Qual a diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing tradicional?

Marketing digital versus marketing tradional

Como seu negócio pretende se estabelecer no mercado e evoluir? A geração de leads é uma das questões mais importantes para uma empresa. Ou seja, ela precisa criar estratégias que o tempo todo a permita atrair clientes potenciais e dialogar com eles de maneira produtiva sob o ponto de vista dos resultados, claro.

É por isso que existem as campanhas de publicidade. É por isso (também) que existe o Marketing.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play e ouça o artigo!

No entanto, os tempos mudaram. Os consumidores se tornaram mais exigentes. Novas tecnologias surgiram. A informação que antes voava, agora caminha praticamente na velocidade da luz. O tempo ficou curto, mas os conteúdos se multiplicaram. O próprio consumidor se tornou produtor de conteúdo. Veja, por exemplo, as indicações de produtos, os comentários e críticas postados na internet. Está tudo ali, acessível. Bem acessível!

A abordagem das marcas não pode ser mais a mesma. Definitivamente, há novos padrões sendo estabelecidos. Para atender à demanda, o Marketing ganhou novas ramificações. É por isso que vemos tantos termos estranhos desfilando por aí…

Tipos de Marketing

Marketing Direto, Marketing de Relacionamento, Endomarketing, Marketing de Nicho. Talvez você já tenha ouvido falar de alguns desses, porém, existem muitas outras variedades criadas para atender a necessidades específicas de mercado e de comunicação.

Nos últimos anos, por exemplo, duas terminologias surgiram para diferenciar os caminhos pelos quais o Marketing pode imprimir sua abordagem: Outbound Marketing e Inbound Marketing.

Compreender a diferença entre esses conceitos é indispensável para qualquer empresa que deseja traçar esforços assertivos.

Então, aproveite. O momento é agora!

Marketing Inbound

O Marketing Inbound é o que desperta o interesse do cliente para que ele venha até você, como o nome já diz, trata-se de marketing atração, atraindo e fidelizando o cliente de acordo com o produto ou serviço que a sua empresa oferece. A atração é conquistada através de conteúdos que reforcem a sua autoridade no seu segmento.

Para ter sucesso no inbound marketing é necessário saber qual o público que você deseja atingir, e criar estratégias para esses públicos, conhecendo seus interesses, dificuldades e comportamentos, para oferecer os produtos que supram essas necessidades, ou mesmo os faça enxergar a necessidade de ter tal produto ou serviço, que é o que a sua empresa oferece.

Uma dica é cuidar muito bem do site da sua empresa, para que ele ofereça os meios necessários para que os futuros clientes possam se cadastrar e receber comunicados de novas ofertas, por exemplo, acelerando o processo de vendas.

A grande vantagem do marketing Inbound é o custo de aquisição de cliente (CAQ), que é menor, gerando um excelente ROI.

Marketing Tradicional

O marketing tradicional, conhecido também como Outbound marketing, tem o objetivo de atrair clientes, comprando mídias nos diversos veículos de comunicação, entre eles, TV, rádio, jornais, revistas e até realizando ligações frias, que é quando a pessoa não nos procurou e não espera o nosso contato. Nesse caso o objetivo do contato não é criar um interesse do futuro cliente na nossa empresa e sim ofertar os produtos ou serviços.

Ao contrário do Inbound, o marketing tradicional é mais caro e demora a se ter um retorno financeiro, além de que quando você para de pagar pelas mídias, as propagandas somem, pois não são mantidas ativas por conta da necessidade de pagamento. Já no Inbound esse corte não acontece, já que as estratégias de geração de leads ficam na internet de forma orgânica e continuam gerando lucro para a empresa.

Para a sua empresa, qual dos tipos de marketing faz mais sentido?

Muitas empresas têm usado um misto dos dois tipos e obtido excelentes resultados! É importante ficar claro que uma estratégia não anula a outra. Um planejamento bem feito pode considerar tanto o marketing tradicional quanto o inbound e criar ações complementares, que aumentam ainda mais as vendas.

O fato é que ao analisar os resultados das suas estratégias, você poderá decidir em qual dos canais é mais vantajoso continuar investindo, se reinveste nos dois igualmente, se direciona maior verba para um deles ou se, simplesmente, opta por levar adiante apenas um tipo de abordagem.

Comments

comments