ROI: O que é e por que devo medi-lo?

Diante de todas as métricas existentes do marketing digital, o ROI pode ser considerado uma das mais relevantes. Muitas empresas podem estar perdendo dinheiro com seus planejamentos estratégicos inadvertidamente, e através do ROI é que se pode ter parâmetros negativos ou positivos do rendimento da sua empresa. 

Se tiver dúvidas quanto ao investimento do seu negócio, continue lendo o artigo, pois ensinaremos a você como utilizar essa métrica para melhorar os resultados da sua empresa.

O que é ROI?

ROI é um acrônimo do inglês que significa “Return Over Investment”, que traduzindo para o português significa “Retorno sobre o Investimento”. Tem como principal função mensurar se de fato seu investimento em determinados negócios estão tendo o retorno esperado ou não.

Vantagens de se implantar o ROI

Com o ROI você adquire algumas vantagens interessantes, como:

  • Corte de investimentos desnecessários para reinvestir em outros mais plausíveis;
  • Obtêm resultados mais duradouros a médio e longo prazo
  • Entende o que de fato funciona para a sua empresa e o que não funciona

Como fazer o cálculo do ROI?

Apesar da nomenclatura aparentar ser algo muito técnico, é relativamente simples de se trabalhar com o ROI. Lembre-se sempre dessa fórmula para calcular o retorno sobre o investimento:

lucro gerado – investimento inicial/ investimento inicial X 100

O que define o “lucro gerado”?

O lucro gerado pode ser definido como o valor total de vendas através de um determinado segmento.

No caso de uma agência de marketing digital, ao se calcular o ROI, lembre-se de levar em consideração somente o lucro obtido por campanhas específicas que a agência desenvolveu, e não dela como um todo.

O que define o “investimento inicial”?

O investimento inicial pode ser definido como os valores pagos para manter o negócio funcionando, de modo que cubra a receita gerada.

Considerando ainda o exemplo da agência de marketing, deve se levar em consideração os investimentos em domínios do site, a plataforma em que está hospedado, funcionários que gerenciam a página, internet, entre outros relacionados.

Como calcular o ROI

Vamos exemplificar ainda mais o cálculo de retorno sobre o investimento criando um cenário hipotético.

Uma agência de marketing digital gerou um lucro de R$14.000,00. Portanto, para manter o negócio funcionando, é necessário um desembolso de R$5.000,00. Partindo desse princípio, o cálculo de retorno sobre o investimento é efetuado da seguinte forma:

14.000 – 5.000/5.000 x 100

9.000/5.000 x 100

ROI = 180%

Resultado final: A cada R$1,00 investido, a agência está obtendo R$1,80 de lucro.

Qual a importância de se calcular o ROI?

Diferentemente das demais métricas de marketing digital, o ROI é mensurável em quaisquer tipos de investimento, pois é a partir do cálculo de retorno sobre o investimento que seus clientes irão se basear para tomar a decisão de continuar trabalhando com você, pois é fundamental que ele saiba o quanto está gerando de capital para assim moldar da melhor forma o planejamento estratégico.

O controle financeiro é a base para que de fato um negócio funcione da maneira mais adequada possível. Por isso, explore mais ferramentas que garantem um retorno sobre o investimento mais sólido e contínuo.

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