MQL e SQL: Como essas siglas impactam suas vendas

O mundo do Inbound Marketing é repleto de siglas que, muito além de uma simples sopa de letrinhas, representam conceitos importantes para o desenvolvimento dos projetos e até para as vendas almejadas. É caso de MQL e SQL. Já ouviu falar?

Bem, ambas estão relacionadas à qualificação de leads, um processo essencial para que o departamento comercial – e o próprio marketing – conduza o relacionamento com os potenciais clientes visando resultados.

Como é esperado, alguns deles se mostrarão mais propensos para a compra do que outros. Assim, é importante contar com classificações que mostrem para o time responsável em quais contatos vale a pena investir e quais devem receber menos atenção. Dessa forma, economiza-se tempo, ganha-se assertividade e evitam-se gastos.

Vamos conversar melhor sobre isso. Você verá que o assunto tem tudo a ver com o sucesso de suas vendas!

A missão da qualificação de leads

MQL e SQL

Quando alguém tem qualquer tipo de contato com sua empresa é necessário agir rápido para manter a proximidade e o interesse dele. É aí que entra a nutrição de leads, um esforço estratégico para entregar conteúdos, ofertas e novidades atrativas para cada perfil de pessoa. Não pode deixar a peteca cair!

A qualificação surge, então, como o trabalho de acompanhamento e análise desses indivíduos, ou grupo de indivíduos, com intuito de compreender como agem e quais ações fazem mais sentido para eles, de modo que possam avançar para a próxima etapa.

Isso quer dizer, então, que leads não qualificados, ainda que tenham grande potencial, acabam escapando pelos dedos. Ou seja, se perdem pelo funil, levando consigo oportunidades de negócios. Afinal, não fica claro o que precisa ser feito para conquistá-los.

Quem foi especificado como MQL tem de ser tratado de um jeito. Quem recebeu a denominação SQL, de outro. Parece simples, mas as equipes de Marketing e Vendas devem dar as mãos para que essa tarefa seja devidamente dirigida.

Agora vamos traduzir isso…

O que significa MQL?

A sigla vem de Marketing Qualified Leads e designa os contatos que foram qualificados do ponto de vista do marketing. Eles já entendem que possuem um problema a ser resolvido e, por isso, estão em busca da melhor solução.

O conteúdo para esses camaradas deve ajudá-los a tomar uma decisão favorável ao negócio que você oferece. É preciso demonstrar valor, solidez e eficiência.

O que significa SQL?

Sales Qualified Leads representam aquelas pessoas que foram bem nutridas e, agora, estão a um passo da compra. Além da clareza sobre problema que têm, elas consideram a sua empresa como a fornecedora da solução. Por esse motivo, estão prontas para a abordagem dos vendedores.

Se fizerem um bom trabalho, eles conseguem converter clientes, aumentar as compras e seu ticket médio.

Resumindo, qual é a diferença entre MQL e SQL?

Conseguiu captar a sacada?

Enquanto o MQL ainda está pensando em como resolver o problema, o SQL já sabe qual solução deseja. O primeiro tem de continuar a ser nutrido e convencido. O segundo só precisa de um empurrãozinho quanto a melhor opção a adquirir. Será que é o item “azul” ou o “amarelo”? Ajude-o a escolher!

Como deu para notar, antes de “enquadrar” qualquer lead é indispensável coletar e consultar dados. Não é possível fazer isso de maneira aleatória, só para “cumprir tabela”. É necessário dedicação, análise e testes. Quem souber fazer a ciência das vendas certamente terá ótimos motivos para sorrir.

E você, já conhecia as siglas MQL e SQL? Aplicava no seu negócio? Deixe o seu comentário!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *