(19) 3500-8192

4 Ps do marketing

Entenda tudo sobre o conceito dos 4 Ps do marketing

O conceito dos 4 Ps do marketing é o mais básico para qualquer pessoa que deseja se aprofundar na área. É um resumo de 4 pontos essenciais que qualquer negócio precisa lapidar, para crescer e se tornar mais relevante.

O equilíbrio desses 4 conceitos, também chamados de mix de marketing ou composto de marketing, é determinante para o sucesso do seu negócio.

Continue a leitura para entender com isso funciona na prática!

O primeiro dos 4 Ps do marketing: produto

O primeiro dos 4 Ps do marketing é bem óbvio. Afinal, toda empresa vende um produto. Isso não se remete apenas a objetos físicos, podendo incluir serviços ou consultorias. Resumidamente, é aquilo que a sua empresa vai vender.

O propósito deste P é entender quais são os principais atributos que o seu produto tem, quais são as suas características e, mais importante, como eles podem ajudar a resolver o problema do cliente.

Portanto, somente conhecendo totalmente o produto, você será capaz de fazer ações de marketing que mostrem como ele é relevante. Ademais, uma ação de produto interessante, é oferecer um período de gratuidade ou uma amostra grátis. O produto geralmente apresenta muitas oportunidades de crescimento. É preciso apenas que as empresas saibam vendê-lo.

Preço

preço é um dos Ps mais delicados. Evidentemente é um conceito vital para a empresa, pois tem ligação direta com o faturamento do negócio, indicando se o mesmo é viável, ou não. O problema é que muitas empresas buscam entrar em uma briga por preço, sem avaliar os devidos impactos.

Preço também tem a ver com a percepção da marca, por isso, entrar em uma guerra de preço pode não somente prejudicar suas margens, mas deteriorar a imagem que o mercado tem do seu produto.

Portanto, a regra geral para quem busca crescer, é não entrar em uma guerra de preço. Procure oferecer mais valor antes de cortar o preço. Mesmo assim, pode valer a pena aplicar alguns descontos pontuais para atrair o cliente. Saber precificar, assim como o momento de dar descontos, é essencial para crescer.

Praça

Praça é um “P” um pouco estranho, mesmo porque o nome não é dos melhores. Neste caso, a ideia principal é mostrar aos clientes qual é a posição da sua empresa no mercado, ou seja, como o público chega até você. Pode ser uma loja física, um e-commerce, ou  outras opções.

A praça é importante porque ela indica como o público encontra o seu negócio. Ao pensar em uma loja virtual, isso parece mais simples, pois a praça é, quase literalmente, todo o Brasil. Mas, esse conceito é um pouco extrapolado e, é preciso implementar ações para garantir que você seja encontrado. Sobretudo, com uma presença online forte em todos os canais que sejam relevantes. Afinal, é preciso ser encontrado para crescer e vender mais.

Promoção

O último dos 4 Ps do marketing é a promoção. Ao contrário do que se pensa, não são os descontos ou as liquidações. Neste caso, é a promoção da marca, ou seja, as ações que fazem com que a sua marca seja mais (bem) vista.

Em resumo, é o marketing em si, com suas diversas ações nos meios digitais ou tradicionais, trazem os clientes para a sua praça, de modo que ela cresça mais.

Para uma empresa vender mais, é preciso que todos os Ps atuem em conjunto. Este é o grande desafio para os gestores, que precisam encontrar formas de fortalecer e criar sinergia entre eles. Gostou deste artigo? Leia também sobre como usar o marketing para escalar as vendas. Clique aqui!

Referências: Neilpatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima