Marketing Viral

Sem dúvida a maior força da internet é a comunicação. O chamado “boca-a-boca” foi potencializado com a popularização da internet.  As redes sociais evoluíram e se desenvolveram como um meio de comunicação muito rápido, criando volumosas redes de relacionamento, que se transformaram em uma corrente que espalha a informação espontaneamente por milhares ou milhões de pessoas sem esforço algum.  Isso é chamado efeito viral.

O Marketing viral é utilizado para transmitir a mensagem da campanha de marketing para o maior número de pessoas com mínimo esforço e custo. Criar uma campanha de marketing viral requer criatividade para atrair as pessoas através de suas necessidades e desejos.  É importante definir os objetivos da campanha, a mensagem que pretende passar, o público alvo e os influenciadores que irão através de suas atitudes na rede, persuadir outros a seguirem seu exemplo.  Uma atitude que funciona é fazer com que as pessoas sintam algo ao ler a mensagem da campanha.

Um dos grandes especialistas mundiais em marketing viral, Ralph Wilson, enumera seis características básicas que a comunicação viral deve conter:

  1. Distribuir gratuitamente produtos e serviços;
  2. Oferecer um meio sem esforço de envio pra outros;
  3. Ser facilmente escalável do pequeno para o muito grande;
  4. Explorar motivações e comportamentos comuns;
  5. Utilizar redes de comunicação já existentes;
  6. Aproveitar recursos de terceiros.

No entanto, as observações genéricas desta lista não ajudam tanto quem quer iniciar uma campanha de marketing viral, é necessário conhecer bem os desejos e necessidades do seu público alvo e direcionar muito bem as campanhas com ações criativas, na frequência e intensidade certas.

Um exemplo recente de ação viral nas redes sociais foram os protestos que aconteceram no Brasil este ano. Através do Facebook , internautas dissiparam mensagens e se organizaram para tomar as ruas das principais capitais brasileiras, pedindo a redução da tarifa do transporte público. vídeo-viral

FONTE: TORRES, Claudio – A Bíblia do Marketing Digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar, São Paulo: Novatec Editora, 2009

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *