uma ação conjunta, você se depara com uma empresa que possui o público que você almeja, mas que já está consolidada no mercado, com uma base grandiosa de clientes.

Assim, para conseguir que essa empresa concorde em realizar uma ação conjunta, você oferece todo o planejamento e execução da ação e, em troca, a empresa entra com a divulgação para a própria base. Logo, nesse exemplo, apesar da diferença do tamanho, ambas podem ganhar com a ação conjunta.

Quais os benefícios dessa estratégia?

As vantagens em realizar ações por meio do Comarketing são muitas, mas podemos citar as principais:

  •  Criação de autoridade: é essencial que o público saiba que você entende do mercado no qual atua;
  • Economia: por se tratar da união de duas empresas em uma mesma ação, os custos totais podem ser reduzidos até metade do valor;
  • Alcance: acessar uma base de clientes já trabalhada pela empresa parceira, com o benefício da vinculação da sua marca com a dela.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem essa estratégia, que é extremamente eficaz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima