Afinal, qual o melhor horário para postar no Instagram?

O Instagram atualmente é considerada a rede social mais ativa do mundo, com cerca de 800 milhões de usuários. No entanto, é importante saber qual o melhor horário para postar no aplicativo e engajar da melhor forma sua audiência.

Entenda como criar uma excelente performance na rede e aprenda a gerar vínculo com seus potenciais clientes.

melhor horário para postar no instagram

Qual a importância de postar no Instagram?

Os números não mentem. Como afirmamos anteriormente, o Instagram possui milhões de usuários ativos, quatro vezes mais do que o Facebook.

Desse modo, as empresas estão buscando formas de se conectar com sua audiência através dos canais online, e ocasionalmente buscando desenvolver estratégias de marketing digital.

No entanto, é importante afirmar que se a sua empresa não constrói sua identidade na internet, certamente estará um passo atrás de seus concorrentes.

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Você deve ter pensando: como descubro se meus conteúdos estão dialogando com a pessoa certa?

No inbound marketing é possível descobrir exatamente o perfil das pessoas que acessam seus conteúdos, como idade, gênero, onde moram, entre outros. Através dessas informações, a criação de conteúdos torna-se muito mais simples e objetiva, pois você saberá exatamente com quem está se comunicando.

Portanto, antes de nos aprofundarmos nessa questão, vamos deixar claro algumas coisas que você deve evitar fazer na rede social.

Evite realizar postagens à tarde

Não estamos nos referindo ao período em geral, mas algo próximo das 15:00.

Esse horário é justamente quando as pessoas estão ocupadas com obrigações, estudando, pagando contas ou trabalhando.

Desse modo, deve-se considerar o perfil do potencial cliente antes de tomar isso como uma verdade. As audiências se comportam de maneiras distintas nos diferentes mercados de atuação.

Não poste vídeos em horário comercial

Se você estiver pensando em postar algum conteúdo diferente (a exemplo do audiovisual) não poste durante o horário comercial, pois certamente obterá baixa performance e não conseguirá obter resultados satisfatórios.

Deixando isso claro, vamos responder agora qual o melhor horário para postar no Instagram.

Estude sua audiência

De nada adianta produzir conteúdos excelentes mas que não falem a linguagem do público que pretende atingir. É a mesma coisa que comprar uma peça de roupa cara e não usá-la.

Existe uma ferramenta no Instagram chamada Instagram For Business, que mostra exatamente quantas pessoas acessaram suas postagens, quais tiveram mais acesso durante o dia e a semana, além de mostrar a idade e a região de onde as pessoas acessam.

Para isso, é necessário mudar sua conta para o perfil comercial. Acompanhe a seguir como fazer isso.

1. Logue a conta que pretende mensurar os acessos. No nosso caso usaremos o login da GDD;

2. No perfil da conta no Instagram, você deverá clicar nos “três riscos” que aparecem na lateral superior direita;

3. Em seguida vá em Informações;

Melhor horário para postar no Instagram

4. Ao abrir essa parte, você terá acesso a três tipos de dados da sua página: Atividade, Conteúdo e Público. Clique em Público para saber sobre o histórico de acesso do perfil da sua conta;

Melhor horário para postar no Instagram

5. Na medida em que você vai rolando a página, aparecerão informações como: principais localizações, faixa etária, gênero e seguidores.

Melhor horário para postar no Instagram
Principais localizações que a GDD recebe os acessos

Melhor horário para postar no Instagram
Idade das pessoas que acessam o Instagram

Melhor horário para postar no Instagram
Gênero das pessoas que acessam nossos conteúdos no Instagram

Melhor horário para postar no Instagram
O dia e horário que os seguidores mais acessam nosso Instagram

Viu como é fácil obter os dados?

A partir da mensuração dos gráficos, fica muito mais fácil definir o melhor horário para postar no Instagram.

Testes e mais testes

Recomendamos que você diversifique os tipos de conteúdos a serem postados no Instagram e flexibilize os horários, isso irá ajudá-lo a definir mais assertivamente o público que pretende atingir.

Apesar de importantes, essas dicas funcionarão como base para você definir da melhor forma os conteúdos a serem publicados. Não significa que suas conversões irão mudar da noite para o dia, pois é um trabalho a ser realizado a longo prazo, ou seja, leva tempo.

Já conhecia essa funcionalidade do Instagram? Se não, recomendamos assinar nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos como esse!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *