(19) 3500-8192

atendimento pelo whatsapp

Atendimento pelo WhatsApp: conheça as boas práticas

A sua empresa faz atendimento pelo WhatsApp? Há algum tempo, a plataforma deixou de ser uma simples ferramenta de conversas instantâneas e tem se transformando em um canal de comunicação entre cliente e empresa. Por exemplo, o WhatsApp pode ser um diferencial  para investir em Marketing de Relacionamento.

Sobretudo, é um app simples e intuitivo de usar. Contudo, mais importante que isso, é a adesão em massa do público. Estima-se que mais de 99% dos celulares brasileiros têm o aplicativo instalado.

Por isso, o uso desta ferramenta pode ser um grande diferencial para ajudar a aumentar o volume de vendas e estreitar a relação com os clientes. Então, para ajudar você a alcançar este objetivo, confira neste artigo algumas boas práticas de atendimento pelo WhatsApp.

Como fazer bom atendimento pelo WhatsApp?

1. Use o WhatsApp para empresas

Caso você não conheça o WhatsApp Business, ou WhatsApp para empresas, é uma versão do aplicativo voltada exclusivamente para os negócios. A vantagem é que traz uma série de recursos que podem ajudar no atendimento ao cliente.

Por exemplo, permite incluir diversas informações sobre contato, descrição da empresa e localização. Além disso, você pode usar algumas tags para organizar os clientes, o que facilita muito o trabalho. Para complementar, pode analisar mais facilmente as métricas e até mesmo configurar um chatbot.

Outra boa dica é usar o WhatsApp Web, a versão para desktop do app. Esta é outra forma de facilitar bastante o trabalho.

2. Tenha um número exclusivo para atendimento pelo WhatsApp

Você só pode ter um tipo de conta por número, o que significa que se usar o seu próprio smartphone, precisa escolher entre o WhatsApp Business e o pessoal. Como sempre é recomendado ter a separação da vida pessoal e o profissional, o ideal é ter um chip ou um celular para cada conta.

3. Atendimento pelo WhatsApp é ainda mais ágil

Pode parecer uma dica óbvia, mas o usuário fica ainda menos paciente no atendimento pelo WhatsApp. Os clientes já estão “mal acostumados”, por conta da tecnologia, e querem as respostas ainda mais rápido. No WhatsApp, é preciso ser o mais rápido possível.

4. Tenha um horário fixo de atendimento pelo WhatsApp

Por outro lado, é crucial ter um horário fixo e claro para o atendimento. Afinal, você dificilmente conseguirá atender o cliente durante 24 horas.

Neste caso, é importante deixar claro os limites por uma questão de controle de expectativas.

5. Integre o WhatsApp com o seu sistema

Caso você use um CRM, por exemplo, ou algum outro sistema parecido, a integração com o WhatsApp é uma ótima ideia. Esta solução é essencial para ajudar no controle de informações de cada cliente, mostrando que a empresa o conhece, assim como seu histórico de problemas.

6. Seja próximo do cliente

Por fim, uma grande vantagem do atendimento pelo WhatsApp é que ele permite mais proximidade com o cliente. O WhatsApp é uma rede mais intimista, o que significa que o cliente aceita mais facilmente uma relação próxima.

Este último ponto, em especial, é o grande diferencial. Afinal, a intimidade do atendimento pelo WhatsApp permite um grande investimento em Marketing de Relacionamento, que pode ser muito vantajoso para sua empresa. Leia também nosso artigo com dicas para montar uma boa estratégia de marketing no WhatsApp. Clique aqui! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima