O guia completo do RD Station Marketing

Automatizar ações de marketing significa otimizar o contato direto da empresa com o consumidor final. A ferramenta RD Station Marketing é perfeita para quem deseja desenvolver planejamentos complexos e estratégicos a um custo acessível.

Neste artigo discorreremos a respeito da maior ferramenta de automação de marketing do Brasil, o RD Station Marketing, e o quão fundamental ela pode ser para desenvolver o seu negócio digital.

O que é o RD Station Marketing?

O RD Station Marketing é um software completo de automação de marketing desenvolvido pela Resultados Digitais em 2012, cujo propósito é facilitar o processo de prospecção de leads e trazer maior escala de produtividade para a equipe, com a possibilidade de integrar uma série de funções em uma única ferramenta.

Dentre as mais variadas funções estão a criação de landing pages, email marketing e a mensuração de acessos a seu site/blog.

Continue a leitura e descubra outros incríveis benefícios que a ferramenta de gestão do RD Station Marketing pode oferecer para desenvolver com excelência sua estratégia de inbound marketing.

A importância do RD Station Marketing

Antes do consumidor efetuar uma determinada compra, geralmente ele avalia os preços de diversas fontes até chegar a uma conclusão.

Estima-se que mais de 90% dos consumidores são influenciados por aquilo que vêem na internet antes de efetuar uma compra.

Desse modo, é importante que a presença online do seu negócio seja constante, uma vez que o visitante decida se informar em relação ao que você tem a oferecer, seja um produto ou serviço, passando pelas etapas do funil de vendas, e por fim considerar o que você tem a oferecer.

E para solidificar a sua marca é essencial incluir as ferramentas de automação, a exemplo do RD Station Marketing.

Vantagens do RD Station Marketing

Como todo produto e serviço, existem pontos a ser analisados e entendidos. Acompanhe a seguir algumas vantagens que o RD Station Marketing oferece.

  • É possível saber a origem dos acessos (sejam esses pelas redes sociais, email ou tráfego direto no seu site/blog);
  • Facilidade de integração com diversas plataformas (a exemplo do Google Adwords e Facebook Ads)
  • Facilita a elaboração de Landing Pages e emails personalizados;
  • Possui layout responsivo;
  • Plataforma simples e intuitiva, de fácil utilização

Funcionalidades da ferramenta

No site do RD Station Marketing é possível usar sua versão de teste. A plataforma solicita um cadastro e você poderá usufruir das funcionalidades imediatamente.

A primeira coisa que verá na plataforma é o painel de acessos, conhecido também como dashboard.

Dashboard

Ao logar na plataforma, a primeira tela que se tem contato é o dashboard. Nela, é exibido um gráfico com a evolução dos visitantes no seu site, comparando-se com o mês anterior.

Além disso, é possível ter um resumo de algumas estatísticas de performance, como páginas mais acessadas, número de leads conquistados, últimas conversões, resultados das últimas campanhas, desempenho das landing pages, etc.

Do lado esquerdo é exibido de forma detalhada o funil de marketing que os potenciais clientes percorreram e quantos deles se tornaram oportunidades de negócio.

Mais abaixo é exibido o número de pessoas que se cadastraram no seu site através das landing pages para receber algum material rico ou para receber atualizações recorrentes do seu site/blog.

conversoes-rd-station-marketing
Dashboard RD Station Marketing

Atrair

Na aba atrair são disponibilizadas 4 opções, todas elas focadas na captação de leads:

  • Postagens em mídias sociais
  • Anúncios no Facebook
  • Painel de palavras-chave
  • Otimização de páginas (SEO)

Postagens em mídias sociais: Essa função permite que você realize os agendamentos das postagens nas redes sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).

Anúncios no Facebook: Gerencia a integração das campanhas do Facebook na plataforma do RD Station Marketing.

Painel de palavras-chave: Você digita a palavra-chave para a qual pretende ranquear e a plataforma indica o tráfego e sua relevância para os algoritmos do Google. A plataforma tem integração com o SEMRush.

Otimizações de páginas (SEO): Você insere a URL do site a ser otimizado para determinada palavra-chave, e a plataforma te indicará pontos de melhorias.

Converter

No menu converter, nos deparamos com as seguintes funcionalidades do RD Station Marketing:

  • Landing Pages
  • Formulários
  • Pop-ups
  • Campos Personalizados

Landing Pages: As landing pages nada mais são do que as páginas de captura. É através delas que você conhece mais a fundo o perfil de quem consome seus conteúdos e sabe quem está mais propenso a adquirir o que sua empresa tem a oferecer.

Landing Page RD Station Marketing
Exemplo de uma landing page

Formulários: Servem para editar os campos a serem preenchidos dentro de uma landing page, como nome, cidade, empresa que trabalha, etc.

Pop-ups: Se trata de um formulário que aparece de forma espontânea no seu site para prospectar o visitante com a oferta de materiais ricos. Neste menu é possível criá-los.

Campos Personalizados: É um sub menu da funcionalidade converter que tem como objetivo editar os formulários de uma landing page. Caso não exista algum campo de preenchimento dentro da landing page, é possível criar um e inclui-lo na página de captura.

Relacionar

No menu relacionar, estão presentes 6 opções:

  • Base de leads
  • Lead Scoring
  • Lead Tracking
  • Segmentação de leads
  • Automação de marketing
  • Email

Base de leads: Representa o número de contatos captados pelas landing pages que interagem com sua empresa.

Lead Scoring: Classifica, através de pontos, prospectos clientes que estão mais distantes ou próximos de adquirir o produto ou serviço que você tem a oferecer. Porém essa função está presente nos planos Pro e Enterprise.

Lead Tracking: Monitora as páginas mais importantes que seu site/blog recebe acesso, permitindo que você desenvolva uma comunicação personalizada e única com o lead. Essa função está presente nos planos Pro e Enterprise.

Segmentação de leads: Nesta função você pode separar sua base de leads em grupos diferentes, de modo a criar uma comunicação personalizada e efetiva com seus potenciais clientes.

Automação de marketing: Com essa função é possível programar uma série de disparos de emails, de acordo com a interação dos leads ao longo do funil de vendas, com o intuito de convertê-los em clientes.

Email: Tem como objetivo gerar interação com o usuário, tornando-o mais propenso a comprar de você. O RD Station Marketing oferece variadas formas de personalizações de email, para você nutrir seus leads da maneira que preferir.

Quem pode gerenciar o RD Station Marketing?

Agora que você já sabe como a ferramenta funciona, é importante escolher alguém que se encarregue de gerenciar a plataforma.

Dê preferência para uma pessoa que já entenda os conceitos de Inbound Marketing e que esteja inteirada sobre as estratégias de marketing digital da sua empresa, evitando assim erros recorrentes.

Outrossim, você poderá contratar uma agência com know-how em gerenciamento de RD Station Marketing. Nós da GDD temos anos de experiência e vários cases de sucesso.

Já conhecia a plataforma de automação do RD Station Marketing? Para se aprofundar nesse assunto, listamos esse artigo sobre a importância de ser pessoal no processo de automação de marketing. Recomendamos a leitura!

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