campanha de natal

Campanha de Natal online: veja como sua empresa pode se destacar

Desenvolver uma boa campanha de Natal é essencial para aproveitar as oportunidades dessa época do ano, especialmente em um contexto de grande crescimento das vendas pela Internet por conta da pandemia. Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto de 2020, o e-commerce nacional teve um faturamento 56,8% superior ao mesmo período de 2019

Além disso, ocorreram 105,06 bilhões de pedidos, ante 63,4 bilhões no ano anterior, o que significou uma expansão de 65,7%. Os dados são de um estudo do Movimento Compre&Confie, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 

A ABComm também apontou que, desde o começo da pandemia, mais de 135 mil lojas adotaram vendas pelo e-commerce. Antes, a média mensal era de 10 mil estabelecimentos que aderiam a esse movimento. Essa tendência deve se manter em alta até as festas de fim do ano, o que demandará ações digitais no seu site e em outras plataformas online para você garantir boas vendas.

Para ajudar nesse objetivo, listamos ações para aplicar nas campanhas de Natal do seu negócio! Confira!

Pop-up de intenção de saída

Os pop-ups costumam ser vistos negativamente por muitos internautas, porém eles podem ser usados de maneira positiva. Sabe como? Com planejamento e estratégia. Por exemplo, ao colocá-los em apenas páginas de destaque ou em conteúdos que, para serem melhor aproveitados, requerem dados dos internautas. 

Um caso é quando há uma série de artigos sobre um tema e é preciso coletar os e-mails para avisar os usuários sobre os próximos posts. Eles poderão colocar seus dados em caixas de pop-ups. 

Outra forma de tornar pop-ups mais aceitáveis é oferecer benefícios em troca dos dados, como cupons de desconto e download de conteúdo que agregue valor ao internauta (e-books, estudos, planilhas etc.).

Para melhorar a sua eficiência no uso de pop-ups na sua campanha de Natal, lembre-se de pesquisar os vários tipos que existem e escolher os que melhor se adaptam à sua estratégia. 

Disparos de e-mails

O e-mail marketing é uma estratégia com boa chance de sucesso, afinal, em 2019, existiam mais de 3,9 bilhões de contas de e-mail no mundo, conforme dados do portal Statista. Por isso, vale a pena usar esse canal para mandar mensagens com ofertas para aqueles que passaram seus endereços eletrônicos ao seu negócio. 

Contudo, tenha cuidado ao prepará-las. Evite mensagens genéricas, conteúdos vagos e a falta de segmentação. Lembre-se de buscar, na medida do possível, produzir textos personalizados para os seus leads.

Mídia paga

A concorrência virtual tem crescido nos últimos anos, especialmente agora que mais empresas entraram no ambiente online por conta da pandemia. Isso pode fazer com que os resultados esperados nas mídias gratuitas demorem um pouco mais para aparecerem. Uma solução é investir em mídia paga. 

Todavia, isso não significa pagar caro, pois há opções com bom custo-benefício. Por exemplo, anúncios em motores de buscas, como Google e Bing, e em redes sociais. Alguns costumam custar pouco e podem gerar resultados que compensam. Você pode até aplicar em remarketing, reforçando mensagens e anúncios para quem já visitou o seu site ou as suas redes sociais.

Nesse caso, lembre-se de planejar bem as suas redes sociais e os anúncios que colocará nelas. Também adote Key Performance Indicators (KPIs) ou Indicadores-chave de desempenho para mensurar os resultados obtidos. 

Identidade visual personalizada

Natal é uma época especial com um clima próprio. É um momento de reflexão, de união familiar e de reforçar valores, como amor, compaixão, amizade, entre outros. Além disso, há uma estética muito forte que costuma ser aproveitada por várias empresas na decoração e no design de seus materiais gráficos, inclusive, na identidade visual de suas marcas

Você pode aproveitar isso no ambiente online ao adequar o avatar do perfil da empresa, a capa de fanpage e os posts para o clima natalino. Cores, enfeites e símbolos da data podem ser combinados aos materiais visuais do seu negócio a fim de reforçar o clima natalino em suas redes sociais, no site, no e-commerce e em outros espaços digitais. 

Sugestões de presentes

Escolher bons presentes nem sempre é fácil, então por que não ajudar seus clientes e potenciais clientes com dicas que facilitam essa tarefa? Produza conteúdo com orientações sobre como decidir que presentes dar para amigos, familiares, colegas de trabalho e outros. Assim, com base em seus perfis e em outros aspectos, as orientações ficarão mais precisas.

Por exemplo, você poderá abordar dicas para quem não pode gastar muito, quer impressionar alguém, precisa enviar itens para pessoas em outras cidades, entre outros assuntos. Uma boa pesquisa unida à criatividade pode render sugestões valiosas para os seus clientes! Dá até para aproveitar e sugerir os produtos da sua empresa. 

Lembre-se de aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo para ranquear bem as páginas com as dicas nos motores de buscas e os seus posts nas redes sociais, a fim de obter muitas visualizações e, a partir disso, leads para o seu negócio. A tendência é que esse tipo de conteúdo atraia mais gente à medida que o Natal se aproximar. 

Por fim, lembre-se de estruturar um bom atendimento ao cliente para quando a sua campanha de Natal estiver em funcionamento, a fim de receber internautas que tenham perguntas sobre o seu negócio e preparar leads para a conversão. 

Na dúvida, busque uma empresa especializada na criação de campanha de Natal online para ajudar o seu negócio a conseguir boas vendas no ambiente virtual, principalmente se você não tem muita experiência nesse meio. Ela poderá aplicar as dicas anteriores com mais eficiência, contribuindo para os resultados da sua empresa. 

Ficou com alguma questão em aberto sobre as dicas ou quer saber mais sobre uma empresa assim? Entre em contato com um de nossos consultores para que possamos ajudar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima