O que é SDR e como ele me ajuda a vender mais?

sdr

Você já viu falar em SDR? Trata-se de um cargo que está em alta no momento. Esse profissional atua com ferramentas de vendas e marketing digital, podendo colaborar muito com a sua empresa.

Elaboramos esse artigo para que você entenda mais sobre essa tendência no setor de marketing das organizações. Continue a leitura e encontre respostas para as principais perguntas que os profissionais da área têm feito acerca do assunto.

O que é SDR e qual é sua importância?

SDR é uma sigla do inglês para Sales Development Representative, algo que pode ser traduzido como “representante de vendas”.

O que diferencia o SDR de um representante de vendas comum é que ele não sai de porta em porta oferecendo produtos, nem sequer agenda visitas presenciais.

O SDR atua na empresa por meio do marketing digital, acompanhando as ações de prospecção e nutrição de leads. Cabe a ele abordar os potenciais clientes da empresa no momento certo, para que possa ser feita a conversão em clientes.

Quais são as responsabilidades de um time de SDR?

As atividades de um profissional de SDR vão desde o acompanhamento das estratégias de marketing digital até a realização do pós-vendas. No entanto, entre as suas principais responsabilidades, podemos destacar a seguir as relacionadas:

  • Participação na elaboração de campanhas para a geração de leads;
  • Fazer contato com os leads capturados, no momento adequado;
  • Apresentar a empresa e seus produtos ou serviços para os leads;
  • Desenvolver processos para finalizar vendas de forma otimizada;
  • Contribuir com o pós-venda, repassando informações sobre a trajetória dos clientes no processo de compra

Qual é o perfil ideal para um profissional de SDR?

O SDR é um cargo importante na empresa e para escolher uma pessoa para atuar nessa área deve-se buscar por um perfil específico. Portanto, existem algumas habilidades que devem ser levadas em consideração no ato da contratação, abaixo listamos as principais delas.

Excelente comunicação

Para atuar como SDR é preciso ter uma excelente comunicação oral e escrita, além de domínio total na norma culta da língua portuguesa. No entanto, isso tudo é necessário para passar uma imagem de credibilidade e confiança para os clientes.

Ser estudioso e ter vontade de aprender

O SDR precisa saber tudo (tudo mesmo) sobre os produtos e serviços da empresa. Desse modo, se o profissional atua na indústria de móveis e um cliente pergunta sobre a origem da madeira utilizada para fabricar uma cadeira, por exemplo, ele deve saber responder. Além disso, essa pessoa precisa ser estudiosa e ter muita vontade de aprender.

Ser persuasivo e ter habilidades para vender

Por mais que possam ser desenvolvidas boas técnicas de vendas, existem algumas pessoas que têm mais aptidão para isso do que outras. Um SDR precisa saber de usar da persuasão na medida certa para conquistar mais clientes para a organização.

Quais são os benefícios gerados pelo SDR e que fazem com que as empresas vendam mais?

Entre os principais benefícios que a empresa tem ao contratar um SDR é o fato de esse profissional ter habilidades para separar os processos de vendas em duas etapas: os leads não qualificados e os leads qualificados.

A ideia é que, juntamente com o responsável pelo inbound marketing, o representante de vendas possa acompanhar a evolução de um lead no funil de vendas. Desse modo, diferentes abordagens serão realizadas em cada etapa, finalizando em uma maior quantidade de vendas.

Além de vender, o SDR também pretende compreender os processos de pós-venda, o que é fundamental para fidelizar clientes. Com os compradores fidelizados, a empresa sempre terá uma receita física, aumentando assim sua lucratividade.

Espero que nosso artigo tenha sido útil para você e que possamos ter esclarecido as dúvidas que você tinha sobre o SDR, profissional que alinha os setores de marketing e vendas.

Mais informações sobre isso podem ser obtidas em nosso post “5 benefícios de alinhamento entre marketing e vendas”. Não deixe de conferir!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *