Como manter a pessoalidade na automação de marketing?

Hoje em dia as ferramentas de marketing tem o propósito de ajudar o profissional a interagir com seu público através do uso da pessoalidade na automação de marketing.

Mas o que é automação de marketing? Nesse post vamos te explicar detalhadamente o que é e como funciona, e como ele pode ser útil para o desenvolvimento de uma estratégia adequada.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing nada mais é do que a repetição de tarefas através do uso e aplicação de softwares que resultem na facilitação e otimização de tempo da equipe como um todo. Além de otimizar, tem como objetivos aumentar o número de vendas e o relacionamento com o prospecto cliente.

Benefícios da automação de marketing

Com a automação de marketing em prática, você ganha vantagens, como:

Aumento considerável em vendas

Partindo do princípio do processo repetitivo, a automação de marketing é importante, pois faz com que seus antigos contatos sejam reativados, tornando-os possíveis divulgadores da sua marca.

Maior eficiência nos estágios do funil de vendas

Ao saber os estágios do funil de vendas de seus compradores, mais fácil é de segmentar os conteúdos a serem produzidos. Portanto, atente-se em definir a produção de conteúdos na fase de topo, meio e fundo de funil.

Diminui o custo de aquisição de cliente

Por meio da nutrição de seus contatos, muitos deles já sabem e consideram o que sua empresa tem a oferecer, logo, facilitando o processo de aquisição e conversão de novos clientes.

Qual a importância de manter a pessoalidade na automação de marketing?

A resposta é simples: para não parecer algo robótico e antinatural. Imagina você receber um e-mail, por exemplo, escrito de forma genérica e sem sentido? Por esse motivo é importante manter a pessoalidade na automação de marketing, para não tornar o processo de automação supérfluo e impessoal.

Dicas para ser pessoal na automação de marketing

Ao conhecer o processo de automação de marketing, é importante que você saiba como aplicar isso de forma prática. Confira a seguir algumas dicas para manter a pessoalidade na automação de marketing:

Segmente seus contatos

Isso significa em separar a sua lista de contato em grupos menores. Por exemplo:

  • Pessoas que assinam sua newsletter;
  • Baixam e-books;
  • Infográficos, whitepapers, etc.

Isso vai ajudá-lo a definir da melhor forma os estágios em que se encontram seus potenciais clientes.

Produza conteúdos qualitativos

A pessoalidade na automação de marketing também reflete numa produção de conteúdo excelente, pois mostra que você se importa com seus clientes. Entretanto, procure respondê-los da melhor forma, com o melhor material que você já produziu.

Utilize nome e sobrenome

Essa dica é mais voltada para o e-mail. Ao elaborar um e enviá-lo para suas segmentações, é importante que o nome e sobrenome apareçam visíveis para o cliente. Isso demonstra que você está sendo pessoal, bem como expressa formalidade.

Essas foram algumas dicas para que você possa fazer bom uso da automação de marketing a partir de hoje.

Pesquise sempre que possível e se mantenha atualizado, pois a área da tecnologia evolui a passos largos.

O que achou de aprender mais sobre automação de marketing? Já conhecia o processo? Deixe o seu comentário!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *